sexta-feira, 3 de junho de 2011

Inaugurado Banco Comunitário Parque Potira em Caucaia

O município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, ganha, uma nova modalidade de instituição financeira, com a inauguração do Banco Potira, na sede da Associação Beneficente Tancredo Neves, que aconteceu dia 02/06/11 às 19 horas. O banco comunitário - que tem o objetivo de promover o desenvolvimento das comunidades através de uma economia solidária - é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo em parceria com a Associação Beneficente Tancredo Neves, Conselho Comunitário dos Moradores do Parque Potira e Instituto Palmas.
A instituição servirá aos moradores do Parque Potira, fazendo circular a moeda social Potiguara.
Financiada pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), a nova moeda, distribuída pelo Banco Potira, já é utilizada por consumidores e comerciantes cadastrados do Parque Potira, o que facilita e incentiva a movimentação do comércio local. Onze estabelecimentos comerciais do bairro já aceitam a moeda, disponível em cédulas de 0,50 centavos de potiguara, 1, 2, 5 e 10 potiguaras.
Inicialmente serão disponibilizados os seguintes serviços: crédito produtivo em reais, moeda social circulante, aplicação do lastro e a criação do Fórum Econômico Solidário. Em breve, o banco servirá também como correspondente bancário e irá oferecer crédito pessoal e familiar (sem juros) e cartão de crédito popular solidário.
A vantagem da utilização da moeda social é a garantia de que o dinheiro fica na comunidade, gerando renda no local e, consequentemente, mais empregos. De acordo com o secretário de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Ambrósio Ferreira, o objetivo é expandir o projeto para outros bairros. “Vamos começar pelo Parque Potira e veremos quais outros bairros poderão ter também sua moeda social. Essa iniciativa valoriza o desenvolvimento dessas comunidades”, disse Ambrósio.

 


Cédulas de 0,50, 1, 2 e 5 potiguaras, moeda social que passará a circular apenas no comércio do Parque Potira, em Caucaia





Fonte: http://setemcaucaia.blogpost.com/
          http://bancopotira.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário