sexta-feira, 3 de junho de 2011

Banco Potira fortalece economia comunitária em Caucaia

Projeto estimula a economia solidária no Parque Potira. A potiguara, nova moeda da comunidade, já está em circulação. Empréstimos com juros zeros são oferecidos para a população



Quando você for ao Parque Potira, em Caucaia, não estranhe caso o comerciante diga que o produto custa um, cinco ou dez potiguaras. Essa é a nova moeda da comunidade e está em circulação há cerca de dois meses. O Banco Potira, inaugurado ontem, é o responsável pela moeda. Ele é gerido pela própria comunidade, através da Associação Beneficente Tancredo Neves.



Trinta mil potiguaras foram confeccionados e boa parte já movimenta a economia do bairro. Quatorze comerciantes estão cadastrados para receber a moeda e vinte empréstimos foram aprovados. Os juros do empréstimo são baixos e podem até chegar a zero. “A finalidade é que a economia local se desenvolva. Em empréstimos de até 100 reais, as pessoas tem trinta dias para pagar sem juros”, explica a gestora da Associação Tancredo Neves, Ivoneide Sousa Moreira.

“A pessoa pode, por exemplo, pedir um empréstimo para comprar o bujão de gás. Às vezes, ela não tem dinheiro e o comerciante não quer vender fiado. É só pedir o empréstimo e para pagar depois sem juros”, exemplifica o secretário de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo de Caucaia, Ambrósio Ferreira. O termo potiguara é referente ao nome de uma tribo indígena e significa “comedores de camarão”. A moeda é financiada pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop).

“Essa é uma moeda social. Às vezes, as pessoas perguntam qual diferença, já que tem o mesmo valor do real. O fato é que ela valoriza a economia local. As pessoas tem que comprar na loja da dona Maria ou do João”, explica Ambrósio Ferreira. E isso estimula a criação de novos empregos na comunidade. A ideia é utilizar o projeto como laboratório, para depois ser levado a outras áreas de Caucaia. Sempre com a comunidade responsável pela implantação e continuidade do negócio.

O Instituto Palmas auxiliou a comunidade a implantar o projeto, a partir da experiência bem sucedida do Banco Palmas, no Conjunto Palmeiras. Desde setembro do ano passado, a comunidade discute o projeto.

SAIBA MAIS

O Parque Potira foi escolhido porque tem 25 mil habitantes, a população é de baixa renda e a economia local é formada por pequenos comerciantes.

A ideia é de que outros projetos sociais sejam criados a partir do sucesso do banco Potira.

O cooperativismo também será estimulado na região, principalmente no setor de confecções. “A gente tem percebido que as pessoas se interessam pela possibilidade de trabalharem juntas”, afirma Ivoneide Sousa.

Uma parceria com o Banco do Brasil, através do Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), foi fechada com o objetivo de estimular as atividades da produção têxtil.

Geimison Maia
geimison@opovo.com.br

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/ceara/2011/06/03/noticiacearajornal,2252273/banco-potira-fortalece-economia-comunitaria-em-caucaia.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário