quarta-feira, 16 de março de 2011

Desativação de leitos psiquiátricos no Ceará preocupa Heitor Férrer



O deputado Heitor Férrer (PDT) mostrou preocupação com a desativação de leitos psiquiátricos no Ceará, na sessão plenária desta quarta-feira (16/03). Segundo o parlamentar, o Estado está longe da média recomendada pelo Ministério da Saúde de 0,48 leitos para cada mil habitantes. A situação se agrava agora com o fechamento de 103 vagas da Clínica de Saúde Mental Dr. Suliano, e, em breve, de 80 vagas no Instituto de Psiquiatria do Ceará (IPC). O Hospital Mira Y Lopez também está ameaçado de fechar. Heitor já propôs audiência pública para debater o tema na Casa, no dia 31 de março.

De acordo com Heitor Férrer, a falta de leitos psiquiátricos para internação está sobrecarregando o Hospital Mental de Messejana. “Os pacientes estão nos corredores, precisando de internação hospitalar, e simplesmente o Governo Federal está fechando leitos”, lamentou. Ele informou que a audiência pública a ser realizada na Casa irá ouvir dirigentes de hospitais, médicos psiquiatras e familiares de pacientes.

Em aparte, a deputada Patrícia Sabóia (PDT) disse que está preocupada, e não é de agora. Para ela, o problema da falta de leitos de internação já afetava antes os dependentes químicos que buscam tratamento, mas não encontram. Para ela, os Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) fazem um trabalho importante, mas, muitas vezes, o tratamento precisa ser realizado em clínicas. O deputado Ferreira Aragão (PDT) ponderou que em alguns casos o acompanhamento da família não é suficiente para o paciente psiquiátrico.


Fonte: http://www.al.ce.gov.br/noticias/noticia_completa.php?codigo=17598

Nenhum comentário:

Postar um comentário