Mensagem que tramita no Legislativo Municipal, há meses, ainda espera parecer do relator para ser votada
Quatro meses após ter sido dada entrada no plenário da Câmara Municipal, a mensagem que trata da organização dos conselhos tutelares de Fortaleza ainda está paralisada na Comissão de Legislação. Dentre as propostas apresentadas na matéria, está o funcionamento dos equipamentos aos sábados, domingos e feriados e eleições simultâneas para conselheiros.
De acordo com a presidente da comissão dos Direitos Humanos, Eliana Gomes (PC do B), a mensagem prefeitural é muito importante para ajudar no combate à exploração sexual infantil, mas a demora na aprovação pode prejudicar o andamento das eleições desses conselhos, que deverão acontecer no segundo semestre de 2011.
A vereadora informou, ainda, que, no início de agosto, terá uma audiência com a ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, para tratar, entre outros assuntos, da reformulação dos conselhos tutelares de Fortaleza. Uma das iniciativas da referida Secretaria é a reestruturação dos conselhos nas 12 subsedes da Copa de 2014, para que eles passem a funcionar 24 horas e nos finais de semana.
O projeto de lei 0080/11 já recebeu dez emendas que precisam ser analisadas pelo relator, Ronivaldo Maia (PT). O petista sinalizou que a proposta deve ser votada no início de agosto para que o processo para eleição dos conselheiros iniciem em 22 de julho. As eleições acontecerão no dia 4 de dezembro.
A matéria foi retirada de pauta no mês de abril a pedido do vereador João Alfredo (PSOL), pois a mesma não havia passado pela comissão de mérito, neste caso a dos Direitos Humanos. De acordo com o socialista, a demora na aprovação da matéria, talvez seja por conta da "falta de interesse" do Executivo em reformular os conselhos.
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1012753
Nenhum comentário:
Postar um comentário