segunda-feira, 25 de julho de 2011

Crianças ganham atenção dos bombeiros

Menina recebe pulseira de identificação: bombeiros focam
trabalho na segurança das crianças. (RAFAEL CAVALCANTE)

A praia e a lagoa do Cauípe foram os pontos de lazer definidos para a Operação Férias no penúltimo fim de semana da alta estação


O afogamento é uma causa de morte com alto índice entre crianças na faixa etária de um a 14 anos. O alerta é o primeiro ponto contido no informativo “Meu Pai é meu melhor Guarda-Vidas”, que foi distribuído ontem por homens do Corpo de Bombeiros a frequentadores da Barra do Cauípe, em Caucaia. A ação direcionada a banhistas que estavam responsáveis por crianças também teve a preocupação de identificar a meninada com uma pulseirinha na cor amarela.


A fim de evitar os desaparecimentos, os pais ou acompanhantes teriam que preencher dados do menina ou do menino colocando um telefone de contato do responsável. Mas se por um lado houve preocupação dos Bombeiros com o risco de afogamento, o mesmo não ocorreu por parte dos órgãos de trânsito com a possibilidade de atropelamentos. Veículos circulavam livremente a todo momento na faixa de areia entre a lagoa e a praia passando entre os banhistas, sem que seus guiadores fossem importunados por qualquer tipo de fiscalização.

A combinação de sol forte e calor e o cenário paradisíaco do Cauípe, onde praia e lagoa estão bem próximas, atraiu muita gente a região nesse que foi o penúltimo fim de semana das férias de julho. De acordo com o tenente coronel Bombeiro Marcelo Cordeiro, a alta frequência de pessoas à área fará com que a operação volte a ser realizada no local no próximo fim de semana. Cordeiro explicou que tal qual a Praia do Futuro, em Fortaleza, onde a prevenção foi lançada este ano, a do Cauípe também tem valas com correntezas que são um risco para os banhistas desavisados.

A costureira Isabel Cristina Silva Gomes, 35, agradeceu ao bombeiro quando o filho João Paulo, 9, recebeu a pulseirinha de identificação. Segundo ela, sempre que vai à praia com o menino não tem sossego, pois o garoto gosta de se distanciar, além de ser afoito no mar, o que a deixa muito preocupada. Mas a maior parte das crianças presentes ontem no Cauipe preferiu mesmo foi brincar nas águas mais tranquilas da lagoa. Fixados às margens dela, guardas vidas do município de Caucaia estavam atentos para evitar possíveis afogamentos.


ENTENDA A NOTÍCIA

A Barra do Cauípe tem como principal atração a lagoa , formada pela foz do rio homônimo que deságua no mar. O local é frequentado por praticantes de windsurf e kitesurf, pois conta com ventos ideais para manobras na água.



Rosa Sá











Nenhum comentário:

Postar um comentário