terça-feira, 14 de junho de 2011

Começa a fase de testes dos veículos leves sobre trilhos

Cid Gomes acompanhou o início da fase de testes dos VLTs e inaugurou oficialmente 21 trens reformados. Os seis novos VLTs estão previstos para funcionar comercialmente em fevereiro de 2012


Melhorias na Linha Oeste da linha férrea que liga Fortaleza a Caucaia foram apresentadas ontem pelo governador Cid Gomes. Ele acompanhou o início dos testes dinâmicos do primeiro dos seis veículos leves sobre trilhos (VLT) adquiridos para operar em Fortaleza. Fez também o registro oficial de entrega de 21 trens reformados recentemente e que já compõem a frota de 31 carros da Linha.

Os testes dinâmicos de dois VLTs se estenderão por todo o mês de junho. A partir dos testes, os veículos serão submetidos à verificação dos últimos ajustes antes de serem liberados para a operação assistida, prevista para ser realizada de julho a dezembro deste ano.

Nesses seis meses, mais quatro VLTs serão postos em testes, de maneira revezada, de acordo com o diretor presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Fortes. “Durante a operação assistida, eles vão rodar já com os passageiros, mas sem cobrança de bilhete e em períodos de tempo reduzidos, fora dos horários de pico”, explica. Os seis novos veículos de transporte urbano, segundo Fortes, começam a funcionar comercialmente em fevereiro de 2012.

Apesar de já estarem em funcionamento há quatro meses, o governador fez também a entrega oficial de 21 trens reformados da Linha Oeste. Ao todo, a frota operacional conta com 31 carros Pidners, como são conhecidos. Os trens, que datam de 1970, receberam reparos no revestimento, na pintura, nas janelas, nos pisos, nos bancos e nos sistemas de iluminação e acionamento de portas. Ganharam também ar-condicionado.

O secretário de infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, destaca outros melhoramentos que foram feitos na via férrea que atende à Linha Oeste. “Recuperamos 17 km do percurso e duplicamos outros 2,5 km”. O governador Cid Gomes destacou a importância das obras. “Transporte coletivo não pode significar transporte de má qualidade. O deslocamento, para a maioria dos trabalhadores, representa um terceiro expediente, e isso precisa ser realizado com conforto e segurança”.

População aprova

Cid Gomes fez a primeira viagem que marcou o início das fases de testes dos VLTs, de Caucaia a Fortaleza. Com ele, dezenas de usuários também realizaram o percurso, como a costureira Francinete das Graças de Farias,63. “Vou para o Centro quase todos os dias. Estou achando maravilhoso. O melhor é esse clima aqui dentro”, diz, se referindo ao ar condicionado.

A diarista Claudiana da Silva, 28, também aprovou o novo transporte. “Pego todo dia o trem porque é mais barato. É bom um trem bonito assim, que não balança tanto como os outros”.

ENTENDA A NOTÍCIA

Começaram os testes na Linha Oeste com os os novos transportes férreos coletivos. Se tudo correr de acordo com os prazos divulgados, em fevereiro serão seis VLTs para reforçar a demanda da Linha. Ontem, Cid Gomes inaugurou oficialmente 21 trens reformados.

SAIBA MAIS
O conjunto de obras de melhoramentos da Linha Oeste teve um investimento em torno de R$ 124 milhões

A Linha Oeste transporta por dia uma média de 13 mil passageiros e realiza cerca de 46 viagens diárias.

Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) são carros rebocados por locomotivas. A implantação nas vias é mais barata que a dos convencionais Pidners.

Seis VLTs começarão a circular comercialmente a partir de fevereiro de 2011. Cada um com quatro carros cada.

Cada trem VLT tem capacidade para 208 passageiros sentados e 558 passageiros em pé.

Os trens VLTs são produzidos em Barbalha, na empresa Bom Sinal, única nacional.

Além do Ceará, cidades como Recife e Maceió também operam com VLTs em fases de testes.

Sara Rebeca Aguiar
sararebeca@opovo.com.br

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2011/06/14/noticiafortalezajornal,2256188/comeca-a-fase-de-testes-dos-veiculos-leves-sobre-trilhos.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário