quinta-feira, 3 de março de 2011

Escola Pública - Professores pedem audiência

O presidente da Assembleia e outros deputados receberam os professores e pediram a audiência com o Governo
Professores do Estado do Ceará cobram mais atenção do governador Cid Gomes com a categoria. Representantes da Associação de Professores de Estabelecimentos Oficiais do Ceará (Apeoc), entidade que cuida dos direitos dos educadores do ensino estadual, estiveram, ontem, na Assembleia Legislativa para uma reunião com o presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio (PSB), e membros da Comissão de Educação. A iniciativa se deu com o objetivo de solicitar a intermediação dos parlamentares para o agendamento de uma audiência emergencial com o governador.

O presidente da associação, Anízio Santos Melo, apresentou documento pedindo a complementação de negociação das reivindicações que foram iniciadas em 2010. Entre os compromissos firmados por Cid Gomes com os professores, ainda engavetados, estariam a efetivação da Gratificação por Progressão Horizontal dos anos de 2009 e 2010, reajuste diferenciado para os professores, nivelamento de salário dos temporários com os efetivos e o cumprimento do programa Computador do Professor, que disponibilizaria um aparelho portátil para cada educador.

De acordo com o líder governista, deputado Antônio Carlos (PT), a audiência pretendida pelos professores deverá ocorrer com o chefe de gabinete do Governo, deputado licenciado, Ivo Gomes (PSB), mas sem data definida. "A chefia de Gabinete ainda não fechou uma data para a reunião", afirmou.

Plano de Cargos
A presidente da comissão de Educação da Assembleia, deputada Rachel Marques (PT), disse que é preciso acelerar o processo de revisão do Plano de Cargos e Carreiras dos professores. Segundo ela, o procedimento já está previsto no novo piso salarial dos educadores. "É um assunto importante e que precisa ser avaliado pelo Governo", disse. Marques considerou ainda que há outras demandas e se comprometeu em realizar a audiência com Cid Gomes. "Recebemos a liderança do sindicato no sentido de fazer esta intermediação com o Governo do Estado", declarou.

Também membro da comissão, o deputado Professor Teodoro (PSDB) afirmou que a intenção do Governo é levar informática às escolas, mas disse que o programa Computador do Professor não foi citado na reunião. Ele também afirmou que os pleitos da categoria já foram definidos e que devem serem postas em prática já neste início de ano letivo. É o que espera o presidente da Apeoc, Anízio Santos Melo.

"É urgente e estratégico a definição da data da audiência do sindicato com o governador, visto que estamos às vésperas do reinício das aulas e em um clima de total expectativa por parte da categoria", considerou. Para o deputado Dedé Teixeira (PT), algumas pautas ainda estão em discussão entre professores da rede pública estadual e o Governo. Segundo ele, a reunião de ontem com os deputados estaduais, na Assembleia, ocorreu sem pré-agendamento, mesmo assim, os professores foram prontamente atendida pelo presidente da Assembleia Legislativa. "Temos a convicção que a Casa vai levar o tema ao governador", finalizou.

Em plenário, o deputado Antônio Carlos, líder do Governo, destacou o encontro com os representantes dos professores e falou da disposição de Governo de melhorar a qualidade do ensino público no Ceará e prestigiar os professores.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=942816

Nenhum comentário:

Postar um comentário