sexta-feira, 29 de julho de 2011

Dr. Washington confirma via twitter sua candidatura a reeleição em Caucaia



Washington Gois Boa tarde! Sou pré-candidato à reeleição como prefeito de Caucaia. Há muito ainda a se fazer por este município!


Há mais de um ano das próximas eleições municipais o prefeito de Caucaia, Dr. Washington Gois, divulga em sua página pessoal no twitter que é candidato à reeleição em Caucaia.
O município de Caucaia na região metropolitana de Fortaleza vem recebendo investimentos federais e estaduais em virtude da parceria do governo municipal.
Em julho foi inaugurada a 76ª Escola Estadual de Ensino Profissionalizante no município de Caucaia uma parceria com o governo do Estado.
Em agosto entra em funcionamento o IFCE de Caucaia que preparará os jovens para o mercado de trabalho, principalmente para o empreendimento do Porto do Pecém. É a primeira instituição de ensino federal que veio pra Caucaia.
Em dezembro há a previsão de inauguração do Shopping de Caucaia que gerará várias vagas de emprego para os moradores do município.
Dr. Washington foi eleito em 2008 com o apoio do Movimento pela Libertação de Caucaia que uniu os partidos de esquerda liderados pelo PT de Caucaia conseguindo vencer uma das velhas oligarquias do município de Caucaia, os arruda.


Reforma do Estatuto: prazo para apresentar emendas termina no próximo domingo (31.07)

Termina domingo o prazo para a militância petista do Brasil apresentar emendas ao anteprojeto da Reforma Estatutária do partido, de acordo com o cronograma aprovado pela CNAE (Comissão Nacional de Construção, Organização e Reforma do Estatututo do PT)


No blog da Reforma Estatutária (reformaestatutariapt.org.br) existe um espaço específico para a inserção das emendas propostas por militantes e dirigentes.

Segundo o regimento aprovado pela direção nacional do partido, para uma emenda ir à voto no IV Congresso Nacional Extraordinário, é preciso estar subscrita por uma das chapas que disputaram o PED passado ou assinada por 135 Delegados.

O IV Congresso Nacional – Etapa Extraordinária ocorrerá nos dias 2, 3 e 4 de setembro, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, e contará com a participação de 1.350 delegados.

Curso do IFCE em Caucaia beneficará demanda do Pecém

A aula inaugural do curso pró-técnico do Campus Avançado de Caucaia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) será realizada no dia 1º de agosto. O curso contará com a participação de 400 alunos da rede pública do município. A abertura do curso será realizada às 8 horas.

O campus avançado de Caucaia é uma grande conquista para os jovens do município. A instituição atenderá a demanda de mão-de-obra especializada para atender a necessidade do Complexo Industrial do Pecém, através da oferta de cursos de nível técnico em Eletroeletrônica, Metalurgia e Petroquímica.

Fonte: http://verdesmares.globo.com/v3/canais/noticias.asp?codigo=323799&modulo=184

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Conferência discute Assistência Social em Caucaia




O Governo Municipal de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Combate à Fome, e o Conselho Municipal de Assistência Social realizam, nos dias 28 e 29 de julho, a VI Conferência Municipal da Assistência Social, que tem como objetivo discutir propostas de aperfeiçoamento das políticas públicas de Assistência Social em Caucaia. A abertura do evento será realizada dia 28, quinta-feira, às 15 horas, no auditório da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias (Rua 15 de novembro, 1404 – Centro).


Tendo como tema “Consolidar o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e valorizar seus trabalhadores no âmbito municipal”, a conferência vai reunir lideranças comunitárias, gestores e profissionais que trabalham na área para avaliar os avanços nas políticas públicas do município e propor melhorias. Para preparar participantes para a conferência, foram realizadas 10 pré-conferências, nas localidades: BR-222, BR-020, Região Praia, Metrópole, Jurema, Parque das Nações, Guadalajara, Grilo, Padre Júlio Maria e Sede.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Comissão da Infância e Adolescência amplia ações da campanha de combate à violência sexual

A campanha “Quem cala consente – Violência sexual contra crianças e adolescentes é crime!”, promovida pela Assembleia Legislativa, irá percorrer no próximo semestre as principais regiões do Estado, reunindo representantes dos 184 municípios cearenses até junho de 2012. Serão contemplados os municípios de Camocim, Tianguá, Sobral, Canindé, Baturité, Horizonte, Russas, Jaguaribe, Quixadá, Crateús, Crato, Brejo Santo, Iguatu, Icó, Juazeiro do Norte, Tauá, Senador Pompeu, Maracanaú e Fortaleza.

A campanha foi uma das principais realizações da Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Bethrose (PRP), no primeiro semestre de 2011.

Lançada no dia 18 de maio no Complexo de Comissões da Casa, a campanha tem o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade cearense para o combate ao abuso e à exploração sexual infanto-juvenil.

Ao longo do semestre legislativo, foram realizados pela Comissão dois seminários regionais do programa nos municípios de Itapipoca e Acaraú, reunindo cerca de 900 participantes. A iniciativa vai contemplar ao todo 21 municípios onde estão localizadas as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes).

“Os diversos estudos sobre o assunto mostram que, na maioria das vezes, os casos de violência sexual são praticados por uma pessoa com quem a criança ou o adolescente possui uma relação de confiança, e que participa do seu convívio familiar e social. Por isso nós reforçamos a importância de deixar a sociedade em alerta, para que aprenda a identificar o abuso”, justifica Bethrose.

RG/MM


Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

e-Mail: agencia@al.ce.gov.br

Twitter: @Assembleia_CE

Acrísio Sena é o convidado do "Debates do Povo" desta quarta-feira

Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o petista está na lista dos 13 pré-candidatos à sucessão de Luizianne Lins. O programa vai ao ar das 11h ao meio-dia






O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Acrísio Sena (PT), é o convidado do programa "Debates do Povo", da rádio O POVO/CBN (1010) desta quarta-feira, 27.


Na pauta, um balanço do primeiro semestre legislativo de 2011 e as perspectivas dos trabalhos na Casa, que recomeçam no mês de agosto.

Votações polêmicas e greves do funcionalismo público municipal também devem ser abordadas.

Aliado da prefeita Luizianne Lins (PT), Acrísio é um dos 13 nomes recentemente listados pelo partido como possíveis candidatos à sucessão municipal no ano que vem.

O "Debates do Povo" vai ao ar, ao vivo, de segunda a sexta-feira, das 11h ao meio-dia. Ouvintes participam pelo telefone (085) 3066.4030.

Internautas podem acompanhar o programa pelo O POVO Online, e interagir tanto pelo e-mail debatesdopovo@opovo.com.br quanto pelo formulário abaixo.

Redação O POVO Online


Fonte: http://www.opovo.com.br/app/politica/2011/07/26/noticiacolunapolitica,2271841/acrisio-sena-e-o-convidado-do-debates-do-povo-desta-quarta-feira.shtml

ENCONTRO NA ESPANHA Jovens participam de Jornada Mundial

Em agosto, jovens de todo o mundo se reúnem na Espanha para celebrar e aprender sobre a fé católica e fazer amizade




Crato Um grupo de 25 jovens da Diocese do Crato, entre os quais 12 integrantes do Projeto Nova Vida, vão participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá na cidade de Madri, na Espanha, de 16 a 21 de agosto. Eles fazem parte de uma caravana de centenas de jovens brasileiros que participarão do evento. Os jovens cratenses estão sendo levados por um grupo de católicos alemães da Diocese de Münster e da "Aktiosnkreis Pater Beda", entidade que apoia muitos projetos sociais no Brasil, dentre os quais o Projeto Nova Vida, uma Organização Não Governamental (ONG) que transformou uma casa de prostituição num centro de recuperação de crianças e adolescentes.



A viagem está marcada para o próximo dia 2 de agosto. Os preparativos foram iniciados no último dia 24, com a celebração da "Missa do Envio", que contou com a participação dos jovens e de 18 alemães que vieram acompanhar o andamento do projeto. Na celebração, o bispo da Diocese, dom Fernando Panico, destacou a importância da presença de uma representação da Diocese no acontecimento.



Ao lembrar o tema da jornada, "Enraizados e Edificados em Cristo, firmes na fé", dom Fernando esclareceu que não se trata de uma viagem turística. É um trabalho missionário destes jovens que serão multiplicadores dos assuntos tratados na jornada. "Eles vão em busca do grande tesouro que é Jesus Cristo", complementou.



Apresentações



O grupo viaja dia 2 para Alemanha. Em seguida, participa da pré-jornada na cidade Pampilona, na Espanha, e finalmente da Jornada Mundial em Madri, com a presença do Papa Bento XVI. Depois da jornada, o grupo retorna para Alemanha, onde fará uma série de apresentações artístico-culturais em várias cidades, mostrando e divulgando a cultura brasileira. O espetáculo, segundo Socorro Xenofonte, coordenadora do projeto, é resultado de pesquisa em torno da formação do povo brasileiro. A diversidade e a junção dos elementos que compõem a dança brasileira, a partir das influências indígena, africana e europeia, estão presentes no espetáculo "Arte e Cultura em transe". "A apresentação busca explorar as raízes afro-brasileiras tão presentes na mistura do caldeirão cultural do nosso povo", diz Socorro, que acompanhará os jovens juntamente com o seu marido, Hermano José de Souza.



"A Jornada Mundial da Juventude é a semana de eventos da Igreja Católica que reúne milhares de jovens do mundo todo para celebrar e aprender sobre a fé católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas", destaca o presidente do Projeto Nova Vida, Hermano José. Os outros jovens das diversas paróquias do Crato serão acompanhados pelo bispo diocesano, dom Fernando Pânico.



O entusiasmo e o caráter juvenil se manifestam na JMJ por meio da dança, da música e das diversas manifestações artísticas pelas ruas e nos lugares dos encontros, sejam espontâneas ou organizadas. "Daí a presença de uma professora de Dança", justifica Socorro Xenofonte, explicando que o evento, além de uma manifestação de fé, é uma festa da coexistência pacífica de muitas nações. "A JMJ é uma festa da união acima das barreiras do idioma e da cultura".



MAIS INFORMAÇÕES



Projeto Nova Vida

Município do Crato

Bairro São Miguel

Telefone: (88) 3523.4166


Antônio Vicelmo
Repórter

terça-feira, 26 de julho de 2011

Dilma anuncia a construção de 750 mil cisternas até 2014

As obras de combate à seca fazem parte do programa Água para Todos, que complementa o plano Brasil Sem Miséria na região

Dilma afirmou que saberá responder  à  altura à ameaça de inflação (ROBERTO STUCKERT FILHO/PR)


Em discurso para os governadores do Nordeste e sete ministros, a presidente Dilma Rousseff anunciou ontem, em Arapiraca (120 km de Maceió, AL), a construção de 750 mil cisternas no Nordeste até o fim de 2014.


De acordo com a presidente, as obras de combate à seca fazem parte do programa Água para Todos, que complementa o plano Brasil Sem Miséria na região. “Se nós quisermos que o Brasil dê um salto significativo, precisamos fazer com que esse salto comece aqui em Arapiraca, aqui em Alagoas, aqui no Nordeste”, afirmou Dilma.

Segundo a presidente, o Nordeste foi escolhido como palco de lançamento do plano Brasil Sem Miséria pois 60% (9,6 milhões) das 16 milhões de pessoas que vivem em condições de extrema pobreza estão na região. O Banco do Nordeste e o Banco do Brasil vão financiar parte do Água para Todos, que prevê investimento de R$ 756 milhões, afirmou Dilma.

A presidente lembrou que 39,5 milhões de brasileiros ascenderam à classe média durante os oito do governo Lula, “o que equivale a uma Argentina”. “Apesar de ter sido uma grande vitória nossa, ainda restam 16 milhões. Não é uma Argentina, mas é um Chile”, disse Dilma.

Após o discurso da presidente, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Teresa Campello, anunciou que o governo pretende incluir mais 800 mil famílias no programa Bolsa Família. Ela acrescentou que o governo federal irá firmar um pacto com os Estados para buscar novos beneficiados pelo programa em áreas isoladas e violentas.

A ministra disse ainda que o governo pretende realizar esforços para que as pessoas já beneficiadas pelo programa - que morem em áreas rurais - tenham acesso ao serviço público, como Saúde e Educação. Estados e municípios também serão chamados para participar da elaboração de “mapas de oportunidade” para a realização de cursos de qualificação “casados com as possibilidades reais de emprego”.

Durante o evento, Dilma também anunciou uma parceria do governo federal com a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) para a compra de produtos cultivados por agricultores familiares pobres. Os primeiros produtos comercializados pela parceria serão: farinha produzida em Alagoas, laranja de Sergipe e geleia e doces da Bahia.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

O programa de cisternas anunciado pela presidente Dilma faz parte “do Água para Todos”, a ser financiado em parte, pelo Banco do Nordeste e o Banco do Brasil, que prevê investimento de R$ 756 milhões

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2011/07/26/noticiapoliticajornal,2271702/dilma-anuncia-a-construcao-de-750-mil-cisternas-ate-2014.shtml

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Crianças ganham atenção dos bombeiros

Menina recebe pulseira de identificação: bombeiros focam
trabalho na segurança das crianças. (RAFAEL CAVALCANTE)

A praia e a lagoa do Cauípe foram os pontos de lazer definidos para a Operação Férias no penúltimo fim de semana da alta estação


O afogamento é uma causa de morte com alto índice entre crianças na faixa etária de um a 14 anos. O alerta é o primeiro ponto contido no informativo “Meu Pai é meu melhor Guarda-Vidas”, que foi distribuído ontem por homens do Corpo de Bombeiros a frequentadores da Barra do Cauípe, em Caucaia. A ação direcionada a banhistas que estavam responsáveis por crianças também teve a preocupação de identificar a meninada com uma pulseirinha na cor amarela.


A fim de evitar os desaparecimentos, os pais ou acompanhantes teriam que preencher dados do menina ou do menino colocando um telefone de contato do responsável. Mas se por um lado houve preocupação dos Bombeiros com o risco de afogamento, o mesmo não ocorreu por parte dos órgãos de trânsito com a possibilidade de atropelamentos. Veículos circulavam livremente a todo momento na faixa de areia entre a lagoa e a praia passando entre os banhistas, sem que seus guiadores fossem importunados por qualquer tipo de fiscalização.

A combinação de sol forte e calor e o cenário paradisíaco do Cauípe, onde praia e lagoa estão bem próximas, atraiu muita gente a região nesse que foi o penúltimo fim de semana das férias de julho. De acordo com o tenente coronel Bombeiro Marcelo Cordeiro, a alta frequência de pessoas à área fará com que a operação volte a ser realizada no local no próximo fim de semana. Cordeiro explicou que tal qual a Praia do Futuro, em Fortaleza, onde a prevenção foi lançada este ano, a do Cauípe também tem valas com correntezas que são um risco para os banhistas desavisados.

A costureira Isabel Cristina Silva Gomes, 35, agradeceu ao bombeiro quando o filho João Paulo, 9, recebeu a pulseirinha de identificação. Segundo ela, sempre que vai à praia com o menino não tem sossego, pois o garoto gosta de se distanciar, além de ser afoito no mar, o que a deixa muito preocupada. Mas a maior parte das crianças presentes ontem no Cauipe preferiu mesmo foi brincar nas águas mais tranquilas da lagoa. Fixados às margens dela, guardas vidas do município de Caucaia estavam atentos para evitar possíveis afogamentos.


ENTENDA A NOTÍCIA

A Barra do Cauípe tem como principal atração a lagoa , formada pela foz do rio homônimo que deságua no mar. O local é frequentado por praticantes de windsurf e kitesurf, pois conta com ventos ideais para manobras na água.



Rosa Sá











Lula percorre País para evitar prévias no PT em 2012

Em viagens pelo País, Lula já está articulando candidaturas e alianças

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é contra a realização de prévias no PT para a escolha de candidatos às prefeituras, em 2012, e já trabalha para evitar a prática. Lula avalia que o modelo com voto dos filiados, tradicional no partido, deixa sequelas na disputa e mais atrapalha do que ajuda na atual temporada de costumes políticos pragmáticos. Em viagens pelo País, Lula já está articulando candidaturas e alianças.


Ele combinou com a presidente Dilma Rousseff que cuidaria da montagem dos palanques nas principais capitais e enquadraria o PT. Aliancista, Lula avalia que o PT só deve apresentar candidato onde tiver reais chances de ganhar. Caso contrário, recomenda ceder a cabeça da chapa para uma outra legenda. "Em determinadas situações, precisamos juntar todos os diferentes para enfrentar os antagônicos", diz o ex-presidente.

Em São Paulo, Lula está disposto a bancar a candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad, à revelia do PT. Pouco afeito a gestões políticas, Haddad enfrenta resistências na seara petista. O ex-presidente avalia que é preciso um nome novo na praça para enfrentar a "máquina" da prefeitura, comandada por Gilberto Kassab (fundador do PSD), e também do governo, dirigido por Geraldo Alckmin (PSDB). Além disso, há o fator Gabriel Chalita, deputado que migrou do PSB para o PMDB e assusta os petistas.

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) está na frente nas pesquisas, postula a indicação do partido para concorrer à Prefeitura de São Paulo - que já administrou de 2001 a 2004 - e acha que é a única em condições de derrotar José Serra (PSDB), apesar de enfrentar alto índice de rejeição. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Agência Estado
Fonte: http://www.opovo.com.br/app/politica/2011/07/25/noticiacolunapolitica,2271333/lula-percorre-pais-para-evitar-previas-no-pt-em-2012.shtml

sábado, 23 de julho de 2011

Dilma visita o Ceará

A Presidente Dilma Roussef visita o Ceará para inauguração da Usina Solar do Grupo MPX em Tauá, Região dos Inhamuns (Foto:Divulgação)






Visita da Presidente prestigiará inauguração de Porto do Pecém na Região Oeste e Usina de Energia Solar na Região dos Inhamuns 

O Palácio da Abolição mudou a data de inauguração do terminal de multiuso do Porto do Pecém (São Gonçalo do Amarante), que estava programada para o dia 5 de agosto próximo. Será agora no dia 4 de agosto, com um detalhe: a festa contará com a presença da presidente Dilma Rousseff que, além de conferir o ato, ainda assistirá, ao lado do governador Cid Gomes (PSB), o início dos trabalhos de terraplenagem da futura siderúrgica.

Na agenda de Dilma, também ida ao município de Tauá (Região dos Inhamuns), onde participará da inauguração da usina de energia solar do Grupo MPX. A presidente deve ter agenda com a prefeita Luizianne Lins (PT), o que, no entanto, ainda está sendo definido.

Redação O POVO Online


sexta-feira, 22 de julho de 2011

Projetos criam semana estadual em defesa de crianças desaparecidas

Neste primeiro semestre de 2011 a Assembleia Legislativa aprovou dois projetos de lei que dispõem sobre crianças desaparecidas. O primeiro deles, 57/11 , da deputada Bethrose (PRP), presidente da Comissão de Infância e Adolescência da Casa, institui a Semana Estadual de Mobilização para Busca e Defesa da Criança Desaparecida.


Na avaliação da parlamentar, dentre os vários problemas que afligem a sociedade, o desaparecimento de crianças merece um destaque especial, pois não são raras as notícias veiculadas pela imprensa com casos dessa natureza. “Alguns desses casos já possuem anos decorridos sem que a família tenha qualquer pista sobre o destino de seus entes queridos”, acrescentou.

Segundo a deputada, essa movimentação visa estimular a população a contribuir com os órgãos de segurança e com as famílias vitimadas por esse problema, para tentar elucidar os vários casos de desaparecimento de crianças no Ceará.

“Através de uma grande campanha de mobilização envolvendo o poder público, imprensa e entidades da sociedade civil, espera-se conscientizar toda a população para esse grave problema social, estimulando-a a fornecer pistas e informações que possam elucidar os inúmeros casos de desaparecimentos ocorridos em nosso Estado”, explica Bethrose.

O segundo projeto de lei, 58/11 , com o mesmo teor e da deputada Fernanda Pessoa (PR), cria a Semana da Criança Desaparecida no Estado do Ceará.

De acordo com a autora, o número de pessoas desaparecidas tem aumentado, sendo a maioria crianças e adolescentes, e os conflitos familiares são a principal causa. Ela informou que, depois de procurar a polícia, quem teve um ente desaparecido deve registrar o caso no Centro de Referência Especializado em Assistência Social, no bairro Presidente Kennedy, em Fortaleza.

“Há um ano foi criado o Cadastro Nacional de Crianças Desaparecidas, mas até hoje esse cadastro não funciona. Não está integrado com as delegacias e com a Justiça dos estados. Trata-se de um problema que deixa angustiados milhares de pais e mães que não têm notícias do seu filho ou filha”, concluiu Fernanda.

RT/JU

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
e-Mail: agencia@al.ce.gov.br
Twitter: @Assembleia_CE

Fonte: http://www.al.ce.gov.br/noticias/noticia_completa.php?codigo=19478

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Profissão Repórter 19/07/11 - Jovens e Drogas (Programa Completo)

PT elege 13 possíveis candidatos à Prefeitura

Em seu twitter, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Acrísio Sena (PT), divulga, nesta quarta-feira, uma lista com 13 nomes de “prefeituráveis” da legenda para 2012.


Na lista, estão: Camilo Santana (Secretário das Cidades do Governo Cid Gomes), o deputado federal Artur Bruno, o senador José Pimentel, Luiza Perdigão (Secretária especial do Centro), deputado Antônio Carlos (Líder do Governo na Assembleia), Roberto Gomes (presidente a Fundação Habitafor), Deodato Ramalho (Seman), Joaquim Cartaxo (ex-presidente regional do PT), Iris Tavares (Presidente da CTC), Elmano de Freitas (Coordenador de Comissão de Participação Popular), Valdemir Catanho (assessor governamental), o vereador Guilherme Sampaio e, claro, ele, Acrísio Sena.

Os 13 nomes de potenciais candidatos do partido foram sugeridos pelos membros das Executivas do PT Ceará e do PT Fortaleza, em reunião conjunta realizada nesta terça-feira, 19. "As Executivas identificaram 13 nomes com potencial eleitoral e administrativo. Ou seja, o PT não tem problema de nome. Agora, vamos aprofundar a discussão política", explica a presidenta do PT Ceará e prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins.

Falta agora a prefeita combinar com o governador Cid Gomes, que preside o PSB no Estado.

Redação O POVO Online e Blog do Eliomar

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/politica/2011/07/20/noticiacolunapolitica,2269401/pt-elege-13-possiveis-candidatos-a-prefeitura.shtml

terça-feira, 19 de julho de 2011

Nosso blog faz um ano de atividade no ar

Vamos apagar a velinha de um ano de atividade do nosso blog http://www.ptjurema.blogspot.com/ O blog do Partido dos Trabalhadores de Caucaia na Jurema administrado pelos núcleos de base do partido nos grandes bairros do Araturi, Metrópole, Rondon, Potira e Parque Albano. Exatamente a 19 de julho de 2010 estava entrando no ar o nosso blog para interargir com os militantes e simpatizantes do partido. O partido também conta com outro blog http://www.pt-caucaia.blogspot.com/ administrado pela instância superior do partido no município de Caucaia para também divulgar as atividades partidárias. O blog também servirá para divulgar as campanhas dos nossos candidatos na eleição de 2012 para prefeito e vereadores do PT de Caucaia. Recentemente o partido realizou o Seminário de Formação Política com os novos filiados e simpatizantes no Parque Albano em 26 de junho de 2011 visando estimular a maior participação da nossa militância em Caucaia.

Números

Acessos até 19/07/2011: 4.490

Postagens até 19/07/2011: 355 postagens

Seguidores: 9

Enquetes: 2

Colaboradores:

Socorro Sales
Zacarias Júnior
Antônio Rodrigues
Rita de Cássia
Luís Veríssimo
Parsifal

Porto do Pecém tem capacidade de movimentação de contêineres quintuplicada

Com a inauguração das obras do Terminal de Múltiplo Uso (TMUTP), programada para as 10 horas do próximo dia 4 de agosto, o Porto do Pecém vai quintuplicar sua capacidade na movimentação de contêineres, segundo divulgado nesta segunda-feira, 18, pela Cearáportos.


A obra, que será inaugurada pela presidente Dilma Rousseff e pelo governador Cid Gomes, recebeu serviços de ampliação da ponte em 348 metros e do quebra-mar em mais 1 mil metros. Dentro da obra, ainda entrarão em operação dois berços de 350 metros cada, que fazem parte do cais do TMUT.

Segundo o diretor de implantação e expansão da Cearaportos, Luiz Hernani de Carvalho Júnior, esses dois berços contarão com 87 mil metros quadrados de retro área para estoque de contêineres e plugagem de contêineres refrigerados. Nessa ampliação, o porto, localizado em São Gonçalo do Amarante, disponibilizará mais 420 tomadas para os contêineres, destinados à movimentação de frutas e alimentos perecíveis, totalizando 1,3 mil tomadas no somatório com as atuais 888.

Movimentação

Somente em 2010, foram movimentados 159.104 TEUs (contêineres de 20 pés), com média de 13.258/mês. Com a inauguração do TMUT, o Pecém ampliará a sua capacidade de movimentação para 795 mil TEUs. As informações são da Cearáportos.

Redação O POVO Online

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2011/07/18/noticiafortaleza,2268670/porto-do-pecem-tem-capacidade-de-movimentacao-de-conteineres-quintuplicada.shtml

segunda-feira, 18 de julho de 2011

CONSELHOS TUTELARES Projeto parado na CMF

Mensagem que tramita no Legislativo Municipal, há meses, ainda espera parecer do relator para ser votada




Quatro meses após ter sido dada entrada no plenário da Câmara Municipal, a mensagem que trata da organização dos conselhos tutelares de Fortaleza ainda está paralisada na Comissão de Legislação. Dentre as propostas apresentadas na matéria, está o funcionamento dos equipamentos aos sábados, domingos e feriados e eleições simultâneas para conselheiros.

De acordo com a presidente da comissão dos Direitos Humanos, Eliana Gomes (PC do B), a mensagem prefeitural é muito importante para ajudar no combate à exploração sexual infantil, mas a demora na aprovação pode prejudicar o andamento das eleições desses conselhos, que deverão acontecer no segundo semestre de 2011.

A vereadora informou, ainda, que, no início de agosto, terá uma audiência com a ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, para tratar, entre outros assuntos, da reformulação dos conselhos tutelares de Fortaleza. Uma das iniciativas da referida Secretaria é a reestruturação dos conselhos nas 12 subsedes da Copa de 2014, para que eles passem a funcionar 24 horas e nos finais de semana.

O projeto de lei 0080/11 já recebeu dez emendas que precisam ser analisadas pelo relator, Ronivaldo Maia (PT). O petista sinalizou que a proposta deve ser votada no início de agosto para que o processo para eleição dos conselheiros iniciem em 22 de julho. As eleições acontecerão no dia 4 de dezembro.

A matéria foi retirada de pauta no mês de abril a pedido do vereador João Alfredo (PSOL), pois a mesma não havia passado pela comissão de mérito, neste caso a dos Direitos Humanos. De acordo com o socialista, a demora na aprovação da matéria, talvez seja por conta da "falta de interesse" do Executivo em reformular os conselhos.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1012753

domingo, 17 de julho de 2011

País pode ganhar mais 5 Estados

Treze projetos em discussão no Congresso propõem plebiscitos para a criação de novos territórios no País


Brasília. O mapa do Brasil pode ter um novo desenho. A exemplo do plebiscito que vai deliberar sobre a emancipação de Tapajós e Carajás, hoje pertencentes ao Pará, pelo menos outros 13 projetos em discussão no Congresso propõem consultas para a criação de outros cinco Estados e quatro territórios no País.

A proposta mais recente foi apresentada no mês passado na Câmara e defende a criação do Maranhão do Sul. O autor do texto, deputado Ribamar Alves (PSB-MA), diz que um que o Estado é um dos mais pobres do País porque os investimentos públicos têm se concentrado em torno da capital, São Luís.

A divisão, segundo ele, reduziria os contrastes entre os maranhenses. "Existe uma parte do Estado com perfil humano e econômico totalmente diferente da outra, e que merece, portanto, um tratamento diferenciado", afirma Alves.

Exemplos

A opinião da maioria dos deputados que quer dividir o Brasil é a mesma. Eles tomam como exemplos Tocantins e Mato Grosso do Sul, que tiveram crescimentos significativos ao virar Estados.

Para Roberto Romano, professor de política e ética da Unicamp, essa ideia pode ser uma ilusão. "Essa receita que estão querendo pode ser mais um complicador, pois (com a criação de novos Estados) você cria mais burocracia e uma maior guerra fiscal", explica.

Caso os projetos sejam aprovados, será necessário promover plebiscitos entre as populações interessadas. O que vai decidir sobre a criação de Carajás e Tapajós, por exemplo, já foi marcado para o próximo dia 11 de dezembro. O TRE do Pará estima gastar cerca de R$ 12,8 milhões na consulta. A votação é apenas consultiva. Mesmo que o "sim" ganhe, a divisão terá de ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, como determina a Constituição brasileira. O TSE definiu que todos os eleitores do atual Pará são obrigados a votar.

As frentes favoráveis e contrárias terão propaganda liberada a partir de 13 de setembro. No rádio e na TV, as campanhas começarão em novembro, apenas em transmissões dentro do Estado.

O movimento favorável a Tapajós já planeja se estender a Manaus (AM), num comitê para atender eleitores paraenses que lá vivem. Um instituto com personalidade jurídica foi criado há duas semanas para receber doações à campanha.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1012466

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Termina prazo para inscrições para conselheiros tutelares de Caucaia

Termina hoje, 15/07, prazo para inscrições de candidatos que queiram concorrer aos conselhos tutelares do município de Caucaia. O processo de escolha de conselheiros tutelares será regido pelo edital 01/2011 do Comdica de Caucaia. Antes da eleição, prevista para 09 de outubro, conforme edital, haverá um curso de capacitação para os candidatos de dois dias, 30 e 31 de julho, e uma prova ao final sobre o ECA. Quem conseguir aprovação poderá fazer campanha a partir de 11 de agosto até 07 de outubro deste ano.

Fonte: Edital do Comdica Caucaia

quinta-feira, 14 de julho de 2011

FPM - Prefeituras: repasse sobe 27%

Municípios cearenses receberam R$ 1,7 bilhão em valores brutos do fundo de participação, no primeiro semestre


As prefeituras cearenses, em sua maioria, tiveram um reforço significativo em seus caixas durante o primeiro semestre deste ano. Os repasses federais ao Ceará, por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) - principal fonte de arrecadação das gestões municipais do Estado -, apresentou um incremento de 26,7% de janeiro a junho, em comparação com igual período do ano passado.

Este aumento confirma a recuperação dos repasses do fundo, que vinham acumulando perdas desde 2008.

Nos seis primeiros meses de 2011, o Ceará contabilizou, entre seus 184 municípios, um montante de R$ 1,70 bilhão em valores brutos do FPM - ou seja, sem o desconto da retenção do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Este total supera em quase R$ 360 milhões o recebido em igual intervalo de 2010. Os repasses são superiores não só ao primeiro semestre de 2010, mas também ao de 2009 (quando houve forte queda) e ao de 2008. Há três anos, por exemplo, a marca de R$ 1,7 bilhão só foi alcançada em agosto, e nos dois anos seguintes, bem após isso.

Superando expectativas

O resultado contradisse a previsão pessimista dos gestores municipais no início do ano, que esperavam reduções em virtude do corte anunciado de R$ 50 bilhões no orçamento da União. O desempenho da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que servem de base para o FPM, contribuíram para a expansão das transferências este ano.

E a tendência de alta continua neste semestre. O primeiro repasse de julho, ocorrido no último dia oito, foi de R$ 112,3 milhões, crescendo, em relação a julho de 2010, os mesmos 26,7% do semestre. Deste total, Fortaleza ficou com R$ 22,7 milhões, valor 27,5% superior ao de igual mês do ano passado. A Capital cearense teve benefícios maiores durante todo o ano de 2011. De janeiro a junho, R$ 346 milhões chegaram aos caixas da Prefeitura pelo FPM bruto, uma elevação de também 27,5%, em relação a igual intervalo de 2010. Naquele período, a arrecadação com o fundo foi de 271,4 milhões.

Os resultados positivos no Ceará acompanham os dados nacionais. No primeiro repasse de julho, os municípios brasileiros receberam uma quantia de R$ 2,1 bi, valor 18,6% superior ao do mesmo mês de 2010.

Cautela nos gastos

Contudo, apesar de o repasse do FPM estar em crescimento ao longo de todos os meses de 2011, em comparação com 2010, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta aos gestores municipais que tenham cautela nos gastos a partir de agora. Os meses de julho, agosto e setembro, historicamente, registram valores menores de repasses em comparação com os demais meses do ano.


SÉRGIO DE SOUSA
REPÓRTER

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1010620

quarta-feira, 13 de julho de 2011

PT afasta prefeito por 60 dias e abre novo processo

Em votação unânime, ontem à noite, a executiva estadual do PT do Ceará decidiu suspender, por 60 dias, os direitos partidários do prefeito afastado de Senador Pompeu, Antônio Teixeira Oliveira, que está preso em Fortaleza por suspeita de corrupção. Na prática, ele fica temporariamente desfiliado da sigla. O grupo também resolveu instaurar um processo disciplinar na Comissão de Ética petista, para aprofundar as investigações sobre o envolvimento do prefeito no esquema de desvio de licitações que o levou à prisão, no último 30 de junho.


Teixeira já vinha sendo alvo de uma apuração em âmbito partidário, através de uma comissão de sindicância que, ontem, emitiu parecer favorável à abertura do processo disciplinar.

Segundo a prefeita de Fortaleza e presidente estadual do PT, Luizianne Lins, os demais petistas envolvidos no caso de Senador Pompeu - como o vice de Antônio Teixeira, Luis Flávio Mendes Carvalho - também serão afastado por 60 dias. A “medida de cautela” também se estenderá a futuros escândalos citados no esquema de corrupção. “Não vamos jogar poeira para baixo do tapete. Não adotar medidas é que poderia enfraquecer a imagem do partido para 2012”, avaliou Luizianne, ao ser questionada sobre as possíveis consequências da situação.

A Comissão de Ética terá até 90 dias para concluir um relatório sobre Teixeira. Dependendo do resultado, o petista pode chegar a ser expulso da sigla. (Hébely Rebouças - hebely@opovo.com.br)

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/radar/2011/07/13/noticiaradarjornal,2266717/pt-afasta-prefeito-por-60-dias-e-abre-novo-processo.shtml

segunda-feira, 11 de julho de 2011

José Pimentel recebe Troféu Clóvis Rolim da CDL

O evento de entrega do Troféu ocorre na quinta, dia 14, data de comemoração do Dia do Comerciante, no Theatro José de Alencar


Preocupação com o desenvolvimento do micro e pequeno empresários, com apoio a projetos como o Simples Nacional e o Programa do Empreendedor Individual. Esses foram os motivos indicados por Honório Pinheiro, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Ceará (CDL), na escolha do homenageado deste ano com o Troféu Clóvis Rolim, o senador José Pimentel (PT).


Segundo o presidente, o troféu é uma forma de referenciar quais as pessoas que se estacam no trabalho de valorização do comércio, desde o surgimento da homenagem, em 1985. O evento de entrega ocorre no próximo dia 14 em comemoração ao Dia do Comerciante, às 20 horas, no Theatro José de Alencar. Na ocasião será empossada a nova diretoria da CDL Jovem de Fortaleza.

Conjunto de ações

Para Pimentel a indicação foi fruto de um conjunto de ações, como a atuação na Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa do Congresso Nacional. Quanto ao apoio à aprovação, em 2007, do Simples Nacional, que reduziu as alíquotas dos pequenos empreendedores, ele afirma que com o projeto houve consolidação dos varejistas no Brasil. O senador destaca um aumento de cerca de 2,5 milhões em 2010 da oferta de empregos.

De acordo com Honório, 96% dos comerciantes do Estado são micros e pequenos varejistas. Com o Programa Empreendedor Individual, apoiado pelo senador, foi possível que ambulantes pudessem entrar para a formalidade e exercer as atividades como comerciantes, destaca. “O Ceará tem vocação para o comércio e é preciso valorizar o comerciante. São cidadãos que constroem o desenvolvimento do Estado a partir das suas atividades”, afirma.

SERVIÇO
DIA DO COMERCIANTE
Entrega do Troféu
Clóvis Rolim
Local: Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525, Centro)
Dia: 14 de julho às 20 horas

ENTENDA A NOTÍCIA

O Troféu Clóvis Rolim da CDL homenageia desde 1985 personalidades que contribuem com as causas do setor varejista.
 
Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2011/07/11/noticiaeconomiajornal,2265813/jose-pimentel-recebe-trofeu-clovis-rolim-da-cdl.shtml

Eleições municipais - Calendário oficial é estabelecido pelo TSE

Agora só falta o TRE cearense definir os novos locais para a votação pelo sistema biométrico, além do Município de Eusébio


O Diário Eletrônico da Justiça Eleitoral divulgou a íntegra do calendário das eleições de 2012, aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Alguns prazos já haviam sido divulgados, inclusive pelo Diário do Nordeste, mas somente na última semana foi publicada a íntegra da Resolução relatada pelo ministro Arnaldo Versiani.

Como a maioria dos prazos são estabelecidos de conformidade com o Código Eleitoral e a Lei das Eleições são pequenas as diferenças em relação ao calendário do pleito de 2010, tratando-se apenas de ajustes em relação às características das eleições e as datas das votações.

Mesmo assim, algumas novidades e alterações podem ser observadas, embora sem relevância significativa para 2012. Este é o caso, por exemplo, do prazo estabelecido para o julgamento de todas as prestações de contas de campanha. No calendário das eleições de 2010 constava que todas as prestações de contas de candidatos não eleitos deveriam ser julgadas pelos tribunais regionais eleitorais até o dia 30 de junho de 2011. Para as eleições do próximo ano esse prazo foi ampliado em um mês, 31 de julho de 2013.

Várias novidades foram introduzidas para o mês de janeiro do ano seguinte ao da eleição. No calendário das eleições de 2010 não consta nenhum prazo para o mês de janeiro de 2011, mas o calendário das eleições do próximo ano determina sete prazos para 15 de janeiro de 2013 e outros dois para o dia 16.

Os prazos determinados para o dia 15 de janeiro de 2013 são os seguintes: "1. Data a partir da qual não há mais necessidade de preservação e guarda dos documentos e materiais produzidos nas eleições de 2012, dos meios de armazenamento de dados utilizados pelos sistemas eleitorais, bem como as cópias de segurança dos dados, desde que não haja recurso envolvendo as informações neles contidas. 2. Data a partir da qual os sistemas utilizados nas eleições de 2012 poderão ser desinstalados, desde que não haja recurso envolvendo procedimentos a eles inerentes. 3. Último dia para os partidos e coligações solicitarem os arquivos de log referentes ao Sistema Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a Urna Eletrônica".

Além destes constam ainda: "4. Último dia para os partidos políticos e coligações solicitarem cópias dos boletins de urna e dos arquivos de log referentes ao Sistema de Totalização. 5. Último dia para os partidos políticos solicitarem formalmente aos Tribunais Regionais Eleitorais as informações relativas às ocorrências de troca de urnas. 6. Último dia para os partidos políticos ou coligação requererem cópia do Registro Digital do Voto. 7. Último dia para a realização, após as eleições, da verificação da assinatura digital e dos resumos digitais (hash)".
Memória
Os dois prazos fixados para o dia 16 de janeiro do ano seguinte ao da eleição são estes: "1. Data a partir da qual poderão ser retirados das urnas os lacres e cartões de memória de carga e realizada a formatação das mídias. 2. Data a partir da qual as cédulas e as urnas de lona, porventura utilizadas nas eleições de 2012, poderão ser, respectivamente inutilizadas.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1009331

Férias - Trem do forró leva alegria até Caucaia

De segunda a sexta-feira, o trem parte às 9h40. Já aos sábados e domingos, a viagem começa às 10h


No mês de férias, turistas e fortalezenses têm mais uma opção para se divertir. Inaugurado na manhã do domingo, dia 10, às 9h30, na Estação Ferroviária João Felipe, no Centro, o projeto cultural "Forró nos Trilhos" vai levar, até o dia 31 de julho, cerca de 250 pessoas por viagem. Para isso, serão disponibilizados dois vagões com saída diária ao som do bom e autêntico forró pé de serra.



Quem não quiser perder o passeio deve chegar na hora certa, pois o trem é pontual. De segunda a sexta-feira parte às 9h40. Já aos sábados e domingos, a viagem começa às 10h. O destino é o município de Caucaia, a 15 Km da Capital cearense. O percurso tem duração de 1h35 de muita dança e descontração.
Segundo o músico e idealizador do "Forró nos Trilhos", Dilson Pinheiro, o maior objetivo do projeto, apoiado pela Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor) e pela Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra), é incentivar não só o turismo, mas também a cultura regional e os músicos locais. "Por isso, vamos passar também pela Emcetur, levando os turistas para conhecer o que temos de melhor", afirma.
Participação
Dilson Pinheiro revela que, além dos idosos, crianças de escolas públicas e pessoas que integram entidades sociais também poderão participar gratuitamente, basta que a instituição agende a visita na "Central Forró nos Trilhos". Para os demais, os ingressos custam R$20,00, com meia-entrada de R$10,00.
Projetos semelhantes já existem em várias capitais nordestinas, porém, é certo que a animação dos fortalezenses não deixa nada a desejar. A música e a dança começam na estação, onde a quadrilha mirim do Bairro de Fátima, "Zé Testinha" se apresentou. Os grupos "Cacimba de Aluá" e "Os maneiros" foram os responsáveis pela música.
 
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1009258

sábado, 9 de julho de 2011

Parque Albano realiza feijoada comunitária

A Igreja de São Francisco no Parque Albano realizará amanhã, dia 10/07, a partir de 12h, na Rua Caio Prado, 2006 uma feijoada comunitária em prol das reformas da Igreja. Além da feijoada a comunidade contará com a realização de um bingo de um DVD e com música ao vivo. É um domingo de férias para levar toda a família e ajudar os trabalhos da Igreja.

FEIJOADA COMUNITÁRIA

DIA: 10/07

LOCAL: RUA CAIO PRADO, 2006

HORÁRIO: A PARTIR DE 12H

BINGO DE DVD

MÚSICA AO VIVO

Fonte: Conselho Pastoral do Parque Albano

sexta-feira, 8 de julho de 2011

CE tem aumento de 1.110% de mortes por dengue

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) contesta as informações apresentadas pelo governo federal
Na contramão da tendência nacional, os números de óbitos e de casos graves de dengue confirmados aumentaram de forma preocupante no Ceará, segundo dados do Ministério da Saúde. De janeiro ao início de julho deste ano, a quantidade de mortes cresceu 1.100% em relação ao mesmo período do ano passado, passando de cinco óbitos em 2010 para 60 em 2011.

O número de casos graves confirmados no Ceará também assusta: 582 pessoas contraíram o tipo mais grave da doença neste ano, contra 87 no mesmo período de 2010, o que significa um crescimento de 569%. Enquanto isso, o Brasil registrou queda no número de óbitos e de casos graves, 44% e 45%, respectivamente. Já no Nordeste, a quantidade de óbitos aumentou 26,6% enquanto que os casos graves contabilizados na região diminuiram 23,9%.

Conforme o Ministério da Saúde, o Ceará apresenta hoje a maior variação de casos graves e óbitos por conta da doença no País, além de ocupar o terceiro lugar com relação à variação de casos notificados. Em 2010 foram 9.912, já neste ano este número passou para 56.390, um aumento de 469%.

Porém, o último boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) traz números diferentes daqueles divulgados pelo Ministério. De acordo com o levantamento, até a última sexta-feira, foram confirmadas 51 mortes por dengue, 350 casos por complicação e 34.649 registros foram confirmados.

O coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonseca, explica que existe uma norma do Ministério da Saúde que determina que os estados devem notificar óbitos ou casos graves suspeitos de dengue até 24 horas depois da ocorrência. "Não sei porque esses dados do Ministério aparecem como confirmados. Os números que a Sesa divulga são confirmados por exames feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) ou pelo Instituto Evandro Chagas".

Mesmo reconhecendo que os números confirmados pela Sesa já configuram uma epidemia, o coordenador afirma que o pior já passou.

Epidemia

A preocupação principal agora é com os casos graves, pois como esta é a quinta epidemia no Ceará em 25 anos, muitas pessoas já tiveram dengue clássica, o que aumenta o risco dos casos de reincidência. "Em 1987, quando houve a primeira epidemia no Ceará, a relação entre casos graves e clássicos era de um para 3.220. Em 2011, essa relação já é de um caso grave para 48 de clássica. E se temos casos mais graves, é maior o risco de morte".

O Ceará já registra a circulação da dengue tipo 1, 2, 3 e 4. Apesar de um ano de epidemia ser seguido por períodos sem grande incidência da doença, fatores, como a disseminação da dengue tipo 4 ou o aumento da infestação do Aedes aegypti podem provocar uma epidemia.

A Sesa informou que publicará hoje uma nota para comentar os dados divulgados pelo Ministério da Saúde.


KAROLINE VIANA
REPÓRTER

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1008013

COMDICA Caucaia lança edital de abertura para a eleição dos conselheiros tutelares do município de Caucaia-Ce

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caucaia lançou ontem, 07/07/11, edital de abertura para a eleição dos conselheiros tutelares de Caucaia. Maiores informações acesse: http://professorevandofilosofia.blogspot.com/2011/07/comdica-caucaia-lanca-edital-de.html ou http://conselhotutelarprofessorevando.blogspot.com/2011/07/comdica-caucaia-lanca-edital-de.html

PT adia decisão sobre prefeito

O partido pondera o fato de o prefeito afastado de Senador Pompeu estar preso e, por isso, não poder se defender em um possível processo




Ilário quer prefeito afastado da sigla por 60 dias.(TALITA ROCHA 30/06/08)
















Está nas mãos da Executiva do PT do Ceará o destino político do prefeito afastado de Senador Pompeu, o petista Antonio Teixeira. Mas, apesar da pressão de uma parte da sigla para que ele seja investigado na Comissão de Ética do partido, outros setores do grupo demonstram certo desconforto em jogar o prefeito na berlinda. É que Teixeira está preso, acusado de improbidade administrativa – por isso, está impedido de ser ouvido em um possível processo disciplinar no âmbito da legenda.


Ontem, pelo segundo dia seguido, o PT decidiu adiar a reunião da Executiva que decidirá se deve haver abertura do processo. A justificativa oficial foi a falta de espaço na agenda da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, que é presidente estadual da sigla.

Entretanto, de acordo com o secretário de Finanças do PT, Vaumik Ribeiro, o problema é que a Comissão de Sindicância ainda não concluiu o relatório que vai sugerir, ou não, uma apuração mais aprofundada do caso. A depender do que for concluído nessa instância, Teixeira pode até ser expulso da sigla.

Para o 2º vice-presidente estadual do PT, Antônio Carlos Souza, a situação é delicada. “Eu não acho que abrir um processo disciplinar contra o prefeito seja uma condenação definitiva. Mas, pela minha formação democrática, uma investigação em que a pessoa não possa se defender é muito ruim”, ponderou.

Um dos membros da Comissão de Sindicância, Isaac Gomes, também avaliou que Teixeira precisa ter direito à defesa. Na contramão do que afirmou Vaumik, ele disse que o relatório do grupo já está pronto, mas não pode ter o conteúdo adiantado até nova reunião da Executiva, até ontem sem data marcada.

Embora a cúpula petista negue que a Executiva esteja tentando protelar a decisão, há indícios de que “cautela” tem sido a palavra de ordem na equipe. O POVO consultou o estatuto da legenda e verificou que, formalmente, o processo disciplinar é o primeiro passo para que se decida punir ou livrar qualquer filiado. Entretanto, a Executiva optou por instalar uma Comissão de Sindicância prévia, antes de abrir processo.

Pressa

Com discurso que vai de encontro com o dos demais petistas, o secretário de Formação do PT, Ilário Marques, foi o único ouvido pelo O POVO a defender a instauração imediata de um processo disciplinar.

Ele foi além: defende que o prefeito seja afastado da sigla por 60 dias. “ O PT tem de ser duro nesses casos”, opinou.

Quem

ENTENDA A NOTÍCIA

O prefeito afastado Antônio Teixeira é acusado de desvio de recursos em Senador Pompeu. O prejuízo aos cofres públicos chegaria a R$ 3,5 milhões, segundo o Ministério Público.


Hébely Rebouças
hebely@opovo.com.br

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2011/07/08/noticiapoliticajornal,2265018/pt-adia-decisao-sobre-prefeito.shtml

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Vanessa da Mata faz show em Caucaia




A população de Caucaia recebe, no dia 24 de julho, a cantora e compositora Vanessa da Mata, dentro da programação do Férias no Ceará. O show será realizado ao lado da praça do Anfiteatro, no Centro, a partir das 20 horas. A banda de samba-rock Groovytown irá fazer a abertura do show.

O Férias no Ceará é um Festival de Música realizado pelo Governo do Estado, nos meses de janeiro e julho, e que já está na sua sexta edição. Durante todos os finais de semana deste mês, o som da música popular brasileira, do pop e do clássico vai invadir os quatro cantos do Estado. Todos os shows são gratuitos.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Dilma sanciona projeto que cria Sistema Único de Assistência Social

Atualmente, o sistema conta com a adesão de 99,5% dos municípios brasileiros e, com a sanção do projeto, passa a vigorar como lei

A presidenta Dilma Rousseff sanciona nesta quarta-feira, 6, o Projeto de Lei nº 189/2010, que cria o Sistema Único de Assistência Social (Suas). O texto entrou na Câmara dos Deputados em 2008 e, após três anos de tramitação, foi aprovado no mês passado pelo Senado.

Criado em julho de 2005 e inspirado no modelo do Sistema Único de Saúde (SUS), o Suas tem como objetivo garantir às famílias e aos indivíduos em situação de risco e de vulnerabilidade o direito à assistência social e à proteção.

A coordenação nacional é feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, mas a gestão dos serviços é realizada por estados e municípios. Já a fiscalização é de responsabilidade dos conselhos de Assistência Social, integrados por representantes dos governos e da sociedade civil.

Atualmente, o sistema conta com a adesão de 99,5% dos municípios brasileiros e, com a sanção do projeto, passa a vigorar como lei.

Agência Brasil

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/politica/2011/07/06/noticiacolunapolitica,2264242/dilma-sanciona-projeto-que-cria-sistema-unico-de-assistencia-social.shtml

Jardim e Umirim vão eleger novos prefeitos

A Lei Eleitoral define prazo para julgamento dos processos, mas a Justiça Eleitoral não tem cumprido o dispositivo


A morosidade da Justiça Eleitoral está fazendo com que, em algumas prefeituras cearenses prefeitos tenham mandato muito inferior aos quatro anos previsto pela Constituição estadual. Agora, por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a Justiça Eleitoral cearense fará eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito dos municípios de Jardim e Umirim no dia 4 de setembro.

As resoluções com as normas para os dois pleitos, bem como os calendários de cada eleição foram aprovados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na sessão da última segunda-feira. Elas são semelhantes, inclusive quanto aos prazos estabelecidos para a realização de convenções, registro de candidaturas e propaganda eleitoral, entre outros. A diferença básica entre elas diz respeito a questões específicas referentes a cada daqueles municípios.

Em Jardim o prefeito Fernando Neves Pereira da Luz e o vice-prefeito Etelvino Leite Bringel tiveram seus mandatos cassados em recurso contra a diplomação, sob a acusação de Abuso do Poder Econômico. Nas eleições de 2008 estavam aptos a votar, em Jardim, 20.817 eleitores, dos quais 16.962 compareceram às urnas. Fernando Neves, candidato do PMDB com o apoio do PSDB/PV/PR/PPS e PTC obteve 8.385 votos (55,18%) contra 6.810 (44,82%) de José Alvares Coutinho que disputou pelo PT com o apoio do PDT/PRB/PSB e PCdoB.

No caso de Umirim, o motivo foi a captação ilícita de sufrágio que resultou na cassação dos mandatos do prefeito José Afrânio Pinho Pinheiro e do vice Francisco Clodoveu Oliveira Sales. Afrânio, nas eleições de 2008, foi eleito pelo PR em coligação com o PSDC/PSDB/PMDB/PDT/DEM/PRB e PT, obtendo 5.837 votos (51,34%) contra 5.532 (48,66%) do seu adversário, José Galdino Albuquerque, candidato do PP em coligação com o PTC/PSL/PTB/PPS e PSB.

A realização de eleições suplementares (diretas) para prefeito e vice-prefeito agora, há 13 meses para a escolha dos novos prefeitos e vice-prefeitos, leva a alguns questionamentos, principalmente quanto à demora no julgamento e a contradição com o artigo 81, parágrafo primeiro, da Constituição Federal que diz que na vacância dos cargos de presidente e vice-presidente da República nos dois últimos anos do período presidencial a eleição para ambos os cargos será feita 30 dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da Lei.

Dois anos

Por esse dispositivo teriam que ser feitas eleições indiretas, tanto em Jardim quanto em Umirim porque a vacância nas duas prefeituras ocorreu nos dois últimos anos do mandato. Ao determinar eleições diretas para os dois municípios cearenses o TSE levou em consideração uma decisão do Supremo Tribunal Federal afirmando que o artigo 81 não se aplica obrigatoriamente aos municípios.

Ao ser abordado sobre esses questionamentos o advogado Djalma Pinto lembrou que na Lei 12.034/2009 (minirreforma eleitoral) existe um dispositivo determinando o prazo de um ano para os julgamentos contra os mandatos dos eleitos. Ele considera o cumprimento desse prazo importante para que as pessoas que macularam o processo eleitoral sejam afastadas das suas funções o quanto antes. Observa ainda que se trata de preservar a legitimidade na investidura do cargo.

Quanto à norma do artigo 81 da Constituição que trata eleição no segundo biênio, entende que houve alteração com a determinação de eleições diretas, mas essa alteração, no seu entendimento, está em sintonia com o princípio da democracia, segundo o qual sendo o povo o titular da soberania a este cabe a escolha dos governantes.

Além disso, considera que a cultura política do Brasil, desaconselha, sobre todos os aspectos, eleições indiretas para a escolha de ocupantes de cargos no Executivo. Então, para ele a realização de eleições diretas para prefeito, no segundo biênio do mandato, "está em sintonia com a essência, da Democracia e também está respaldada na necessidade de aplicar-se o direito em função das peculiaridades vivenciadas pela sociedade na qual tem vigência".

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1006810

terça-feira, 5 de julho de 2011

Nova lei pode favorecer 9,6 mil no CE

As mudanças no Código de Processo Penal podem vir a beneficiar os prefeitos cearenses afastados por suspeitas de corrupção. A soltura dos presos dependerá de critérios como o tipo de crime cometido

A situação de até 9,6 mil presos provisórios no Ceará, que ainda não foram condenados em definitivo, pode começar a mudar a partir de hoje, quando entra em vigor o novo Código de Processo Penal (CPC). Dependendo do tipo de crime cometido e da interpretação do juiz responsável pelo caso, eles poderão ser libertados até o julgamento e passar a cumprir outros tipos de punição, como pagamento de fiança, recolhimento domiciliar, monitoramento eletrônico, entre outras medidas cautelares.


De acordo com a Secretaria de Justiça do Ceará (Sejus), 60% dos 16 mil presos do Estado estão reclusos provisoriamente – percentual que é superior à média nacional de 44%. Nesse grupo, estão alguns dos prefeitos e ex-prefeitos detidos nas últimas semanas por suspeitas de corrupção. A partir de agora, eles também poderão ser favorecidos com as mudanças no CPC.

O advogado Carlos Eduardo Maciel, que defende o prefeito afastado de Nova Russas, Marcos Alberto Martins Torres (PSC), disse que pretende evocar a nova lei para pedir a soltura do cliente ao Tribunal de Justiça do Ceará. “Ele foi preso com base em outra lei, mas a nova pode retroagir para beneficiá-lo. Vamos avaliar de que forma iremos pedir a revogação da prisão”, afirmou Maciel. O Ministério Público Estadual acusa o prefeito Torres de ter desviado dinheiro do Fundo de Participação dos Municípios.

O também advogado Hélio Leitão, responsável pelo prefeito afastado de Senador Pompeu, Antônio Teixeira de Oliveira (PT), reconheceu que “avalia” a possibilidade de pedir a revogação da prisão do petista. “Eu não posso antecipar nada ainda. A Justiça tem de entender que há outras medidas melhores que a prisão preventiva, para o caso”, ponderou. De acordo com as denúncias, Teixeira estaria envolvido em esquema que desviou até R$ 3,5 milhões dos cofres públicos.

Mudanças

O novo CPC entende que a prisão antes do julgamento definitivo é a última opção a ser levada em conta pelo juiz. Antes, ele terá um leque de outras oito medidas cautelares para aplicar. A lei determina, ainda, que a prisão preventiva já não cabe aos crimes cuja pena máxima é de quatro anos de reclusão. Leia mais na 12.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A alteração do CPC tem como um dos intuitos desafogar o sistema carcerário. Embora, seguramente, nem todos os 9,6 mil presos provisórios no Ceará devam ser liberados, qualquer redução pode vir a melhorar o quadro de superlotação.


Hébely Rebouças
hebely@opovo.com.br

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2011/07/05/noticiapoliticajornal,2263689/nova-lei-pode-favorecer-9-6-mil-no-ce.shtml

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Com exceção da área de Fortaleza, dos dez bairros mais populosos do Estado, quatro ficam em Caucaia

É nos bairros de cidades da Região Metropolitana, de Sobral e de Juazeiro do Norte onde se concentra a população cearense que não mora em Fortaleza. A tendência de crescimento populacional em cidades médias nos últimos 20 anos, apontada pelos dados do Censo divulgados em abril, se repete quando se observam os números sob o ponto de vista dos bairros.


Com exceção da área de Fortaleza, dos dez bairros mais populosos do Estado, quatro ficam em Caucaia, três em Sobral, dois em Juazeiro do Norte e um em Maracanaú.

No topo da lista aparece o bairro Nova Metrópole, em Caucaia, onde 22.941 pessoas dividem espaços de moradia, três escolas municipais, duas unidades básicas de saúde, uma creche e três apertadas praças. É mais gente vivendo num só bairro do que o total da população de cidades como Assaré (22.445 pessoas) e Forquilha (21.789).

Caucaia contribui na lista dos mais populosos com outros dois bairros: Araturi (20.343 pessoas) e Parque Portira (20.231). A grande Jurema, que concentra 39,7% dos moradores de Caucaia, tem densidade populacional de 7.657,38 habitantes por km². É aperto de gente comparável a Fortaleza (7.786,52 habitantes por km²) e maior até do que a densidade populacional de São Paulo (7387,69 habitantes por km²).

No Nova Metrópole dos blocos de prédio com térreo e primeiro andar, o vendedor Evanildo de Oliveira, 51, comprou por financiamento há 23 anos a casa própria. “Estava no tempo de casar e tinha que arranjar onde morar”, relembra Evanildo. Hoje, já com netos, ele não pensa em trocar de residência. “O melhor é a amizade mesmo. Quando aparece qualquer confusão a gente se ajeita por aqui mesmo”.

Mas o contentamento dos moradores vai pouco além da cordialidade com os vizinhos. Em visita na manhã de ontem, O POVO ouviu reclamações de ruas esburacadas, poucos espaços de lazer e falta de médicos no posto de saúde. “É mais de 50 pessoas para uma doutora só. E não tem remédio”, desabafa Reginaldo Moura, 46, aguardando aposentadoria depois de um AVC.

Sem planejamento

O secretário de Infraestrutura e Urbanismo de Caucaia, José Marques Neto, reconhece que os bairros da grande Jurema cresceram sem planejamento. “A população foi chegando e não tem como voltar atrás. Chegar com a infraestrutura depois fica mais complicado”, pontua.

De acordo com o secretário, o plano diretor do município é de 2001 e ainda está em processo de revisão. Apesar disso, o secretário vislumbra crescimento do município para outros lados. Para Neto, obras como refinaria e siderúrgica devem reorganizar a distribuição populacional em Caucaia. “Esperamos que o crescimento seja em direção ao Pecém. Devem ser consolidados distritos industriais nas BR-222 e 020 que devem atrair a população”, projeta.

A doutoranda em Geografia pela Uece, Glauciana Telles, lembra que o crescimento da Jurema coincide com a concentração da população pobre de Fortaleza na região Oeste. “Bairros como o Parque Guadalajara nasceram da retirada de moradores de áreas invadidas no bairro da Bela Vista”, conta. Segundo ela, esse processo de ocupação do distrito de Jurema começou no fim da década de 1980.

Ela cita que a maioria das habitações foram compradas via financiamento de até 20 anos por meio da extinta Companhia de Habitação do Ceará (Cohab). Mesmo com pouco espaço, empreendimentos do programa “Minha Casa Minha Vida” são construídos na entrada do Nova Metrópole.

A pesquisadora do processo de metropolização lembra que o mesmo fenômeno se deu em cidades como Maracanaú. “80% da população da Jurema trabalha em Fortaleza. Nessa regiões se concentra a massa trabalhadora da Região Metropolitana”, aponta. Para Glauciana, a ocupação se deu sob a lógica da “maximização dos espaços”. “Eram bairros só para pessoas voltarem depois do trabalho”, ressalta.

Bairros mais populosos

N.Metrópole (Caucaia) 22.941, Araturi (Caucaia) 20.343, Parque Potira (Caucaia) 20.231, M. Rondon (Caucaia) 19.803, Centro (Sobral) 19.662, Pajuçara (Maracanaú) 18.621, João Cabral (Juazeiro) 17.859, Cidade (Sobral) 16.917, Sumaré (Sobral) 16.060, Pirajá (Juazeiro) 14.800.DA POPULAÇÃO DE CAUCAIA ESTÁ CONCENTRADA EM UM ÚNICO BAIRRO: NOVA METRÓPOLE. DEPOIS DE TANTA EXPANSÃO, JÁ SE FALA EM METRÓPOLE 1, 2, 3, 4 E 5



Thiago Mendes, O Povo, via CaucaiaOnline

Presidente do PT Nacional elogia gestão Luizianne Lins e reafirma importância de Fortaleza para 2012

Em visita a Fortaleza nesta quinta-feira (30.06), o presidente do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, elogiou a gestão petista da Capital e ressaltou a melhoria na qualidade de vida da população e as grandes obras da Prefeitura

"Eu, como presidente do PT, estou impressionado e orgulhoso com as mudanças de Fortaleza na gestão da prefeita Luizianne Lins. Primeiro, foi o foco na questão social, e, depois, o investimento em grandes obras. Eu tinha informações sobre Fortaleza, mas hoje eu vi algumas obras, vi o Cuca e tive acesso a índices impressionantes de redução da mortalidade materna, da mortalidade infantil, e da melhoria da saúde e da educação”, disse Rui Falcão, presidente do PT Nacional, durante a visita à cidade nesta quinta-feira.


Rui Falcão, que tava acompanhado de Elói Pietá, secretário-geral, Paulo Frateschi, secretário de Organização, João Vacari, secretário de Finanças, e Francisco Campos, chefe de gabinete do presidente, explicou que a vinda a Fortaleza tinha dois objetivos: cumprir uma agenda de visitas a várias cidades do País e prestar solidariedade à prefeita Luizianne Lins. “Queremos duas coisas aqui: aproximar o PT Nacional das bases do Partido e prestar a nossa solidariedade incondicional à prefeita, que mesmo com esse trabalho que vem fazendo, está sofrendo uma dura campanha contra a imagem dela”.

Quanto às eleições de 2012, o presidente do Partido reafirmou que Fortaleza, por ser a maior capital brasileira governada pelo PT, é uma das prioridades para 2012. “Temos bons nomes em Fortaleza e, no momento oportuno, discutiremos quem será o candidato. O importante é que ele represente o consenso do partido e dos aliados. O fundamental é ampliar as prefeituras e vereadores do PT em todo o País”.

Já a prefeita e presidenta do PT Ceará, Luizianne Lins, afirmou que a partir da próxima semana, o partido vai começar a discutir as pré-candidaturas. “Será dado um prazo para que as pessoas confirmem a pré-candidatura ou retirem o nome”, disse.

A agenda da comitiva do PT Nacional começou às 10h no Paço Municipal, onde a prefeita apresentou os principais projetos da Prefeitura e discutiu conjuntura política. Em seguida, foi realizada uma visita ao Cuca da Barra do Ceará e ao Projeto Vila do Mar. Por último, houve um almoço e uma coletiva de imprensa no Marina Park. Também participaram da programação, além dos membros das Executivas Nacional e Estadual, o presidente do PT Fortaleza, Raimundo Ângelo, os vereadores Acrísio Sena e Guilherme Sampaio, o secretário das Cidades, Camilo Santana, o deputado estadual Antônio Carlos, os deputados federais Artur Bruno e José Guimarães, e o senador José Pimentel.

Fonte: http://www.ptceara.org.br/noticias/texto.asp?id=4730&current=INSTITUCIONAL

domingo, 3 de julho de 2011

ProJovem Urbano terá mudanças

O Ministério da Educação anunciou a criação de novas vagas para o Programa no início de 2012


Brasília. Criado no governo Lula, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano) vai ser reformulado e deixará de atender neste ano 130 mil novos participantes. A criação das vagas tinha sido prevista pela Secretaria Nacional de Juventude, responsável pelo ProJovem Urbano, mas foi suspensa após transferência do programa ao Ministério da Educação na semana passada. Novas turmas deverão ser abertas só em 2012.

A decisão foi tomada nas últimas semanas, com o aval da presidente Dilma Rousseff. O governo considera que o programa tem falhas e precisa ser melhorado. Subordinada à Secretaria Geral da Presidência, a Secretaria Nacional de Juventude ficará responsável pelas atuais turmas, que entraram em 2010 e poderão concluir as atividades este ano.

O ProJovem Urbano é voltado à população de 18 a 29 anos que não concluiu o fundamental. Em 18 meses, os jovens fazem supletivo, recebem qualificação profissional e bolsa de R$ 100 mensais. O governo federal cobre as despesas diretas, mas estados e municípios são responsáveis por instalações e pessoal de apoio.

Em nota, os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, informaram que a abertura de novas turmas será feita no início de 2012, já sob a coordenação do MEC. O objetivo, diz o texto, é "garantir a atualização, o aperfeiçoamento e a expansão do programa".

Um grupo de trabalho definirá a nova abordagem. "Com isso, sua potencialidade já demonstrada poderá ser plenamente realizada, ampliando expressivamente sua abrangência e aperfeiçoando sua execução", diz a nota conjunta.

O anúncio da transferência do ProJovem Urbano para o MEC foi feito após a demissão da coordenadora nacional do programa, Maria José Vieira Féres. Ela deixou o governo semana passada. Maria José estava no cargo desde a criação do ProJovem, em 2005, quando o foco eram os moradores das capitais. Em 2008, o programa foi desmembrado em quatro ações e Maria José ficou com o ProJovem Urbano, que é carro-chefe do ProJovem.

Em carta de despedida, ela disse que mais de 200 mil pessoas foram atendidas com êxito. Procurada, apenas declarou: "O governo decidiu que o ProJovem vai para o MEC".

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1005740

sábado, 2 de julho de 2011

Quem são os formalizados no Ceará?

Começou a vigorar em 1º de julho de 2009 a Lei do Empreendedor Individual (EI). De lá pra cá, cerca de 35 mil pessoas já se cadastraram no Ceará. Sebrae lança estudo sobre o perfil dos novos formalizados no Estado









De mãe para filha, a arte com linha, agulha e tecido chegou a Rosa Paz de Farias, 46. A princípio, era um hobbie. Mas o artesanato passou a ser sua atividade produtiva.


Rosa atuava no ramo há 15 anos informalmente. Há um ano, ela se formalizou no programa do Empreendedor Individual (EI), cuja lei faz dois anos de vigência hoje.

Assim como Rosa, 35.278 pessoas ingressaram no programa Empreendedor Individual no Ceará, até ontem, 30. A informação é do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE), que divulgou um estudo do perfil do EI.

A mestre-artesã, como Rosa prefere ser chamada, trabalha com bordado ponto cruz. Como ela, cerca de 59% dos EI no Estado aprenderam suas atividades na prática – observando o trabalho dos outros, com familiares, em empregos anteriores ou por conta própria. Aprenderam por meio de curso, 24% dos entrevistados.

Rosa trabalha a maior parte do tempo em casa, produzindo seu artesanato. Atuar na própria residência é prática de 55% dos novos formalizados da categoria. Somente 25% operam seu negócio em escritório ou estabelecimento comercial. Outros 13% disseram trabalhar na rua.

Ainda segundo a pesquisa, 48% dos EI no Estado possuem qualificação de ensino médio ou técnico completo; 20% fundamental completo e 16% fundamental incompleto.

Formação

E formação é o que Rosa quer para o futuro. Ela pretende fazer fazer uma faculdade na área de designer. “A gente não pode parar. Colocar a arte que tenho no mundo de amanhã e fazer com que as pessoas se conscientizem que o artesanato é uma fonte de renda e que a pessoa pode acreditar e ser feliz”, disse.

Motivação

Os formalizados passam a ter direito a auxílio-doença, aposentadoria por idade, salário-maternidade após carência, pensão e auxilio reclusão.

Mas os benefícios sociais não são o que os pretensos formalizados mais procuram. Conforme o estudo, 61% das pessoas tiveram como principal motivo da formalização algum aspecto relacionado ao seu negócio, como emitir nota fiscal, conseguir empréstimo e de vender para o governo.

Para o superintendente do Sebrae-CE, Carlos Cruz, isso é um dado positivo, apesar de surpreendente. “Isso indica as necessidades que os empreendedores de terem apoio das instituições”, começou.

A motivação é econômica é maior mesmo a pesquisa apontando 91% dos EI não recebiam nenhum benefício social anteriormente. Já 4% eram beneficiários do Bolsa-Família; 4% recebiam Seguro-Desemprego e 1% recebia aposentadoria. Cerca de 36% dos entrevistados tiveram como motivação principal a obtenção dos benefícios do INSS.

O Sebrae-CE realiza até amanhã a Terceira Semana do Empreendedor Individual. O principal objetivo é capacitar os novos formalizados. Tendas de atendimento estão montadas na Praça do Ferreira , no Centro de Fortaleza; na Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte e na Praça Cuba, em Sobral

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

Cerca de 120 dos 184 municípios do Ceará aderiram ao EI. Um dos argumentos contrários é o medo das prefeituras de perder em arrecadação. Mas como vão perder se os EI eram informais e não pagavam tributos?

NÚMEROS

91
POR CENTO

Dos empreendedores individuais não recebiam benefício social antes

55
POR CENTO

Dos novos formalizados atuam com negócio na própria residência

BENEFÍCIOS PARA O EI

Um dos principais benefícios para os empreendedores individuais formalizados é a cobertura previdenciária para o empreendedor e sua família (auxílio-doença, aposentadoria por idade, salário-maternidade após carência, pensão e auxilio reclusão), com contribuição mensal reduzida - 5% do salário mínimo, hoje R$ 27,25.

A contratação de funcionários também é facilitada para o empreendedor. Ele pode registrar até um empregado, com baixo custo, de 3% Previdência e 8% FGTS do salário mínimo por mês, valor total de R$ 59,95. O empregado contribui com 8% do seu salário para a Previdência.

A burocracia é reduzida e a empresa é isenta de taxa do registro e concessão de alvará para funcionamento. É necessário apenas fazer uma única declaração por ano sobre o seu faturamento, que deve ser controlado mês a mês.

A lei permite a união de pequenos empreendedores para compras em conjunto através da formação de consórcio de fins específicos.

Com a formalização, o empreendedor poderá obter crédito junto aos bancos, principalmente bancos públicos, que dispõem de linhas de financiamento com redução de tarifas e taxas de juros adequadas.


Andreh Jonathas
andreh@opovo.com.br


Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2011/07/01/noticiaeconomiajornal,2262271/quem-sao-os-formalizados-no-ceara.shtml

A Igreja Batista em Araturi promove palestra: Vida Plena e Meio Ambiente

A 2ª Igreja Batista em Araturi tem a honra de convidar a V.Sa. para participar do debate com o tema: “Vida Plena e Meio Ambiente”Divisa: Romanos 8:21-22


Participação do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia

Dia:02 de julho de 2011(sábado)

Horário :19h

Local: 2ª Igreja Batista em Araturi

Endereço: Rua W 12 nº 135 Araturi



sexta-feira, 1 de julho de 2011

Encontro petista - dirigentes defendem a aliança

Presidente nacional do PT diz em Fortaleza que a agremiação vai trabalhar para manter a aliança que o partido tem na Capital


A discussão sobre o candidato do Partido do Trabalhadores à Prefeitura de Fortaleza será feita no momento apropriado e o partido vai conversar com os seus aliados no plano nacional e no Estado para manter a aliança existente. A declaração é do presidente nacional do PT, Rui Falcão, em visita a Fortaleza, ontem. Segundo ele, ainda é muito cedo para tratar desse assunto, até porque a prefeita Luizianne Lins tem mais um ano e meio de mandato.

Integrantes da executiva nacional do PT visitaram Fortaleza, ontem, dentro da proposta do presidente nacional, Rui Falcão, de visitar todos os Estados para uma maior interação com as bases da agremiação.

O grupo, constituído pelo presidente Rui Falcão; secretário geral, Eloi Pietá; Paulo Frateschi, secretário de organização; João Vacari, secretário de finanças e; Francisco Campos, chefe de gabinete da presidência tomou o café da manhã com a prefeita, no Paço Municipal, visitou obras da Prefeitura e almoçou com lideranças do partido, após o que foi concedida coletiva à imprensa.

O objetivo das visitas é dar dimensão nacional ao PT, descentralizar e marcar mais a presença da direção junto às bases, revelou Rui Falcão, informando que neste sábado, com dois meses de gestão, completa 13 visitas a capitais, e no segundo semestre conclui o roteiro das capitais para passar a visitar outras regiões como o Cariri cearense, o entorno de Recife e Vitória na Bahia, por exemplo.

Integração

"Isso não é apenas uma preparação para 2012, é também, mas é um processo de fortalecimento, integração e elevação da qualidade da direção do PT e da sua aproximação com as bases partidárias", afirma.

Falcão revelou também que Fortaleza é prioridade para o partido em função do trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo em prol da cidade e pela visita que a direção está fazendo. Esclareceu que o partido tem um processo democrático de escolha de candidaturas, que não é o momento ainda, pois o partido não está discutindo escolha de candidatos agora. Então, o diretório estadual vai traçar um calendário e vai haver um processo de escolha e nesse processo quer manter as alianças existentes no Estado.

Na Reforma Política, as linhas centrais da proposta do PT dizem respeito ao financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais, lista de candidatos que não será fechada, fim das coligações proporcionais, fidelidade partidária e ampliação da participação popular por meio de plebiscitos, referendos e consultas.

Interrogado se durante a votação da Reforma Política o partido vai fechar questão sobre esses pontos, disse que o diretório nacional autorizou a executiva a acompanhar as ações da bancada, permitindo aqui e ali flexibilizar para que haja uma maioria mais tranquila no Congresso Nacional.

Bancada

Em relação ao Governo Dilma Rousseff, disse que não está havendo defecção na bancada, pois ela tem votado de maneira unida a favor das matérias de interesse do Executivo. Para ele, a única derrota sofrida pelo Governo foi em relação à emenda 164 ao projeto do Código Florestal, que está sendo diluída no Senado e caso não mude será vetada porque "nós não vamos admitir anistia para os desmatadores". Embora o Governo não tenha sofrido outras derrotas alguns petistas votaram contra a proposta do Governo para o salário mínimo.

Integrantes

Do café da manhã com a prefeita também participaram os deputados federais Artur Bruno e José Nobre Guimarães, que também integra a executiva nacional, o vice-presidente do diretório estadual Joaquim Cartaxo e o vereador Guilherme Sampaio. Na ocasião a prefeita apresentou projetos e obras que estão sendo realizadas ou já foram concluídas como é o caso do Cuca da Barra do Ceará, e o Projeto Vila do Mar, onde foi feita uma visita no início da tarde, antes do almoço.

Na entrevista coletiva, repetiu o interesse do partido em manter, em Fortaleza, no próximo pleito, a aliança firmada para o pleito de 2010. Por seu turno, a prefeita Luizianne Lins anunciou que na próxima semana, a direção do partido, compreendendo Estado e Município de Fortaleza, para permitir que os seus filiados interessado em participar da disputa do próximo ano manifestem seu desejos que, na época oportuna poderão ser confirmados ou não.

Senador Pompeu

No que diz respeito ao caso de Antônio Teixeira (PT), prefeito da cidade de Senador Pompeu e acusado de desviar dinheiro público e fraudar licitações, cuja prisão preventiva há dias foi decretada pelo Tribunal de Justiça do Ceará, Luizianne citou a instalação da Comissão de Sindicância, composta por três membros da executiva estadual, que visitará o diretório de Senador Pompeu e apresentará um relatório, na próxima quarta-feira, na reunião do grupo. Só depois é que a direção do partido pode oficialmente abrir o procedimento de expulsão do prefeito, segundo alguns petistas.

Segundo Luizianne, que soube, durante a coletiva, da prisão de Antônio Teixeira no Quartel Central do Corpo de Bombeiros do Ceará, na madrugada de ontem, é importante que agora o partido escute o prefeito para saber o que aconteceu e qual será a explicação dele. "Não podemos julgar sem antes ouvir. Nem sempre uma acusação procede", disse.

Por seu turno, o presidente nacional do partido, Rui Pimenta, acredita que o caso de Senador Pompeu não vai interferir no voto dos fortalezenses. As "pessoas são falíveis, mas o PT apura e pune, diferente daqueles que colocam embaixo do tapete". O senador José Pimentel integrou-se à comitiva nacional petista em Fortaleza, só na segunda parte da visita.

A conversa dos petistas, na parte da manhã, no Gabinete da prefeita Luizianne Lins não pode ser acompanhada pelos jornalistas.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1004897