quarta-feira, 1 de junho de 2011

Lagoa do Tabapuá entregue à sorte

 Polo de lazer: no entorno do equipamento público, o lixo se acumula causando risco à saúde da população
FOTO: FRANCISCO VIANA









A sujeira e o abandono cercam o local, causando transtornos e insegurança entre os frequentadores do lugar
Lixo, esgoto correndo a céu aberto, dois banheiro públicos para homens e mulheres separados apenas por uma porta, sem nenhuma manutenção, e quiosques mantidos pelos próprios locatários, que pagam por segurança numa das áreas mais inseguras da Grande Fortaleza.

Às margens da Lagoa do Tabapuá, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, existe um polo de lazer completamente abandonado e à espera pelas ações do Poder Público.

Pelo menos é o que sentem os permissionários dos 16 quiosques existentes. Saneamento básico só na conta do alvará pago pelos locatários. Uma taxa salgada de R$ 105,00 mensais deveria garantir a limpeza dos esgotos. E para funcionar, cada permissionário arca com R$ 66,oo de taxa. "Há cinco anos é o mesmo sofrimento. Eu mesma aqui já fui assaltada três vezes", revela a permissionária Antonia Maria Montes de Sousa, 38.

As 16 barracas oferecem de bebida à comida. Feitas no local, têm freguesia garantida, principalmente nos finais de semana. O grande problema é a falta de infraestrutura no local. O equipamento social é carente de muitos cuidados.

O porta-voz da comunidade em questão, Antonio Holanda de Sousa, 55 mecânico, ou simplesmente "Chiquinho do Povo", vai mais além: "nosso polo de lazer está sem qualquer cuidado por parte da Prefeitura de Caucaia. Uma fábrica de temperos, uma garagem de ônibus, um motel. Todos os imóveis que ficam no entorno da Lagoa do Tabapuá têm sua parcela de preocupação com a situação. Os trabalhadores sofrem com o mau cheiro que exala ininterruptamente dos banheiros abertos. O lixo também impede uma maior visibilidade do polo e prejudica vendas de temperos e o movimento do motel.

Uma situação que tem data para acabar, se depender das previsões otimistas da Autarquia Municipal de Patrimônio e Serviços Públicos de Caucaia. Segundo José de Fátima Solano Lopes, secretário de Comunicação, há exatos 30 dias foi realizado um trabalho de capinação e paisagismo resultando na poda de árvores e limpeza urbana.

A coleta de lixo, segundo Lopes, é feita às terças, quintas e sábados através de um caminhão compactador. Isso fora a coleta urbana realizada às segundas, quartas e sextas-feiras. "Fizemos também recentemente a revitalização da iluminação pública para favorecer o funcionamento dos quiosques à noite. Está uma verdadeira mini Avenida Atlântica", acrescenta Lopes, fazendo comparação com um dos famosos cartões-postais do Rio de Janeiro.

Já o policiamento, segundo o Secretário de Comunicação, é realizado pelo ronda do Quarteirão. Quanto às reclamações sobre o banheiro, a Autarquia Municipal garante que uma equipe irá nesta quarta-feira vistoriar o local e tomar providências.

Solano Lopes lembra que a taxa cobrada é em uma única parcela. Sem mais nenhuma cobrança. Quanto à taxa do esgoto e água, a responsabilidade é atribuída à Cagece.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=990259

Nenhum comentário:

Postar um comentário