quinta-feira, 31 de março de 2011

Implantação de refinaria é debatida em audiência

A Prefeitura Municipal de Caucaia, a direção da Petrobrás e a Superintendência  Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizaram na última terça-feira, dia 29, uma audiência pública sobre a licença ambiental para a instalação em Caucaia da Refinaria Premium II. A audiência faz parte do processo de licenciamento ambiental e é necessário para aquisição de licença prévia (LP) do empreendimento.
De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) realizado pela Associação Técnico-Científica Engenheiro Paulo de Frontin (ASTEF), o empreendimento é ambientalmente viável, desde que sejam tomadas medidas que amenizem os impactos ambientais, como proteção de áreas de valor ambiental, controle de erosão, recuperação de áreas degradadas e manejo de resíduos. O estudo mostra ainda que a possibilidade da refinaria não ser instalada no município foi completamente descartada.
O prefeito de Caucaia, Washington Gois, participou da audiência e falou das expectativas com a chegada desse empreendimento no município: “Esperamos que,  depois dessas discussões e da concessão da licença prévia, as obras para a instalação desse grande empreendimento sejam iniciadas. É uma obra muito importante. A refinaria será a redenção do Estado do Ceará e a redenção também de Caucaia. Vamos estudar todos os problemas ambientais, que poderão ser resolvidos, para que, em breve, tenhamos essa refinaria em nosso município”, disse o prefeito.
O gerente de implantação da Petrobrás, Mário Tavares, apresentou à comunidade o projeto da refinaria e enumerou os principais benefícios trazidos pelo empreendimento: o aumento na arrecadação de impostos, a instalação de mais empreendimentos atraídos pela refinaria, a consolidação da infraestrutura local, o desenvolvimento do comércio e a geração de 90 mil empregos diretos e indiretos.
A Refinaria Premium II deverá produzir diesel, querosene de aviação, nafta, gás de cozinha e bunker(combustível de navio), a partir da exploração da camada de pré-sal. A refinaria deverá operar a partir de 2017, com produção de 300 mil barris/dia. As obras civis da refinaria devem começar ainda neste ano.

Capacitação
           Em abril, a Casa do Trabalhador dará início às inscrições do treinamento da mão-de-obra necessária para as obras civis da refinaria da Petrobras no município de Caucaia. Através do Plano Setorial de Qualificação (PlanSeQ) e em parceria com o Ministério do Trabalho, serão oferecidos diversos cursos à comunidade caucaiense para capacitação de Armador, Carpinteiro, Pedreiro, Eletricista Predial, Encanador Predial, Pintor Predial e de Soldador Ponteador com Eletrodo Revestido. Inicialmente, serão oferecidas 600 vagas para Caucaia, sendo 1.200 no total.

Fonte: http://www.caucaia.ce.gov.br/#

Nenhum comentário:

Postar um comentário