sábado, 18 de junho de 2011

Dia de vacinar a criançada

Hoje é o dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite. Devem ser vacinadas as crianças menores de cinco anos. Segundo a SMS, greve dos profissionais da saúde não atrapalha a campanha de imunização

Começa hoje a campanha de vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite) para crianças menores de cinco anos. Por conta do surto de sarampo na Europa, também haverá imunização contra a doença em crianças de 1 até 7 anos. Dez casos de sarampo vindos de fora do Brasil já foram confirmados, nenhum foi registrado no Ceará. Outros cinco estão sob investigação. Desde 2000, não há registro de contaminação de sarampo dentro do País. A vacinação vai até a primeira quinzena de julho.
São 20 mil postos volantes montados no Ceará para atender a demanda. Em Fortaleza, todos os posto de saúde abrem hoje, das 8 às 17 horas. Além disso, mini postos serão colocados em supermercados, igrejas, escolas e praças. “Amanhã, levem o máximo possível de crianças para a vacinação. Enquanto estiver circulando vírus da poliomielite no mundo, a gente precisa vacinar”, enfatiza a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Vanessa Soldatelli. No Brasil, o último caso de paralisia foi registrado há 22 anos.

O coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Manoel Fonsêca, afirma que “a proteção coletiva só acontece com cobertura homogênea”. Assim, todos os municípios precisam atingir a meta de vacinação, para garantir a imunidade das nossas crianças. O médico também informa que a maior dificuldade encontrada pela campanha foi em Fortaleza, por conta da greve dos profissionais da Saúde, sendo necessário realizar contratações temporárias.

Na abertura da campanha de vacinação, que aconteceu na manhã de ontem, um trenzinho trouxe as crianças das creches Papa João XXIII e Teodorico Barroso para serem vacinadas no Hospital infantil Albert Sabin. A maioria estava sorridente, mas algumas tinham cara de espanto. Porém, tudo passou ao perceberem que a vacina é aplicada por meio de gotinhas, sem a temida agulha.

Segundo a secretária da Saúde de Fortaleza, que também acumula a pasta da Educação, Ana Maria Fontenele, a vacinação não vai ser comprometida por conta da greve dos profissionais da saúde. “Temos os enfermeiros que trabalham nos postos e os credenciados pela prefeitura”. A secretária afirma que há uma negociação contínua com a categoria, mas os enfermeiros não aceitaram as propostas da Prefeitura. “E só negociamos fora da greve”, enfatiza.

Já em relação à greve dos professores municipais, Ana Maria limitou-se a dizer que “a greve da educação foi considerada ilegal e as atividades em sala de aula retornam hoje”. Ela interrompeu a entrevista nesse momento, mostrando estar incomodada com as perguntas. Mesmo procurada depois pela reportagem, através da assessoria de imprensa, ela não quis responder sobre o diagnóstico da situação da saúde em Fortaleza, prometido ao assumir a SMS.

ENTENDA A NOTÍCIA

O último caso registrado de poliomielite no Brasil aconteceu há 22 anos. Para manter essa boa estatística, pais devem levar as crianças para se vacinarem hoje. Também haverá imunização contra o sarampo.

CAMPANHA

A meta da vacinação é de 95% do total de crianças

Sarampo: crianças de 1 ano a 6 anos e 11 meses

Ceará - 791.360

Fortaleza - 208.938

Poliomielite: crianças abaixo de cinco anos

Ceará - 656.647

Fortaleza - 177.555

Quem não puder levar o filho hoje para ser vacinado, pode procurar os postos de saúde até a primeira quinzena de julho. A segunda etapa de vacinação da poliomielite será iniciada em 13 de agosto.


Geimison Maia
geimison@opovo.com.br

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2011/06/18/noticiafortalezajornal,2257756/dia-de-vacinar-a-criancada.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário