sábado, 21 de maio de 2011

Sucessão municipal em Caucaia

Começa a aparecer pré-candidatos ao posto mais cobiçado do município de Caucaia, o de prefeito. A um ano e meio da eleição de 2012, surgem políticos que já governaram esse município postulando a possibilidade de sairem candidatos novamente na próxima eleição municipal. Entre eles está a ex-prefeita de Caucaia e atualmente Deputada Estadual, Inês Arruda (conforme noticiado pelo site http://www.caucaiainfoco.com.br/news.php).

A deputada conseguiu aprovar requerimento para que os deputados visitem Caucaia para apurar denúncias referentes a saúde no município, conforme o site http://tvdacaucaia.blogspot.com/2011/05/deputados-verificarao-descaso-com-saude.html.

Podemos lembrar o jornalista Neno quando ele diz "Ora, mais menino". A gestão do prefeito Washington Gois está no seu terceiro ano e assumiu justamente o comando da prefeitura deixada pela então candidata Inês Arruda que tentava a reeleição e que teria deixado a prefeitura sucateada para o seu sucessor conforme foi noticiado pela imprensa na época.

O poder da chamada "família Arruda" em Caucaia tinha sofrido um duro golpe na eleição de 2008. E, para completar o golpe de misericórdia, na eleição de 2010, o então deputado federal  conhecido como Zé Gerardo, o deputado com o maior número de processos na história da legislatura não pode concorrer a reeleição porque foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa e candidatou seu filho para deputado federal e sua esposa Inês Arruda a deputada estadual. Resultado, nenhum dos dois foram eleitos, mas como o governador chamou alguns deputados eleitos para compor o governo estadual, a candidata Inês Arruda que era suplente da coligação assumiu como deputada estadual.

A gestão do Dr. Washington tem seus problemas, mas é considerada pelos servidores públicos como aberta ao diálogo com eles, o que não ocorria com a gestão anterior que, segundo o sindicato dos servidores, era perseguidora daqueles que não eram da base de apoio. Inclusive perseguiu os diretores do sindicato dos servidores e retirou o desconto em folha dos servidores que eram filiados ao sindicato para desestabilizar as lutas em favor das melhores condições de trabalho.

Muitos investimentos estão sendo feitos em Caucaia e gerando emprego e renda para os moradores que antes tinham que procurar em prego em Fortaleza. O centro de Caucaia está cheio de lojas que se instalaram recentemente. Está sendo construído o primeiro Shopping de Caucaia que abrirá mais de mil vagas de emprego e tem previsão para ser inaugurado em dezembro deste ano. A Petrobras abrirá 1.200 vagas para trabalhadores do Porto do Pecém este ano por causa da instalação da siderurgica em parceria com a Secretaria do Trabalho Emprego e Empreendedorismo de Caucaia. O mercado de Caucaia será reformado para poder atender melhor aos caucaienses.

Na área da saúde, com todos os problemas de infra-estrutura e de servidores, agora o cidadão pode colher material para fazer exames médicos no próprio posto de saúde do seu bairro evitando se deslocar até o hospital municipal para fazê-lo. Novos postos de saúde serão construídos pela prefeitura com recursos federais.

Na Assistência Social, o bolsa família tem sido ampliado para mais famílias que necessitam desse benefício e são oferecidos cursos gratuitos para beneficiários do bolsa família para se qualificarem para entrarem no mercado de trabalho.

Mas ainda é cedo para avaliar a gestão do prefeito Washington Gois porque ainda falta um ano e meio. No entanto, a política em Caucaia é muito ativa e as velhas famílias que perderam o poder agora querem novamente voltar ao poder e o distrito da Grande Jurema que detém a metade da população de Caucaia vai ficar no meio do fogo cruzado. Esse mesmo distrito postula a sua emancipação de Caucaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário