sexta-feira, 11 de março de 2011

Assembleia Legislativa - cobranças são as mesmas

Parece até, pelos discursos de hoje, que os atuais deputados estão no curso da legislatura encerrada em janeiro
Legislatura nova, porém os questionamentos são os mesmos tratados em outros mandatos. Apesar de encerrado, no dia 31 de janeiro passado, um mandato de quatro anos dos deputados que foram eleitos em 2006, questões que eram reclamadas naquela quadra legislativa são as mesmas que têm alimentado os vários pronunciamentos dos novos deputados, no plenário da Assembleia Legislativa.

Uma das discussões que mais ganham espaço na Casa, já algum tempo, é a reforma política. Diversas cobranças já foram feitas pelos deputados estaduais para que a reforma seja prioridade no Congresso Nacional e, finalmente possa ser votada e aprovada.

Na última sexta-feira, o tema voltou a ser debatido na tribuna da Casa. Fernando Hugo (PSDB), um dos deputados do Ceará que mais cobra a realização da reforma, pediu mais uma vez que seu requerimento solicitando a realização de um seminário para discutir o tema seja posto em prática. Ontem, o presidente do Poder Legislativo, deputado Roberto Cláudio, anunciou para a segunda quinzena deste mês, a realização do seminário.

O pronunciamento de Fernando Hugo, na véspera do Car naval, foi aparteado por vários colegas que em outras oportunidades também levantaram a voz em defesa de uma reforma política, eleitoral e partidária completa e profunda que contemple os vários temas, hoje questionados, inclusive o financiamento público de campanha.

Drogas
A necessidade de o Estado disponibilizar clínicas de recuperação e tratamento de dependentes químicos também continua recebendo a atenção de parlamentares que na legislatura passada já cobravam do Governo uma ação nesse sentido.

A atenção aos que se entregaram às drogas e não têm condições financeiras para pagarem uma clínica particular não faz parte do discurso de apenas um parlamentar, mas de vários. Em 2010 a deputada Rachel Marques (PT) apresentou emenda ao Orçamento pedindo um plano de enfrentamento às drogas.

Esse assunto puxa outros, como a necessidade de combate ao tráfico de drogas, especialmente ao crack, e o crescimento da violência. Por diversas vezes, na legislatura passada o deputado Ely Aguiar (PSDC) defendeu a criação de um batalhão de fronteiras para inibir o tráfico de drogas no Estado. Este ano, na nova legislatura, ele voltou a abordar o assunto.

Mas não é somente o parlamentar que trata do tema, outros deputados também continuam cobrando ações efetivas do Governo na área da segurança e do combate às drogas, sempre alegando que apesar dos elevados investimentos do Estado no setor da segurança não percebem resultados concretos.

Estradas
A situação das BRs que cortam o Ceará também motiva os integrantes do Parlamento a cobrarem do Governo Federal mais atenção para nossas estradas. Na legislatura anterior, devido as fortes chuvas que atingiram o Ceará, os deputados, em várias oportunidades, subiram à tribuna para reclamar do estrago nas estradas, da falta de manutenção e de recuperação.

Depois de quatro anos o discurso não mudou. Eles ainda apontam que as BRs no Ceará recebem menos atenção do que as estradas federais que passam por outros estados nordestinos. O corte no Orçamento da União que também atingiu o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), motivou ainda mais o debate.

No campo da saúde um dos problemas mais discutidos no plenário é o repasse que o Governo Federal faz para os atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Deputados que são da área da saúde alegam que o repasse é muito pequeno e não compensa a hospitais particulares e médicos atenderem pelo SUS, o que segundo eles, está trazendo prejuízos para aqueles que necessitam do atendimento público de saúde.

No mês passado, o deputado estadual Lucílvio Girão (PMDB) foi à tribuna da Casa protestar contra um atraso de quatro meses no repasse do SUS para hospitais particulares de Fortaleza conveniados com o Sistema.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=945458

Nenhum comentário:

Postar um comentário