segunda-feira, 30 de maio de 2011

Descoberta da Aids completa 30 anos

A Aids foi descoberta há trinta anos e já provocou 30 milhões de mortes
A Aids, uma doença ainda sem cura, foi descoberta há trinta anos e já provocou 30 milhões de mortes, transformou o mundo, gerou um investimento financeiro exemplar, uma mobilização em larga escala e avanços médicos espetaculares.

Há 30 anos, no dia 5 de junho de 1981, o Centro de Controle de Doenças de Atlanta, nos Estados Unidos, descobriu em cinco jovens homossexuais uma estranha pneumonia que até então só afetava pessoas com o sistema imunológico muito debilitado.

Um mês depois, foi diagnosticado um câncer de pele em 26 homossexuais americanos e se começou a falar de "câncer gay".

No ano seguinte, a doença foi batizada com o nome de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Sida, em inglês Aids.

Em 1983 uma equipe francesa isolou o vírus transmitido pelo sangue, secreções vaginais, leite materno ou sêmen, que ataca o sistema imunológico e expõe o paciente a "infecções oportunistas" como a tuberculose ou a pneumonia.

Os 30 anos de Aids que fizeram milhões de vítimas, também foi uma época de grandes êxitos contra o vírus. Em 1996, com o desenvolvimento dos anti-retrovirais, a doença mortal passou a ser uma enfermidade crônica.

O Fundo Mundial, criado em 2002, já distribuiu 22 bilhões de dólares em subsídios e um "programa de urgência" foi organizado nos Estados Unidos.

"A Aids mudou o mundo; uma novo relação social foi criada entre os países do norte e do sul de maneira que nenhuma outra doença já tinha provocado", destacou Michel Sidibé, diretor da ONUAIDS.

A sua maneira, os doentes participam também na luta e se transformam em "pacientes experts", que relatam aos especialistas sua experiência, definem as necessidades e anotam os efeitos indesejáveis dos tratamentos, segundo Bruno Spira, presidente da associação Aides.

A Aids tem matado menos, no entanto ela não desaparece. Pelo contrário, o número de pessoas infectadas tem aumentado nos últimos anos, exigindo mais pesquisas, mais tratamentos e mais dinheiro.

Por enquanto, apenas uma em cada três pessoas que necessitam de tratamento tem acesso às drogas. Ainda pior é que para cada duas pessoas que iniciam o tratamento, cinco outras pessoas são contaminadas.

Os esforços agora são direcionados para a prevenção com novos métodos: a circuncisão, que segundo pesquisas ainda não conclusivas podem diminuir as chances de contágio; um gel microbicida para as mulheres e o tratamento dos doentes que diminui em mais de 90% as chances de transmissão do vírus.

No entanto, mesmo com trinta anos de pesquisas, e muitos investimentos, ainda não há cura e a Aids está longe de ser vencida.

Sem contar o fato que, segundo o Fundo Mundial, os financiamentos previstos para os próximos anos são claramente inferiores às necessidades.

Além disso, dois terços dos soropositivos no mundo desconhecem a própria doença e disseminam o vírus. Na França, por exemplo, uma pesquisa revelou que 18% dos clientes de bares e saunas gays estão contaminados e 20% destes desconhecem.

Socialmente, a Aids ainda é uma doença pouco comum, e muitos preferem ignorá-la. "Ainda assim, como há 30 anos, é difícil reconhecer uma 'doença vergonhosa', que não quer ser discutida mostrada falada e examinada", diz Bruno Spire, também portador do HIV.

"A Aids foi a maior epidemia do século XX e é a maior do século XXI", afirma por sua vez o professor Jean-François Delfraissy, da Agência de Pesquisa sobre a AIDS. 


Fonte: http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/saude/2011/05/30/noticiasaude,2250700/descoberta-da-aids-completa-30-anos.shtml

As queridinhas de Caucaia

O futebol feminino no Brasil pode não ter ainda o reconhecimento que merece, mas se depender da torcida do Caucaia Esporte Clube  esse “quase” paradigma será mudado. O time feminino é o orgulho da cidade e é tratado com toda atenção e carinho necessários. Afinal, não é para menos. Elas são bicampeãs cearenses, títulos conquistados nos campeonatos de 2008 e 2009 e, atualmente, lideram com folga o Cearense 2011, com 15 pontos ganhos e nenhum perdido. São cinco vitórias em cinco rodadas, com 29 gols prós e apenas dois contra. As meninas, vibram os torcedores, estão dando mais motivos para comemorar do que o time masculino, agora na terceirona do campeonato cearense do próximo ano depois de uma péssima campanha esse ano e terminar como laterninha da 2ª divisão.
Já as meninas são só alegria. A artilheira do campeonato também é do Caucaia: Rhayanna, com seis gols marcados. A meio campista  é a revelação da equipe e com 17 anos segue o exemplo de Marta e Cristiane. Seu sonho, é claro, como toda jogadora de futebol do país, é a seleção brasileira. E pelo que ela joga, isso não está longe de acontecer. O técnico da seleção,  Kleiton Lima, em visita recente à Fortaleza, anotou em seu caderninho, o nome da craque cearense. Rhayanna começou a carreira aos 13 anos no Fortaleza, onde foi campeã cearense no ano passado. O título foi disputado exatamente contra o Caucaia e o time do tricolor de aço ganhou por 2×1.
O time formado por Vanderléia, Vevé, Rochelle, Luanda, Bel, Erika, Sheila, Rhayanna, Flávia, Vivi e Rhayssa tem apoio total da torcida que costuma encher o Estádio Raimundo de Oliveira, o Raimundão, atualmente em obras, durante seus jogos. Na Copa do Brasil de 2009, numa partida contra o Sport Recife, cinco mil pessoas encheram as dependência do estádio. Foi bonito de ser ver.
As Belas no Esporte visitaram as meninas na semana passada, durante treino no campo da Associação dos Funcionários da Empresa Vitória (AFEV) e constataram que a admiração e amor pela equipe levam muita gente até para os treinamentos. Elas são consideradas, sem pejorativos, as queridinhas de Caucaia e se preparam com muito empenho para manter o currículo invejável de vitórias e conquistas. Ser campeãs da Copa do Brasil da categoria é a principal meta das jovens craques. Antes disso, levantar a taça do Cearense desse ano o primeiro objetivo.
O presidente do clube, Eudes Caucaia, conta que o time feminino começou em 16 de abril de 2004 e com pouco tempo de fundação, a equipe só tem dado alegrias ao município. Tanto que a Prefeitura de Caucaia é a principal apoiadora das garotas. Eudes lamenta a  falta de incentivo dos chamados “grandes” do futebol cearense, como Ceará, Fortaleza e Ferroviário, que deixaram de investir no futebol feminino. “O campeonato estadual já contou com 12 equipes e agora somente seis disputam o título”. São eles: Caucaia, Guarany de Sobral, Pacatuba, Horizonte, Messejana e Juventus.
O técnico Jardel Rocha conta que o trabalho com as meninas caucaienses vai além do preparo físico e técnico. O psicológico, diz ele,  também pesa muito assim como para os homens. “No entanto, o organismo da mulher é diferente e precisa de maior cuidado e respeito. Trabalhar com elas é muito bom e tem me deixado bastante satisfeito com o desempenho de todas dentro e fora de campo”.
Tanto ele quanto o presidente Eudes Caucaia defendem a criação do Campeonato Brasileiro, aos moldes do Brasileirão, para as mulheres. “A Copa do Brasil é curta e em dois jogos o time pode ser desclassificado. Em uma competição mais longa, a visibilidade é maior e várias jogadoras podem se destacar, independente de onde atuam”, afirmam.
Outro destaque do time, a atacante Vivi, de 24 anos, com quatro gols na competição, já foi artilheira da equipe diversas vezes e, apesar da pouca idade, já é uma das mais experientes da equipe. Desde os 12 anos no futebol, essa tourina mostra força e personalidade ao analisar as chances de seu time no Cearense desse ano. “Estamos no caminho certo. Vamos ganhar esse ano sim”. Ela lamenta o pouco incentivo que o futebol feminino tem no Brasil. “Craques como Marta, cinco vezes a melhor do mundo, e outras como a Cristiane, sofrem com a situação, imagine as jogadoras que atuam fora do eixo São Paulo e Rio de Janeiro”.
Independente disso, Vivi acredita que a Seleção Brasileira tem muitas chances de conquistar o primeiro título mundial. As brasileiras vão disputar a Copa do Mundo, que será realizada na Alemanha, de 26 de junho a 17 de julho. “Esse será o ano da Marta, com certeza”, assegura.
A admiração pela melhor do mundo motiva a atacante caucaiense. Mas a número 11 das Sereias da Vila e também da Seleção Brasileira, Cristiane, é  para ela, a jogadora a ser seguida como exemplo. “Me espelho nela para jogar. Cristiane é uma das melhores do mundo, sem dúvida”, afirma.
O treino das meninas é puxado. Começa às 14 horas e só termina a noitinha. No entanto elas não reclamam e até ensaiam as comemorações de gols, demonstrando a união e foco do grupo. O Cearense 2011 está em andamento. Serão 12 rodadas classificatórias e as duas melhores equipes vão disputar o título estadual numa melhor de duas partidas. Caucaia lidera, seguida pelo Guarany de Sobral, que mesmo perdendo a última partida para o Pacatuba, por 3 a 2, mantêm a segunda posição na tabela, com nove pontos ganhos. O Pacatuba possui o mesmo número de pontos, mas perde no saldo de gols. Messejana ocupa a quarta colocação, com três pontos, seguido pelo Horizonte. Na laterna, a equipe do Juventus que ainda não conquistou nenhum pontinho.
A sexta rodada do campeonato será realizada no próximo  fim de semana. No sábado, dia 4, o Pacatuba recebe o Guarany de Sobral, no Estádio Alberto Sobrinho. No domingo, o Messejana enfrenta o Horizonte, no Clenilsão, em Horizonte e, fechando a rodada, o Caucaia joga contra o Juventus. Boa sorte para todas as equipes. Lembrando que a equipe campeã cearense irá representar o Ceará na Copa do Brasil 2011. Quem ganhar a competição nacional parte para a Libertadores.

Veja a entrevista completa:

sábado, 28 de maio de 2011

Deputado Antonio Carlos promove seminário sobre Juventude e Trabalho

 O deputado estadual Antonio Carlos também é líder do Governo na Assembleia Legislativa
Foto: Paulo Rocha







O mandato Voz da Nossa Gente, do deputado Estadual Antonio Carlos (PT), promoveu nesta quinta feira (26.05) o Seminário "Juventude e Trabalho - A crítica ao trabalho indecente", com o sociólogo e assessor político da CUT Nacional, Anderson Campos

O seminário foi realizado às 14h, no Auditório Manoel de Castro do Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa do  Ceará.
O mundo do trabalho é, frequentemente, alvo de investigações acadêmicas ou de esforços descritivos que buscam compreendê-lo melhor, nas particularidades de cada momento histórico, e assim, instrumentalizar a militância sindical para os embates da luta de classes. O Seminário "Juventude e Trabalho - A crítica ao trabalho indecente" abordou temas atuais como a questão do estágio, as políticas públicas de proteção social da juventude e a sindicalização de trabalhadores/as desta faixa etária.

Para contribuir com o debate, o deputado Antonio Carlos convidou o sociólogo, Anderson Campos, especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo pelo Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho, da Unicamp e assessor da secretaria de Juventude da CUT, para debater o tema com a sociedade. Anderson é autor do livro Juventude e ação sindical: Crítica ao trabalho indecente, que questiona de qual forma se dá a inserção dos jovens no mercado de trabalho e os impactos dessa presença para a luta por "trabalho decente", bandeira do movimento sindical em defesa de direitos trabalhistas e contra a flexibilização, precarização e informalização do trabalho.

Fonte: http://www.ptceara.org.br/noticias/texto.asp?id=4663&current=INSTITUCIONAL

TROCA DE ACUSAÇÕES Petistas reagem a discurso tucano

Antônio Carlos respondeu as críticas de Fernando Hugo, 
demonstrando indignação com as declarações
FOTO: ALEX COSTA
 
Estão cada vez mais comuns as divergências entre integrantes do PSDB e do PT na Assembleia Legislativa
O comentário do deputado Fernando Hugo (PSDB) sobre o fato de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamar o ministro Antônio Palocci de Pelé, para ressaltar as suas qualidades políticas, gerou reação dos petistas que acompanhavam a sessão ontem, na Assembleia Legislativa. "É muita esculhambação comparar o astro do futebol, com o ministro que tem a ficha mais suja que qualquer detento do IPPS", disparou o tucano.

Fernando Hugo não poupou críticas ao PT, partido que considera pecar pela corrupção, embora diga não poder afirmar que todos os bandidos estão no Partido dos Trabalhadores. "Nunca um partido comandou tanta roubalheira. Não estou dizendo que o inferno é no PT, mas quero alertar à população sobre essa corrupção", destacou.

O deputado Antônio Carlos (PT) revidou. Para o petista, Fernando Hugo foi muito "duro" em seu discurso e generalizou. "O PT é feito por pessoas honestas. Se há desvios, eles são apurados. Existe ainda o povo que acaba sendo o juiz final, e o projeto do PT foi eleito, reeleito e agora foi mais uma vez eleito com a Dilma", defendeu.

Antônio Carlos disse que respondeu as críticas do tucano como vice-presidente estadual de seu partido, avaliando que o pronunciamento de Fernando Hugo é uma disputa de hegemonia entre o bloco popular democrático, formado pelos partidos de esquerda, e o bloco da chamada "elite".

Exclusão
Sem citar governos passados, o petista alegou que durante muito tempo o País sofreu com a exclusão e sem oportunidades, principalmente para a classe trabalhadora. Agora, aponta, há várias ofertas de cursos superiores e tecnológicos, lembrando que 35 milhões de brasileiros saíram da pobreza e passaram para a classe média.

Na sua avaliação, enquanto no Governo do ex-presidente tucano, Fernando Henrique Cardoso, muitos casos de corrupção não foram apurados, desde a administração de Lula que a Polícia Federal vem trabalhando com mais liberdade, assim como a Imprensa.

Antônio Carlos enfatizou ainda algumas personalidades do seu partido, destacando o ex-deputado federal José Genoíno, um dos cearenses líderes da agremiação, ressaltando as suas qualidades de homem público.

Investigação
O deputado Francisco Pinheiro (PT) também foi em defesa da sua legenda, embora tenha destacado que expressaria seu pensamento e não o do partido. Ele lembrou que na época de Fernando Henrique Cardoso houve a extinção da Comissão Especial de Investigação em 1995.

Seis anos depois, em 2001, temendo a instalação de uma CPI da Corrupção, Pinheiro disse que o então presidente Fernando Henrique conseguiu desviar a atenção da sociedade, criando a Controladoria Geral da União (CGU) que segundo o deputado petista, servia para abafar as denúncias contra o governo tucano.

Conforme Pinheiro, muitos dizem que a corrupção aumentou, mas no seu entendimento, ela apenas está sendo, agora, publicizada. "Os casos passaram a ser apurados", ressaltou. Em relação as criticas endereçadas ao ministro Palocci, Pinheiro entende que é uma forma de atingir a administração da presidenta Dilma Rousseff.

TERRITÓRIOS NO INTERIOR Acordo define limites de Municípios

Convênio entre Assembleia Legislativa, IBGE e Ipece possibilita definição de novas áreas entre cidades no interior
Canindé Um acordo entre os prefeitos de Tejuçuoca, Edilardo Eufrásio, e de Itapajé, padre Marques Mota, definiu os limites territoriais dos dois Municípios. O acordo será homologado no dia 6 de junho, na Assembleia Legislativa, junto a mais 16 cidades. O presidente da Comissão Especial para definir limites do Ceará, deputado Neto Nunes, presidiu em Tejuçuoca reunião preparatória para homologação do ato de consenso.

O trabalho faz parte de um convênio entre a Assembleia, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e o Instituto de Pesquisas e Estratégias Econômicas do Ceará (Ipece), após levantamentos dos dados e pesquisa de campo que definiu como será, a partir de agora, os limites dos dois vizinhos.

De acordo com o presidente da Comissão de Criação de Novos Municípios da Assembleia Legislativa, Luis Carlos Mourão Maia, o convênio teve o objetivo de rever as divisas intermunicipais e detectou áreas de indefinições de limites em torno de 47 Municípios.

"Em algumas áreas é apenas descritor, ou seja, a descrição do limite entre as cidades, que está fora de linha´´, é o caso de Tejuçuoca e Itapajé, que agora terão um mapeamento feito por GPS. A medida garantirá oficialmente o direito sem perda de cada um´´, explicou Mourão. Após estudos técnicos, a população de Tejuçuoca aumentou em 384 habitantes, o suficiente para tirar o Município da condição de 1.0 na escala do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para 1.2, melhorando a receita mensal da cidade que mais cresceu nos últimos oito anos no Vale do Curu.

"Depois desse acordo, a cidade do Bode irá ter direito, por ano, a uma receita de R$ 1,2 milhão por meio dos recursos do FPM, Sistema Único de Saúde e Fundo Nacional de Educação Básica. Será R$ 100 mil mês que entram nos cofres da Prefeitura´´, ressalta Luis Carlos.

Fato igual à Tejuçuoca e Itapajé aconteceu com os Municípios de Penaforte e Jati. "Estas duas cidades chegaram a um consenso e não houve perda nenhuma para os dois lados".

A analista de planejamento do Ipece, Lana Veloso, disse que a alteração dos limites foi feita com base na legislação e nos elementos cartográficos.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=988202

REFORMA POLÍTICA Lula defende uma Constituinte

Ex-presidente quer que recurso seja utilizado se o Congresso não entrar em consenso sobre a reforma política
Brasília. Em reunião com dirigentes de centrais sindicais, O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, ontem, a realização de uma Constituinte exclusiva para debater a reforma política. Sem entrar em detalhes, Lula disse aos presidentes das entidades que este recurso poderia ser usado se o Congresso não chegar a um consenso sobre as propostas de mudanças na lei eleitoral.

Lula também solicitou a realização de uma grande plenária com representantes dos movimentos sociais e centrais sindicais para debater o assunto.

Na conversa, o ex-presidente voltou a defender o voto em lista fechada, financiamento público de campanha e a coincidência das eleições para que não haja um pleito a cada dois anos. Lula não falou com a imprensa. O teor da reunião foi transmitido pelos sindicalistas. "O presidente acha que a Constituinte deveria ser acionada caso o Congresso não consiga fechar uma proposta ampla para a reforma política", disse Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, presidente da Força Sindical e deputado federal (PDT-SP).

De acordo com os dirigentes sindicais, o ex-presidente informou que nos próximos dias deve se reunir com lideranças dos partidos políticos que fazem parte da base de apoio do governo federal para discutir a reforma.

Palestra
Lula foi contratado pelo grupo empresarial mexicano Salinas para ser palestrante durante a convenção de mais de mil funcionários da empresa Elektra, de propriedade do grupo, a ser realizada nas Bahamas.

Ele embarca para o Caribe na próxima segunda-feira e, na quarta-feira, voa a Cuba, onde um encontro com Fidel Castro é possível, mas ainda não está confirmada, segundo a assessoria de imprensa do ex-presidente. Na sexta-feira, Lula desembarca na Venezuela, onde visitará o presidente Hugo Chávez.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=988428

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Professores invadem sessão da Câmara







Com a saída dos vereadores, manifestantes tomaram conta do plenário da Câmara e simularam uma sessão. Tudo para criticar reajuste ofertado pela prefeita Luizianne Lins


A insatisfação de professores com a Prefeitura de Fortaleza teve ontem sua manifestação mais significativa desde que a categoria decretou greve, há 28 dias. Em pleno curso de sessão ordinária na Câmara Municipal de Fortaleza, manifestantes invadiram o plenário. Na base do grito, foram responsáveis pela interrupção dos trabalhos legislativos. Acuados, vereadores governistas se evadiram do plenário.

Assim, o espaço foi ocupado de vez pelos professores, que se aconchegaram nos assentos dos parlamentares e tomaram conta até da Mesa Diretora. Foi promovendo muita barulheira que os manifestantes deixaram claro que não aceitam a aprovação do projeto 0019, de autoria da prefeita Luizianne Lins (PT).

A mensagem estabelece uma nova tabela de remunerações para os professores municipais. No entendimento da categoria, os professores de nível médio - grupo minoritário, formado por cerca de 300 pessoas, segundo o Sindiute - ficariam com 18% de aumento salarial enquanto a maioria - cerca de 13 mil profissionais, com graduação ou níveis mais avançados de formação educacional - teriam apenas 2% de reajuste.

Além de não aceitarem tal reajuste, os professores ainda batem o pé a favor de ganharem o direito de destinar um terço da carga horária para planejamento de aulas e correção de provas. “Essa é uma mensagem que retira direitos, diminui salários e confronta com a lei nacional do piso. Por isso, de forma emocionada, os professores resolveram pedir mais de perto aos vereadores que retirem esse projeto”, comenta a presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), Gardênia Baima. A manifestação teve apoio da professora Amanda Gurgel, do Rio Grande do Norte, que ficou conhecida na internet por seu apelo por melhores condições de trabalho para os professores.

O líder da prefeita, Ronivaldo Maia (PT), disse que o reajuste ofertado é o máximo que a Prefeitura pode ceder e destacou que Fortaleza paga melhor aos professores que algumas cidades na região metropolitana.

Teatro no plenário
De posse do plenário da Câmara Municipal, os manifestantes simularam sessão ordinária em que aprovaram todas as reivindicações da categoria. Em determinado momento, um professor protestou: “Agora eu vou falar como todos falam aqui todos os dias: Blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá...” O presidente da Câmara, Acrísio Sena (PT), considerou “desrespeito ao Legislativo” a invasão e destacou que o modo usado pela categoria não é o “modelo de educação que desejamos para os filhos dos trabalhadores”. Os professores prometem nova manifestação hoje de manhã, durante sessão especial “Câmara nos Bairros”, no Antônio Bezerra.

Quando

ENTENDA A NOTÍCIA

A mensagem que não foi votada esta semana deverá ser votada entre terça e quinta da próxima semana. A pendencia é a análise de cerca de 10 emendas por parte das comissões técnicas da Câmara Municipal.


Pedro Alves
pedroalves@opovo.com.br

terça-feira, 24 de maio de 2011

Júlio César destaca projeto sobre emancipação de distritos do Brasil

O deputado Júlio César Filho (PTN) ocupou a tribuna do Plenário 13 de Maio, na sessão desta terça-feira (24/05), para pedir celeridade, na Câmara dos Deputados, na aprovação do Projeto de Lei 416/2008. Segundo ele, a matéria dispõe sobre o procedimento para a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios, para regulamentar o § 4º do art. 18, da Constituição Federal.


De acordo com o deputado, o projeto trata da emancipação de distritos do Brasil. “Este texto está emperrado na Câmara Federal e temos o dever de fazer algum movimento”, afirmou.

Para ele, o Ceará é o estado mais bem preparado para a emancipação imediata de municípios. Júlio César salientou, ainda, que no dia 16 de junho vários deputados estaduais farão uma movimentação nacional “levando uma marcha municipalista para o Brasil”.

AT/JU


Fonte: Agência de Noticias da Assembleia Legislativa
e-Mail: agencia@al.ce.gov.br
Twitter: @Assembleia_CE

Fonte: http://www.al.ce.gov.br/noticias/noticia_completa.php?codigo=18645

Plenária do PT Caucaia 25/05

Lembramos que nesta quarta (25/05/2011),ás 19h teremos plenária na Sede do PT Caucaia.


Tema:

Conferências Municipais - Participação Popular.
Responsável: Kathia Kelly (Sub Secretária de Transferência de Renda - SAS)

Contamos com a sua presença!!!

Endereço PT Caucaia:Rua Juaci Sampaio Pontes,2439 - Centro/Caucaia

Atte:

Carlos Edison

Presidente DM PT Caucaia.

LEVANTAMENTO DO TSE Número de eleitores cresce no CE

O eleitorado cearense continua crescendo, mesmo com o cancelamento de 51.280 títulos de eleitores que deixaram de votar e não justificaram a ausência nos três últimos pleitos. O cancelamento foi anunciado, no início deste mês, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Apesar do crescimento registrado no total de eleitores do Estado, 127 municípios cearenses permanecem com o eleitorado inferior ao que estava apto a votar nas eleições gerais realizadas no ano passado, em função do enxugamento do cadastro. Em 56 municípios houve crescimento e em apenas um, Santa Quitéria, o eleitorado permanece o mesmo das eleições de 2010. Isso é o que revelam os dados divulgados pelo TSE em sua página na Internet.

Os municípios cearenses que registraram maior crescimento no eleitorado de outubro de 2010, data em que foi realizado o último pleito, até abril de 2011, quando foi concluído o levantamento para a exclusão dos faltosos, são os seguintes: Eusébio, com um crescimento de 2,33% do seu eleitorado; Alcântaras e Aquiraz, com uma evolução da ordem de 1,723% cada, e Pacajus, que registrou um crescimento de 1,351%.

Em outubro de 2010, estavam aptos a votar em todo o Estado 5.881.584 eleitores. No início deste mês, o TSE fez o cruzamento das informações para excluir quem deixou de votar nos três últimos pleitos consecutivos e não justificou a ausência.

Eleições
Esse procedimento é feito sempre em ano posterior à realização de eleições e, em 2011, foram cancelados 51.280 títulos de eleitores do Ceará. O eleitorado cearense, no dia 5 de maio de 2011, era menor que no dia três de outubro de 2010. Porém, com a atualização que é feita diariamente, 15 dias após a divulgação do cancelamento, o Estado já apresenta um quadro de evolução no seu eleitorado, saindo de 5.881.884, em outubro de 2010, para 5.890.755 eleitores, no dia 21 de maio de 2011, conforme consulta realizada pelo Diário do Nordeste na página do TSE na internet.

Em Fortaleza, o eleitorado passou de 1.558.731 para 1.567.452, nos últimos seis meses. Na capital foram cancelados 18 mil de eleitores.

REFORMA POLÍTICA Mudanças vigorarão em 2014

A expectativa é que, na Câmara dos Deputados, a discussão fique concluída na primeira quinzena de junho
Os trabalhos da comissão especial que trata da Reforma Política, na Câmara dos Deputados, estão em fase adiantada e o deputado Henrique Fontana deverá apresentar o seu relatório no dia 10 de junho próximo, informa o deputado José Guimarães (PT), um dos deputados cearenses que integram essa comissão. Para ele, logo depois da apresentação do relatório, as propostas anunciadas serão debatidas e votadas na comissão.

Revela também o representante cearense, que a Presidência da Câmara está querendo constituir uma comissão mista, formada por integrantes da Casa e do Senado, para acertarem um posicionamento quanto a alguns pontos considerados importantes, como é o caso do financiamento público das campanhas eleitorais. Na sua avaliação, os trabalhos estão correndo bem e está otimista em relação aos trabalhos desenvolvidos na Câmara.

Para José Guimarães, está praticamente acertado que os efeitos da Reforma não deverão ser aplicados nas eleições municipais do próximo ano. Interrogado se isso está definido, ele diz que não, mas há um amplo consenso na comissão no sentido de que o que for aprovado nessa Reforma deve valer a partir das eleições posteriores a 2012, o que considera importante porque vai haver tempo para debater e amadurecer as ideias em relação a algumas questões polêmicas. Então, mais tempo para a discussão ajuda na construção da unidade.

Senado
Quanto aos projetos de lei e emendas à constituição elaborados pela comissão do Senado que trata da Reforma, entende que o fato desse material estar para ser votado na Comissão de Constituição e Justiça não vai atrapalhar o andamento da reforma como um todo. "O Senado não pode ficar parado", ressalta José Nobre Guimarães, assegurando que as duas Casas, Senado e Câmara, vão trabalhar conjuntamente, "não tem como ser diferente", justifica.

Para ele, o caminho natural é o que o presidente da Câmara está propondo, ou seja, juntar todo o material, fazer a votação no plenário da Câmara e depois encaminhar para a votação no Senado. Argumenta ainda que, como não há pressa para os efeitos da Reforma valerem nas eleições de 2012, haverá tempo suficiente para uma boa negociação com o Senado.

Ceará
No primeiro encontro regional realizado pela subcomissão da Assembleia Legislativa que debate a Reforma Política, o presidente do grupo, deputado Dedé Teixeira (PT), disse que a principal dúvida era se as mudanças para a Reforma já seriam válidas na eleição do próximo ano. O encontro foi realizado no último sábado, no Município de Quixeramobim.

Na última semana, na Assembleia, o deputado Ely Aguiar sugeriu o fim dos trabalhos dessa subcomissão, alegando que o presidente da mesma já tinha posição firmada quanto aos pontos que são considerados polêmicos por vários políticos. Teixeira não respondeu a Ely.

Ontem, ao falar sobre o encontro do fim de semana, ele disse que seu partido já tem opinião e defende o voto em lista pré-ordenada, mas deixa claro que esse ponto de vista não será predominante no relatório da subcomissão, entendendo que, como presidente, deve fazer o apanhado das opiniões sobre os principais temas.

Acidente em Caucaia deixa seis mortos e nove feridos






Um grave acidente envolvendo dois veículos, próximo à praia da Tabuba, em Caucaia, deixou seis mortos e nove feridos


Uma colisão entre uma kombi e um caminhão na manhã de ontem deixou seis mortos e nove feridos. O acidente aconteceu por volta das 8h30min, no quilômetro 12 da CE-090, próximo à praia da Tabuba, em Caucaia. A frente da kombi ficou totalmente destruída e parte das laterais foram arrancadas com o impacto.

A kombi levava 12 pessoas para trabalhar no canteiro de obras da construtora Cameron, no Cumbuco. Cinco passageiros morreram no local do acidente: Ângelo Negrão de Lemos, 36; Antônio Ferreira da Silva, 49, motorista do veículo; Antônio Francimar Gomes, 33; Antônio Francisco da Silva, 31; e mais uma vítima não identificada. Outro passageiro, Francisco Cristiano da Silva, 22, morreu após chegar ao IJF.

Os casos mais graves foram encaminhados ao Instituto Doutor José Frota (IJF). Um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) ajudou na remoção. Duas vítimas estão na área 1 do IJF, que é a de pacientes muito graves. Edvaldo Freire da Silva está em estado gravíssimo e entubado. Marciano Rodrigues Maia passou pela sala de reanimação. Ele teve fratura na perna e passará por cirurgia. Já José Pereira da Silva teve traumatismo crânio-encefálico e politraumatismo, mas está acordado.

Os três ocupantes do caminhão foram encaminhados ao hospital municipal de Caucaia. O motorista Francisco Airton Soares sofreu fratura exposta na perna e passou por cirurgia. O ajudante Otaciano Santos da Silva foi liberado após atendimento. O outro passageiro, João da Mota Gomes, sofreu trauma de abdômen agudo e teve de ser encaminhado ao IJF. Ele também teve fratura exposta nas pernas e passará por cirurgia. O funcionário da construtora Cameron, Michel de Souza Silva, também foi atendido no hospital e teve fratura no membro inferior e está internado. Até o fechamento da edição, O POVO não conseguiu a identificação das outras duas vítimas que eram transportadas na kombi.

O caminhão trafegava no sentido Cumbuco-Icaraí e a kombi vinha no sentido contrário. Após acidente, o caminhão estava no acostamento e a kombi ficou atravessada no meio da rodovia. Segundo a PMTur, ontem ainda não era possível apontar as causas do acidente.

O capitão Campêlo, da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), informou que um funcionária da empresa Placitude, proprietária do caminhão, conversou com o motorista do veículo. Francisco Airton Soares disse que a kombi entrou na contramão, como se tivesse perdido o controle do carro. Não foi possível desviar do veículo.

O quê
ENTENDA A NOTÍCIAOs passageiros da kombi iam para o trabalho, num canteiro de obras de edifíco no Cumbuco. O acidente aconteceu próximo à praia da Tabuba, na CE-090. As causas ainda estão sendo apuradas pela Polícia.

SAIBA MAIS

Alguns funcionários da construtora Cameron foram ao local do acidente. Um deles se emocionou ao reconhecer os corpos.

A garçonete Rosalaine Gonçalves mora próximo ao local e conta que acordou com o barulho da colisão. “Quando cheguei, só o motorista estava morto”.

Os mortos no acidente foram identificados como: Antônio Francisco da Silva, Ângelo Negrão de Lemos, Antônio Ferreira da Silva (motorista da Kombi), Antônio Francimar Gomes, Francisco Cristiano da Silva. Uma vítima não foi identificada

Os feridos: Edvaldo Freire da Silva, Francisco Airton Soares de Lima, João da Mota Gomes, José Pereira da Silva, Marciano Rodrigues Maia, Michel de Souza Silva, Otaciano Santos da Silva. Os outros dois feridos não foram identificados pelo O POVO.

Geimison Maia
geimison@opovo.com.br

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2011/05/24/noticiafortalezajornal,2248326/acidente-em-caucaia-deixa-seis-mortos-e-nove-feridos.shtml

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Professora Amanda Gurgel no Domingão do Fautão COMPLETO

Criação de municípios - Deputados retomam o debate

Um encontro com a bancada federal, em junho, tem como pauta a questão de emancipação de distritos



Mais de um ano após a aprovação, na Assembleia Legislativa, da Lei Complementar 84, que permite a criação de novos municípios no Ceará, nenhum dos distritos aptos conseguiram tornar-se independente. Dentro de uma discussão semelhante, a Câmara Federal aprovou, recentemente, dois projetos de decretos legislativos que possibilitam a realização de plebiscitos para a criação de dois novos estados brasileiros.

O assunto motivou a retomada da discussão, na Assembleia Legislativa cearense e as discussões com o Congresso Nacional e outras Assembleias do Brasil. Por conta disso, o deputado Sérgio Aguiar (PSB) adiantou ao Diário do Nordeste que um grupo de deputados estaduais terá um encontro, no próximo dia 15 de junho, com a bancada federal do Ceará, no Congresso Nacional, para tratar do assunto.

A iniciativa de tratar o tema com a bancada cearense do Congresso é também do deputado federal Domingos Neto (PSB), um dos principais defensores do tema dentro do grupo. O parlamentar tem mantido constantes contatos com os deputados estaduais que almejam a emancipação de distritos. A ideia dos defensores dessa empreitada é que a bancada possa pleitear a aprovação de uma Lei Complementar Federal referente à divisão territorial de municípios, como exige o artigo 18 da Constituição do País.

Plebiscitos

Os projetos de decretos aprovados na Câmara Federal, possibilitando a realização de dois plebiscitos relacionados ao Estado do Pará, para a criação dos novos estados brasileiros, no entender de alguns deputados estaduais cearenses abrem a perspectiva de o mesmo poder acontecer em relação aos novos municípios no Ceará.

"Então, sem dúvida nenhuma, o nosso projeto ganha mais força", declarou o deputado Sérgio Aguiar referindo-se à emancipação de distritos cearenses. Ele garante que cerca de 30 municípios já possuem, conforme a Lei aprovada na Assembleia Legislativa em dezembro de 2009, condições de se tornarem independentes.

O deputado Heitor Férrer (PDT), que desde o início da discussão, no Ceará, postou-se contra a ideia, não acredita que os projetos ligados à divisão territorial no Pará possam contribuir para favorecer as emancipações de distritos no País.

O pedetista lembra que quando há criação de novos estados, a União é responsável pela distribuição de recursos que garantam a sustentação dos novos territórios. Nos municípios, Heitor ressalta que são as verbas já existentes que precisam ser redistribuídas.

A emancipação dos distritos foi uma das principais bandeiras defendidas pelo atual vice-governador do Ceará, Domingos Filho, que na legislatura passada presidiu a Assembleia.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=985593

Diretório Estadual PT define ações para as disputas estaduais

A defesa da unidade da aliança que reelegeu Luizianne e Cid Gomes é defendida por algumas lideranças do partido


O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) esteve reunido no último sábado, em Fortaleza, para tratar das ações a serem desenvolvidas com vistas à disputa municipal do próximo ano e a reforma dos estatutos da agremiação que deverá acontecer em setembro durante um congresso nacional extraordinário. A prefeita Luizianne Lins, presidente do diretório, não compareceu.

A ausência da prefeita comprometeu a discussão da pauta no que diz respeito às eleições municipais do próximo ano, avaliou o deputado federal José Airton Cirilo ao deixar o encontro antes da conclusão dos trabalhos. Para Joaquim Cartaxo o encontro foi proveitoso, a pauta foi cumprida e a ausência da prefeita não comprometeu os trabalhos.
Dessa reunião do diretório não saiu nenhuma resolução, como esperavam alguns dos participantes. Mas foi reforçado o compromisso de unidade interna bem como com os partidos da base aliada ao Governo Dilma e que integram a aliança formada para disputar o Governo do Estado, nas eleições do ano passado. A partir de julho o PT fará uma série de encontros regionais para discutir os principais problemas existentes em cada região do Estado.

Candidaturas
O deputado federal José Nobre Guimarães resume como pontos básicos das estratégias definidas na reunião de sábado para as eleições do ano que vem: o lançamento de candidatos no maior número possível de municípios; garantia da aliança com o governador Cid Gomes (PSB); união da base de apoio ao Governo Federal e; colocar o ex-presidente Lula no palanque das eleições no Ceará, tendo em vista que Lula prometeu percorrer o País, não como candidato mas para ajudar os candidatos do PT. Na disputa pela prefeitura de Fortaleza considera imbatível a união do PT com o PSB, contando com o apoio de Lula.
Petistas de diferentes correntes entendem que o partido não deve abrir mão de lançar candidatos majoritários (prefeito) nos 16 municípios cearenses onde comanda a Prefeitura atualmente. Além disso, serão escolhidas outras cidades estratégicas para a disputa. Até julho alguns petistas esperam ter uma radiografia do quadro eleitoral do Estado.
A pauta dos encontros regionais ainda será discutida, assim como um calendário de reuniões setoriais, envolvendo os diferentes segmentos da agremiação como é o caso do segmento de mulheres, estudantil, sindical, etc.

Joaquim Cartaxo explica que uma das propostas de alteração do estatuto do PT diz respeito à obrigatoriedade de diretório para participar das eleições, ou seja, para o PT participar de uma eleição municipal com o lançamento de candidatos é necessário que esteja constituído por meio de um diretório.
 
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=985581

sábado, 21 de maio de 2011

Sucessão municipal em Caucaia

Começa a aparecer pré-candidatos ao posto mais cobiçado do município de Caucaia, o de prefeito. A um ano e meio da eleição de 2012, surgem políticos que já governaram esse município postulando a possibilidade de sairem candidatos novamente na próxima eleição municipal. Entre eles está a ex-prefeita de Caucaia e atualmente Deputada Estadual, Inês Arruda (conforme noticiado pelo site http://www.caucaiainfoco.com.br/news.php).

A deputada conseguiu aprovar requerimento para que os deputados visitem Caucaia para apurar denúncias referentes a saúde no município, conforme o site http://tvdacaucaia.blogspot.com/2011/05/deputados-verificarao-descaso-com-saude.html.

Podemos lembrar o jornalista Neno quando ele diz "Ora, mais menino". A gestão do prefeito Washington Gois está no seu terceiro ano e assumiu justamente o comando da prefeitura deixada pela então candidata Inês Arruda que tentava a reeleição e que teria deixado a prefeitura sucateada para o seu sucessor conforme foi noticiado pela imprensa na época.

O poder da chamada "família Arruda" em Caucaia tinha sofrido um duro golpe na eleição de 2008. E, para completar o golpe de misericórdia, na eleição de 2010, o então deputado federal  conhecido como Zé Gerardo, o deputado com o maior número de processos na história da legislatura não pode concorrer a reeleição porque foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa e candidatou seu filho para deputado federal e sua esposa Inês Arruda a deputada estadual. Resultado, nenhum dos dois foram eleitos, mas como o governador chamou alguns deputados eleitos para compor o governo estadual, a candidata Inês Arruda que era suplente da coligação assumiu como deputada estadual.

A gestão do Dr. Washington tem seus problemas, mas é considerada pelos servidores públicos como aberta ao diálogo com eles, o que não ocorria com a gestão anterior que, segundo o sindicato dos servidores, era perseguidora daqueles que não eram da base de apoio. Inclusive perseguiu os diretores do sindicato dos servidores e retirou o desconto em folha dos servidores que eram filiados ao sindicato para desestabilizar as lutas em favor das melhores condições de trabalho.

Muitos investimentos estão sendo feitos em Caucaia e gerando emprego e renda para os moradores que antes tinham que procurar em prego em Fortaleza. O centro de Caucaia está cheio de lojas que se instalaram recentemente. Está sendo construído o primeiro Shopping de Caucaia que abrirá mais de mil vagas de emprego e tem previsão para ser inaugurado em dezembro deste ano. A Petrobras abrirá 1.200 vagas para trabalhadores do Porto do Pecém este ano por causa da instalação da siderurgica em parceria com a Secretaria do Trabalho Emprego e Empreendedorismo de Caucaia. O mercado de Caucaia será reformado para poder atender melhor aos caucaienses.

Na área da saúde, com todos os problemas de infra-estrutura e de servidores, agora o cidadão pode colher material para fazer exames médicos no próprio posto de saúde do seu bairro evitando se deslocar até o hospital municipal para fazê-lo. Novos postos de saúde serão construídos pela prefeitura com recursos federais.

Na Assistência Social, o bolsa família tem sido ampliado para mais famílias que necessitam desse benefício e são oferecidos cursos gratuitos para beneficiários do bolsa família para se qualificarem para entrarem no mercado de trabalho.

Mas ainda é cedo para avaliar a gestão do prefeito Washington Gois porque ainda falta um ano e meio. No entanto, a política em Caucaia é muito ativa e as velhas famílias que perderam o poder agora querem novamente voltar ao poder e o distrito da Grande Jurema que detém a metade da população de Caucaia vai ficar no meio do fogo cruzado. Esse mesmo distrito postula a sua emancipação de Caucaia.

Antonio Carlos ressalta geração de emprego temporário no Ceará

O deputado Antonio Carlos (PT) registrou, na sessão plenária desta sexta-feira (20/05), que o Ceará alcançou recorde na geração de empregos temporários, especialmente em Fortaleza onde os setores do comércio e dos serviços são pujantes. O crescimento, segundo o parlamentar, foi o maior do Nordeste. De acordo com o líder do Governo na Assembleia, essa mão de obra está sendo absorvida pelo mercado diante do aquecimento da economia cearense e brasileira.


“É um tipo de emprego importante, que tem crescimento significativo em períodos festivos como o Dia das Mães. E muitos destes empregos estão sendo efetivados depois destas datas. É importante para o trabalhador ter a estabilidade de um trabalho fixo, mas temos de comemorar este novo período na economia”, comentou. Para o deputado, este desempenho beneficia especialmente os jovens.

Antonio Carlos defendeu a política de desenvolvimento econômico do Governo do Estado, dentro de um modelo capitalista, mas que cuida da questão ambiental e social. ”É uma questão progressista para o seu tempo, diferente da uma visão elitista de antes. Agora temos mais escolas e universidades públicas, programas como o ProUni, indústrias mudando a matriz econômica, mas respeitando as vocações e a sustentabilidade”, citou.

Em aparte, o deputado Carlomano Marques (PMDB) disse que só se faz revolução com coragem pessoal, política e social. “É preciso uma reforma na base e só se faz isso com coragem. O Estado não pode recuar de nenhum tipo de debate que venha desatar os nós”, afirmou.

MM/CG

Fonte: Agência de Noticias da Assembleia Legislativa
e-Mail: agencia@al.ce.gov.br
Twitter: @Assembleia_CE

Fonte: http://www.al.ce.gov.br/noticias/noticia_completa.php?codigo=18593

sexta-feira, 20 de maio de 2011

No Nordeste CE lidera emprego temporário

Cerca de 80% das vendas do comércio varejista são pautadas nas datas comemorativas. É o que afirma o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Ceará, Freitas Cordeiro. "Claro, que nem todos os segmentos acompanham esse percentual, mas a sazonalidade é responsável pela abertura e crescimento do setor em geral", ressalta. Como consequência, o varejo passou a contratar mais a cada ano durante esses períodos. Em 2011, entre Páscoa e Dia das Mães, segunda melhor data para esse tipo de comércio, cerca de 5 mil vagas temporárias foram criadas só no Ceará. Esse número levou o Estado ao topo do ranking dos que mais contrataram no Nordeste (26,03%), segundo pesquisa do levantamento oficial da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem). No País, a representação do Ceará chegou a 5,09%.


No Brasil

Foi a proximidade entre as comemorações em 2011, que possibilitou números expressivos no Brasil. Durante a Páscoa, 70,1 mil trabalhadores conquistaram postos temporários. 10,8% a mais que no ano passado, quando, na mesma data, apenas 63,3 mil pessoas foram empregadas. Desse total cerca de 60% das vagas eram oriundas da indústria, enquanto 40% ficaram a cargo do comércio.
Contudo, apenas 27 mil desses contratos foram prorrogados até o Dia das Mães. Na ocasião, mais 28 mil vagas foram criadas exclusivamente para a data, resultando em 55 mil empregos temporários.
Efetivação
De acordo com Freitas Cordeiro, não sai barato para uma empresa realizar contratações pontuais. A rotatividade acaba gerando mais encargos. Portanto, a ideia do empresário é sempre tentar aproveitar o trabalhador, mesmo por que o mercado tem exigido isso. "A demanda é crescente e a tendência para os próximos meses é positiva", diz.

Em todo o Brasil, 5,5 mil temporários foram efetivados após a data das mães, já em função do Dia dos Namorados.

Demanda

Entre as funções mais requisitadas estão as de motorista, entregador, auxiliar de cozinha, promotor de venda, estoquista e auxiliar de empilhadeira.


ANA CAROLINA QUINTELA
ESPECIAL PARA ECONOMIA

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=984105

quarta-feira, 18 de maio de 2011

JN no Ar em Caucaia

Duas escolas públicas de Caucaia foram visitadas pela equipe do Jornal Nacional da Rede Globo


Hoje a manhã foi bastante movimentada em Caucaia. A equipe de reportagem do Jornal Nacional no Ar esteve na cidade para gravar a matéria que vai ao ar nesta noite de quarta.






Foi escolhida a melhor escola pública municipal de Caucaia e a pior, Com base no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A reportagem do Jornal Nacional mostrará a escola com melhor média e a escola com pior média.

As escolas escolhidas

Uma na zona rural da cidade e outra mais urbana. A equipe se queixou do acesso difícil as escolas, devido os buracos e crateras nas ruas. Outra queixa que deve ir ao ar nesta noite é a indicação política para os cargos de diretores e coordenadores das escolas públicas da cidade. Uma pesquisa mostra que é melhor para qualidade no ensino os diretores fazerem prova e ter eleição, e não dirigir escolas por indicação política.

Em Caucaia 13% da matricula da Educação Básica foram realizadas em escolas rurais. Quadro bem distinto das escolas urbanas. A escola de índice mais baixo que vai passar na reportagem tem laboratório de informática, merenda escolar e livro didático, mas as turmas são multisseriadas. No município há uma carência no transporte dos alunos.

Na escola pública “top” de Caucaia segundo os indicadores do IDEB tem apenas 5,4 (lembrando que a nota máxima é 10).

Vamos aguardar para ver o desempenho das escolas públicas de Caucaia hoje a noite no Jornal Nacional.

Fonte: http://www.blogdecaucaia.com/2011/05/duas-escolas-publicas-de-caucaia-foram.html

TRANSPARÊNCIA DAS CONTAS TCM oferece portal para os municípios

Presidente do TCM reconhece a dificuldade para dar celeridade aos julgamentos das contas das 184 prefeituras


O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) está apostando em cursos de capacitação para servidores do órgão e membros dos conselhos municipais, com o intuito de evitar erros nas prestações de contas públicas e, assim, diminuir o número de processos com irregularidades que dão entrada no Tribunal. A informação é do presidente do TCM, conselheiro Manoel Veras, que esteve ontem, na Assembleia Legislativa, para o lançamento de um modelo de portal da transparência para municípios de porte médio.

Conforme Manoel Veras, o desafio de sua gestão é fazer com que o TCM tenha uma maior eficiência nos seus resultados, admitindo ser demorado o julgamento das contas das prefeituras em razão do grande volume de processos e à própria legislação.
De acordo com o conselheiro, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) aumentou significativamente o número de processos enviados ao Tribunal, ao passo que o órgão já não conseguia mais dar vazão a quantidade de processos. "Procuramos dar suporte possível e necessário para ajudar os municípios, atuando de maneira pedagógica, tendo por função, o processo de fiscalização mais presente e eficaz", ressaltou Manoel Veras.

Recursos

Sobre o modelo de portal da transparência oferecido pelo Tribunal, Manoel Veras explicou que o TCM veio em ajuda daqueles municípios que não têm recursos suficientes ou técnicos para criarem os portais. A partir do dia 28 deste mês, cidades com 50 a 100 mil habitantes enquadram-se na Lei Complementar 131. A legislação pretende dar transparência à gestão das contas em todos os níveis da administração pública.
Manoel Veras deixou claro que nenhum município é obrigado a aderir o modelo disponibilizado pelo Tribunal, contudo lembrou que a partir do dia 28 as prefeituras terão que divulgar suas execuções orçamentárias e financeiras, por meios eletrônicos e em tempo real.

A iniciativa do TCM foi ao encontro de um pedido do deputado Sineval Roque (PSB), apresentado através de projeto indicativo, para a criação de um programa de auxílio técnico-operacional aos municípios.

A procuradora geral de Contas do TCM, Leilyanne Feitosa, observa que o portal da transparência é uma via de mão dupla. Para a sociedade, destaca, é uma ótima ferramenta porque ela possibilita que o controle social seja melhor exercido.

Em relação ao TCM, a procurado analisa que ao disponibilizar às prefeituras um modelo de portal de forma gratuita, o Tribunal está demonstrando ser um parceiro das administrações que queriam bem atuar. "Então é óbvio que para o TCM, o portal da transparência também vai facilitar", argumenta, destacando que o órgão terá possibilidade de checar as informações disponibilizadas nesses portais com os dados do Sistema de Informações Municipais (SIM).

Vários deputados se pronunciaram em defesa da iniciativa do TCM. "Vai facilitar o caminho dos gestores, que vivem o desafio de pequenas receitas e grandes necessidades, precisam fazer milagres para sobreviver e, muitas vezes, são mal interpretados", destacou o deputado Roberto Mesquita (PV).

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=982825

terça-feira, 17 de maio de 2011

CAUCAIA Polêmica em obra de mercado


O mercado público do Município de Caucaia não tem infraestrutura para receber consumidores. A reforma é para melhorar o local, porém, permissionários temem privatização  
  FOTOS: KID JÚNIOR







A sujeira e a falta de higiene estão entre os problemas existentes no local. Ministério Público recomendou a reforma, que deve durar um ano. A previsão é para começar no mês de junho


 
 
 
 
 
  
Comerciantes do mercado público e Prefeitura de Caucaia discordam da reforma que será feita no local


Fortaleza Os permissionários do mercado público do Município de Caucaia estão apreensivos com a possível privatização do local. De acordo com eles, uma empresa foi contratada para fazer a reforma e ficar administrando o mercado. No entanto, a Prefeitura nega que seja privatização. Afirma que a reforma vai acontecer, mas que a empresa contratada ganhou como contrapartida a administração do lugar, por concessão em tempo determinado.

Um dos permissionários, José Wilton Oliveira de Souza, diz que foi aprovada uma Parceria Pública Privada, na qual a empreiteira vai fazer a reforma com ampliação e exploração de novos pontos comerciais. "Nós estamos inquietos com esta situação, pois vão fazer mais lojas para alugar para terceiros". De acordo com ele, atualmente, existem, aproximadamente, 515 comerciantes. "E a ideia deles é construir para 700 permissionários".

Outro temor é com relação ao preço que eles teriam que pagar mensalmente por cada box. "Hoje, a gente paga R$ 25,00. Com a privatização, achamos que esse valor vai extrapolar e pode ser superior a R$ 100,00. O problema é que eles não dizem o valor, mas já está em processo de discussão".

Sem estrutura

Enquanto as obras vão ser realizadas, os permissionários vão ser transferidos para outro local que, segundo José Wilton, não tem estrutura para receber ninguém. "O local é o Shopping Popular e é inadequado". Entretanto, ele reconhece a necessidade de o mercado passar por uma reforma. "O local realmente está sem infraestrutura, mas só indagamos a forma como está sendo feito".

O prefeito de Caucaia, Washington Gois, informou que a reforma é uma recomendação do Ministério Público, pelo estado no qual se encontra o mercado. "Existem muitas pessoas ocupando a área em torno do mercado. É muita sujeira e falta de higiene. A população toda reclama desta situação. A Vigilância Sanitária de Caucaia também constatou as irregularidades. Então, conversamos, inclusive com os permissionários, e todos concordaram que deve ter a reforma. A situação é gravíssima", afirma ele.

A empresa que ganhou a licitação, conforme o prefeito, vai ter a concessão para reformar e administrar o local por 20 anos. "Não é privatização", assegurou Washington Gois. Sobre o local onde os permissionários vão ficar durante a reforma, o prefeito afirmou que tem estrutura. "Alugamos um lugar e eles vão saindo para lá aos poucos, de acordo com o andamento da obra". Com relação ao direito de continuar sendo permissionário, o gestor disse que todos estão assegurados e ninguém vai ficar prejudicado.

"O menor box será de 6 metros. Vamos aumentar o número de box para poder incluir também quem estava trabalhando em condições precárias e o valor do pagamento por mês será um valor que todos poderão pagar. Atualmente, o menor box paga R$ 4,00, mensal, e o maior cerca de R$ 12 ou R$ 16,00". A reforma vai iniciar, segundo o prefeito, no meio do mês de junho, e terá duração de um ano. "Queremos resolver o problema", afirma.

MAIS INFORMAÇÕES
Prefeitura do Município de Caucaia/ Rua Juaci Sampaio Pontes, 1800, Centro - Região Metropolitana
Telefone: (85) 3342.8125

Evelane Barros
Subeditora

segunda-feira, 16 de maio de 2011

PARTIDOS NO CEARÁ PSDB e PT lideram número de filiados

Na segunda semana de abril terminou o prazo para os partidos políticos atualizarem a relação dos seus filiados. A medida, instituída por lei, tem a finalidade de atestar, quando do registro das candidaturas, quem preenche as condições de elegibilidade quanto ao prazo de filiação de um ano antes do pleito e quem está filiado a mais de um partido político.


As agremiações partidárias são obrigadas a atualizar a relação de filiados perante a Justiça Eleitoral duas vezes por ano, na segunda semana dos meses de abril e de outubro. Apesar dessa obrigação a atualização deve ser feita automaticamente, via Internet, por meio de um programa específico elaborado pelo TSE. As informações quanto ao número de filiados são atualizadas a cada mês e disponibilizadas ao público pelo TSE.

No Estado do Ceará a situação dos filiados aos partidos políticos é estável, sendo a variação pequena, segundo dados atualizados até março. Nas eleições de 2010 existiam 449.383 eleitores filiados e com a atualização procedida em outubro, no mês de novembro o número de filiados a todos os partidos chegou a 449.887 eleitores.

No sítio do TSE tomando como ponto a última atualização procedida em março de 2011, as informações existentes dão conta de que de novembro do ano passado até março deste ano houve redução, tendo em vista que o número de eleitores diminuiu para 449.387.

Os três partidos com maior número de filiados no Ceará continuam sendo o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Em julho de 2010 o PSDB contava com 62.127 filiados, em novembro passou para 62.062 e em março de 2011 contava com 62.026. Isso representa a perda de 101 filiados. O PT cresceu de 60.673 em julho para 61.259 em novembro do ano passado e redução, em março de 2010, para 61.240.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=981848

Futebol Feminino Caucaia continua líder absoluto

A equipe feminina do Caucaia fortaleceu ainda mais a primeira posição no Campeonato Cearense Feminino de Futebol 2011 depois da goleada de 5×0 aplicada sobre o Horizonte. A partida aconteceu no Estádio Felipe Santiago, na Vila Manoel Sátiro, na tarde do domingo. As meninas de Caucaia estão absolutas na competição com três vitórias nas três primeiras rodadas da fase de classificação e 17 gols a favor.


Já o Guarany de Sobral, ocupa da segunda colocação, com três vitórias e nove gols favoráveis. As sobralenses ganharam o jogo contra o Juventus por 6X1. A partida aconteceu também na Vila Manoel Sátiro.

Agora a tabela de classificação do Cearense Feminino 2011 está assim:

Caucaia – 9 pontos ganhos – 3 vitórias – 17 gols

Guarany de Sobral – 9 pontos – três vitórias – 9 gols

Pacatuba - três pontos – um derrota e um empate – -3 gols

Horizonte – três pontos ganhos – uma vitória, 2 derrotas

Messejana – 0 ponto, duas derrotas

Juventus – 0 ponto e três derrotas

A próxima rodada terá um clássico: Caucaia contra o Guarany de Sobral. A partira será no Estádio Felipe Santiago, na Vila Manoel Sátiro, às 15h40.

Completando a quarta rodada, jogam Messejana x Juventus, também no Felipe Santiago, às 13h50; e Pacatuba e Horizonte se enfrentam no Alberto Sobrinho, em Pacatuba, às 15h40.

Tags: Caucaia, cearense, Futebol, futebol feminino, Guarany de Sobral, Messejana, Pacatuba, partida



Fonte: http://blogs.diariodonordeste.com.br/belasnoesporte/geral/futebol-feminino/

domingo, 15 de maio de 2011

CONJUNTO ESPERANÇA Ministério Público ajuda população carente

A sétima edição do Ministério Público na Comunidade: Nosso Atendimento É Legal reuniu ontem, no Conjunto Esperança, 10 bairros que foram diretamente beneficiados com a prestação dos mais variados serviços.


Foi disponibilizado à população ônibus gratuito partindo de bairros como Canindezinho, Parque Santa Rosa, Jardim Cearense Maraponga entre outros. Quatrocentas pessoas estiveram envolvidas na organização do evento que priorizou atendimento para consultas no Ministério Público, como exames de paternidade, acordos de pensão alimentícia e até orientações gerais sobre direitos de crianças e adolescentes.

O sétimo Ministério Público na Comunidade serviu também para quem estava sem carteiras de identidade, trabalho, primeira via de CPF, título de eleitor, passe-livre para idosos, certidões de nascimento, além de serviços de saúde, cadastro para doação de medula óssea. Muitas pessoas aproveitam também para cortar o cabelo, numa economia em torno de R$ 15,00, preço cobrado em média no bairro por um trato no visual.

Outros serviços incluíram palestras educativas sobre drogas e atuação do Ministério Público junto à comunidade e esclarecimentos do Balcão do Sebrae para empreendedores individuais. O Detran disponibilizou ônibus escolar para o transporte gratuito e tanto a Coelce quanto a Cagece prestaram atendimento móvel local com a presença da Ouvidoria e atividades sócio-educativas. O INSS também colaborou com pessoal treinamento para encaminhar esclarecimentos sobre aposentadorias e pensões. O evento prosseguiu até o fim da tarde.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=981424

sábado, 14 de maio de 2011

Pinheiro lamenta preconceito de internauta contra nordestinos

O deputado Professor Pinheiro (PT) lamentou nesta sexta-feira (13/05), em sessão plenária, a postura da internauta Amanda Régis, que postou mensagens consideradas preconceituosas contra nordestinos no Twiter, durante a partida de futebol entre Ceará e Flamengo, na noite de quarta-feira. Para ele, a atitude da garota demonstra que o racismo vem sendo praticado de forma “exacerbada” no Brasil.


“Tenho pena da postura de ignorância dela. Temos que combater esse tipo de racismo e espero que o Ceará seja campeão do esporte clube para calar a boca do Brasil”, rebateu.

Mesmo considerando a lei 7.719/1989, conhecida como Lei Caó, que classifica o racismo como crime inafiançável, um avanço importante no combate ao racismo, o parlamentar afirmou que sua eficácia continua “distante” no Brasil.

No quesito mercado de trabalho, ele informou que na cidade de Salvador, cuja população negra é de 81%, apenas 10% dos cargos de chefias são ocupados por negros. “Isso demonstra nosso preconceito na hora de empregar e pagar salário”, disse.

O parlamentar destacou, no entanto, ações importantes que foram implementadas no governo Lula e que mostrou, na avaliação dele, seu compromisso e preocupação com a classe negra. Uma delas foi a criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, segundo ele, sem sentido para muitos, mas que na verdade é um instrumento “justo e democrático” de inclusão. “Devemos trabalhar cotidianamente para combater o racismo no nosso País”, cobrou, mencionando ainda a preocupação com as populações remanescentes dos quilombos que tiveram suas terras garantidas pelo governo.

O estabelecimento de cotas para negros e o programa Universidade para Todos (Prouni) foram outras duas iniciativas louvadas do governo Lula pelo petista. De acordo com ele, estatísticas apontam que melhores alunos da universidade são os oriundos do programa. “O presidente Lula fez uma revolução de inclusão nesse País; sejam pobres, indígenas e negros. E as elites nunca fizeram nenhum esforço para incorporar tantos milhões de brasileiros que ficaram excluídos”, ponderou.

Em aparte, o deputado Carlomano Marques (PMDB) disse que a atitude da internauta foi uma manifestação “incontida”. Ele afirmou que a discriminação “não é só da pele”, mas com todos os segmentos sociais, inclusive do saber. “As grandes cadeias de informação fazem parte do eixo Sudeste-Sul”, concluiu.

LS/CG
Fonte: Agência de Noticias da Assembleia Legislativa
e-Mail: agencia@al.ce.gov.br
Twitter: @Assembleia_CE

Fonte: http://www.al.ce.gov.br/noticias/noticia_completa.php?codigo=18489

AL sedia nesta segunda-feira primeira audiência pública do PNE

A Assembleia Legislativa sedia, nesta segunda-feira (16/05), às 9 horas, audiência pública para discutir a proposta do Plano Nacional de Educação (PNE) da Comissão Especial do PNE, em funcionamento na Câmara dos Deputados. O evento acontece no Plenário 13 de Maio e será o primeiro de uma série de debates a serem realizados em todas as regiões do País. No Ceará, a atividade é promovida em parceria com a Comissão de Educação da AL, que também vai realizar discussões em sete municípios do Estado.


A solicitação para o debate em Fortaleza partiu dos deputados federais cearenses que compõem o colegiado do PNE. Estarão presentes o presidente da Comissão Especial, Gastão Vieira (PMDB/MA), e o relator da Comissão, Angelo Vanhoni (PT/PR). Os deputados federais Artur Bruno (PT-CE) e Chico Lopes (PCdoB-CE) também confirmaram participação.

O projeto do PNE 2011/2020 foi encaminhado, em dezembro do ano passado, à Câmara dos Deputados e prevê 20 metas e 171 diretrizes que vão nortear as ações relativas à educação brasileira nos próximos dez anos. O projeto precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional antes de seguir para a sanção da presidente Dilma Rousseff.

Na avaliação de Artur Bruno, a audiência é de extrema importância porque as entidades que atuam na área da educação terão oportunidade de opinar, sugerir e propor mudanças ao projeto do Plano.

Já Chico Lopes destaca a iniciativa da Comissão de Educação da Assembleia em promover a discussão no interior do Ceará: “Os seminários em Fortaleza e nas demais macrorregiões são fundamentais para que os professores de todo o Estado possam se apropriar deste debate, conhecer o novo PNE e dar suas sugestões sobre as diretrizes da educação no decênio 2011-2020”, diz o comunista.

A presidente da Comissão de Educação da AL, deputada Rachel Marques (PT), informa que os seminários regionais iniciam nesta segunda-feira, em Fortaleza, com a audiência pública da Câmara Federal e serão levados aos municípios de Sobral, Crateús, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Juazeiro do Norte e Quixadá.

“Contaremos com a parceria das universidades públicas que estejam sediadas nestes municípios”, esclarece. Dentre os pontos do PNE a serem discutidos, ela destaca a ampliação dos gastos públicos, debate que considerou fundamental para garantir a valorização do magistério; e a organização nacional de educação, estabelecendo o piso dos educadores. Na avaliação da petista, os fatores são necessários “para avançar na educação de qualidade”. “Nós queremos envolver a população porque a educação é algo que interessa não somente aos profissionais da educação, mas toda a sociedade”, argumenta.

Da Redação/CG

Fonte: Agência de Noticias da Assembleia Legislativa
e-Mail: agencia@al.ce.gov.br
Twitter: @Assembleia_CE

Fonte: http://www.al.ce.gov.br/noticias/noticia_completa.php?codigo=18487

Presidente da Câmara anuncia retomada da Frente Parlamentar de Combate ao Crack




“O presidente da Câmara Municipal, Acrísio Sena (PT), anunciou, nesta sexta-feira, durante a audiência pública que apresentou a campanha “Crack: tire essa pedra do caminho”, que a Casa vai retomar a Frente Parlamentar de Combate ao Crack e Outras Drogas.


A iniciativa de criação da Frente foi da ex-vereadora Eliane Novais (PSB), hoje deputada estadual. Segundo Acrísio, na próxima semana, será anunciada a composição do grupo.

Outra iniciativa da Casa será criar a Semana Social de Enfrentamento ao Crack, a ser realizada sempre na semana que compreende o dia 13 de maio, em referência à data de lançamento da campanha. As atividades da semana, segundo Acrísio, serão articuladas em conjunto com a Central Única das Favelas (Cufa).”

(Com site da Câmara)
Categoria(s): Ceará, Cidadania, Cidades, Drogas, Política por Eliomar de Lima

Fonte: http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/presidente-da-camara-anuncia-retomada-da-frente-parlamentar-de-combate-ao-crack/

sexta-feira, 13 de maio de 2011

DESVIO DE RECURSOS Novas denúncias contra prefeito

O decreto de prisão do prefeito de Nova Russas foi ratificado, ontem, pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Estado
"O prefeito de Nova Russas mostrou como faz corrupção". O comentário foi do deputado Perboyre Diógenes (PSL), ao levar ontem, para a tribuna da Assembleia Legislativa, o caso do prefeito daquele Município, Marcos Alberto Martins Torres, que teve prisão decretada pelo Tribunal de Justiça (TJ-CE).

O prefeito é acusado de improbidade administrativa e de enriquecimento ilícito. O Ministério Público Estadual (MPE) aponta que em dois anos e três meses de mandato, Marcos Alberto Martins Torres desviou mais de R$ 15 milhões.

Perboyre Diógenes afirma que o prefeito de Nova Russas assumiu o mandato devendo R$ 600 mil a agiotas da Região, por consequência das despesas de campanha eleitoral. O deputado ainda aponta que no primeiro dia de gestão, Marcos Alberto Martins Torres simulou uma licitação para carteira escolar, o que lhe rendeu R$ 300 mil. "Essas carteiras nunca chegaram em Nova Russas", ressaltou.

O deputado disse ter ocorrido também irregularidade nos serviços de limpeza da cidade, da onde assegura que o prefeito teria levado R$ 200 mil, por meio de um decreto emergencial para não fazer a licitação.

Desmantelo
Além disso, Perboyre Diógenes pontua que o Ministério Público Estadual detectou que pelo menos mais de R$ 8 milhões foram desviados do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), para contas pessoais de Marcos Alberto, de sua mulher e de sua filha. "Acredito que ele vai ficar preso, porque para ser prefeito ele mentiu muito e fez um grande desmantelo na cidade Nova Russas", observou.

O deputado Ely Aguiar (PSDC) lamentou a corrupção que ocorre no Executivo, entendendo que o povo não está tão interessado na Reforma Política, mas sim em uma lei que afasta da vida pública políticos corruptos. "Quando se assume uma Prefeitura a missão é de melhorar a qualidade de vida das pessoas e não subtrair o dinheiro público", destacou.

O deputado Dedé Teixeira (PT), que já foi prefeito de Icapuí, disse que um promotor da cidade descobriu que o prefeito e um secretario sacaram R$ 700 mil do caixa do fundo de previdência, mas até hoje nada aconteceu contra eles.
Para o deputado Fernando Hugo (PSDB), o prefeito de Nova Russas merecia não só estar preso, como ter seus bens penhorados. O tucano defendeu a elaboração de uma legislação política eleitoral "limpa" que permita ações rápidas no combate à corrupção e a consequente punição daqueles que ocupando cargos públicos se apropriam dos recursos do erário.
 
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=980259

CAMPANHA A FAVOR DO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Paralisação dos professores reune mais de 3 mil


Os professores do Estado e Prefeitura de Fortaleza participaram da Paralisação Nacional dos Professores em favor da implantação do Piso Salarial Nacional dos Professores declarada constitucional pelo STF e questionada por prefeitos e governadores, inclusive o do Ceará. Estavam presentes mais de 3 mil professores, o sindicato APEOC e Sindiute que se concentraram em frente ao Palácio da Abolição, sede do governo estadual. A principal reivindicação é a implantação já da lei do piso, inclusive com a diminuição da carga horária do professor para ficar fora de sala de aula para participar de formação continuada.

Caos continua no Hospital Mental de Messejana

O Bom Dia Ceará mostra o desabafo de profissionais e das famílias dos pacientes que esperam vagas no Hospital Mental de Messejana. A unidade está superlotada e a direção não sabe mais o que fazer com tantos pacientes.


O problema é a falta de leitos para tratamento psiquiátrico, em Fortaleza. Em março, uma reportagem mostrou o caos no hospital de Messejana, e de lá para cá nada mudou.

As denúncias foram levadas até o Ministério Público. O psiquiatra Adelmo Pontes mostra a situação de famílias que dormem na porta de hospitais na tentativa de conseguir a internação de parentes com problemas mentais ou com dependência química. Leitos de internação foram fechados, em Fortaleza, e não houve a reposição do atendimento.

Faltam locais para atender pacientes em situação de emergência

A falta desses leitos, superlotou o Hospital de Saúde Mental de Messejana. A direção diz que não tem mais condições de manter a qualidade do atendimento por causa do aumento na demanda. Alguns recebem rápidas orientações médicas do lado de fora. Sobre a Lei Mário Mamede que proíbe a construção e ampliação de hospitais psiquiátricos, o diretor do hospital, Marcelo Theóphilo, questiona.

> Veja entrevista com a coordenadora de saúde mental de Fortaleza

O Hospital de Saúde Mental de Messejana possui 180 leitos para internação convencional e 60 para internações diárias. A direção do hospital reconhece que é pouco e isso se reflete na fila da emergência.

Para o dr. Adelmo Pontes, outra situação revoltante são os critérios usados pela prefeitura para receber os pacientes na Santa Casa de Misericódia: pacientes sem processos infecto-contagiosos; sem crise psiquiátrica grave; sem ideias suicidas. Imposições que, segundo ele, deixa o Brasil longe da situação considerada ideal pela Organização Mundial de Saúde.

Fonte: http://tvverdesmares.com.br/bomdiaceara/caos-continua-no-hospital-mental-de-messejana/

terça-feira, 10 de maio de 2011

Prefeitura convoca mais 648 aprovados em concurso para professor


A Secretaria da Administração de Fortaleza publicou no Diário Oficial do Município edital de convocação nº 007/2011. Está chamando 648 candidatos aprovados no concurso público regulamentado pelo Edital nº 050/2009.

São 200 professores de Língua Portuguesa, 152 professores de Matemática, 101 professores Pedagogos, 75 professores de Ciências, 60 professores de Geografia, 30 professores de História, 20 professores de Educação Física, e 10 professores de Espanhol.

O órgão orienta convocados do cadastro de reserva para que leiam todo o Edital de Convocação e fiquem atentos aos prazos estipulados.

A lista está nos sites da Secretaria Municipal de Educação ou no site da Secretaria de Administração de Fortaleza.

A convocação foi resultado de pressão política feita pelo Sindicato Apeoc e Ministério Público. Nesta terça-feira, a Apeoc, inclusive, divulga nota comemorando a convocação.

PROFESSORES Governo e Apeoc não decidem sobre o piso

Serão distribuídos 20 mil computadores para os professores do Estado. Inicialmente serão cinco mil
Integrantes do Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc) participaram, ontem, de uma audiência com o governador Cid Gomes e com líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Antônio Carlos (PT), no Palácio da Abolição. Na audiência, foram discutidas as promessas feitas pelo governador no ano passado. Em relação à implementação do piso salarial, a negociação continuará no dia 6 de junho.

Os sindicalistas comemoraram avanços na questão sobre efetivação do pagamento da Progressão Horizontal 2009 e 2010, reajuste diferenciado retroativo, nivelamento salarial entre professores temporários e efetivos e o fornecimento de computadores para os profissionais da educação.

Para que as conversas sobre o piso salarial dos professores sejam rápidas e eficientes foi feito um acordo para que tanto a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) quanto a Apeoc realizem simulações financeiras de como pode ser feita a modificação no salário. No dia 30 de maio essas simulações deverão ser apresentadas ao governo.

"No dia 6 de junho todos iremos nos reunir para chegar a um consenso. A negociação foi importante, superamos as pendências, agora ficamos na expectativa para andar ainda mais em busca de nossos objetivos", afirmou o presidente da Apeoc, Anízio Melo.

De acordo com o vice-presidente da Apeoc, Reginaldo Pinheiro, o pagamento da Progressão Horizontal 2009 e 2010 será feito em até cinco parcelas, entre os meses de junho e novembro, também junto com o retroativo de setembro de dois anos atrás.

Em relação a Progressão Horizontal de 2009 3.197 professores irão receber o pagamento, que será correspondente a 5 % sobre o vencimento básico. Com isso o Estado ira desembolsar R$ 5,12 milhões.

Através da Progressão, 2.843 mestres serão beneficiados. Com um gasto total de R$ 5,726 milhões. No total receberão o beneficio do Governo do Estado 6.045 professores.

Segundo Anízio Melo, serão distribuídos 20 mil computadores para os professores do Estado. Inicialmente serão distribuídos cinco mil para os mestres efetivos com menor salário. Após os efetivos receberem seus notebooks será a vez dos temporários e depois os aposentados.

O deputado Antônio Carlos comentou que o governador Cid Gomes indicou que a cotação, dos computadores, deverá ser feita entre três empresas cearenses que montam esse tipo de aparelho. "O Governo do Estado vai pagar uma metade desses computadores e para a compra da outra será feito um convênio com a Caixa Econômica Federal", garantiu.

O deputado acrescentou que foi um pedido do governador que todos os pedidos dos professores fossem prontamente atendidos. "O governo vai cumprir todos os acordos que foram feitos com a Apeoc".

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=978402

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Eudes Xavier define 'justa' decisão do STF sobre união homossexual estável


O deputado federal Eudes Xavier (PT) qualificou de "justa" a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de reconhecer, no último dia 5, a união homossexual estável. Destacou que, além de histórica, deve também ser vista como "mais um importante avanço do Brasil no respeito à cidadania plena".

Segundo Eudes Xavier, essa decisão tambem serve para fortalecer o debate em torno de outras questões de interesse da sociedade brasileira como a proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e a adoção de crianças por casais homossexuais.

"É um grande avanço para toda a sociedade brasileira, em especial para a comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais), mas temos que ficar atentos para que seja respeitada, cumprida", lembra o parlamentar.

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/politica/2011/05/09/noticiacolunapolitica,2239582/eudes-xavier-define-justa-decisao-do-stf-sobre-uniao-homossexual-estavel.shtml

domingo, 8 de maio de 2011

CANDIDATO DO PT Governador quer ser ouvido sobre o nome

Na eleição de 2008, por não ter havido uma conversa antes, sobre o nome do vice, aconteceu aquele imbróglio


O governador Cid Gomes (PSB)tem, a todo momento, quando instado a manifestar-se sobre a sucessão municipal, em Fortaleza, no próximo ano, afirmado ser do PT, a preferência de indicar o candidato à Prefeitura mas, não abdica, na condição de aliado, de ser ouvido, antes da escolha do ungido.

Alguns petistas conhecem essa posição do governador. A prefeita Luizianne Lins (PT) se sabe, é por ouvir dizer, pois há algum tempo os dois não conversam, nem mesmo sobre questões administrativas, embora os partidos de ambos sejam os principais parceiros da aliança sustentadora das suas reeleições.

Na última eleição municipal, por falta de uma conversa da prefeita com o governador, antes da convenção partidária homologatória da postulação de Luizianne, acabou acontecendo aquele imbróglio, no caso do vice-prefeito Tin Gomes, nome do governador para a chapa da prefeita que ela, mesmo sem qualquer manifestação pública explícita, recusava.

Para 2012, a falta de entendimento entre Cid e Luizianne sobre o nome do candidato a prefeito resultará na indicação de um candidato do PSB, apesar da relação íntima existente entre dirigentes municipais deste partido com a prefeita. Cid sabe das dificuldades, mas não titubeia para atestar a existência e força das outras instâncias da sua agremiação.

Compromisso

O governador tem dado mostras do seu interesse na manutenção da aliança política construída para sua reeleição, tanto que, quando instado por alguns correligionários, insatisfeitos dentro das respectivas siglas, tem estimulado o entendimento, para não haver dispersão e, consequentemente, enfraquecimento de uma ou outra.

Mas a fração do PSB por ele comandada avança. E Fortaleza faz parte dos planos de crescimento, estimulado pelas pesquisas que mostram uma boa avaliação do Governo estadual junto ao eleitorado da Capital, com destaque para a liderança do próprio Cid Gomes.

Até agora não há qualquer sinal, do chefe do Executivo, de trabalhar no sentido de desestimular as lideranças de PCdoB, PDT, PMDB e outras a apresentarem candidatos à Prefeitura de Fortaleza, no próximo ano. Se o PT não for capaz de fazer a articulação para evitar essa divisão desenhada pelo quadro exposto, o Governo tem nomes para lançar na disputa pelo PSB.

A Prefeitura da Capital, no entender dos aliados de Cid, não pode ir para o comando da oposição, representada pelo PSDB, DEM e PPS. Por essa razão, é factível o grupo do governador ter candidato que, expressando a sua densidade político-eleitoral, afaste as chances oposicionistas e, ao mesmo tempo sirva para evitar uma desagregação da base aliada, pelo fato de o próprio Cid conduzir a campanha respeitosamente ao levar todos os candidatos a ter como adversário o nome da oposição.

Administração

No Palácio da Abolição, o governador Cid Gomes conversa sobre todos os temas da política, inclusive das perspectivas do PSD no Ceará, e do relato feito pelo vice-governador Domingos Filho (PMDB) sobre o encontro dele com Gilberto Kassab, o prefeito de São Paulo, como aqui foi tratado no último domingo. Mas o governador demonstra maior satisfação é quando trata da administração.

Na última quarta-feira ele nos mostrava os números alcançados pelo seu Governo para destacar, dentre outros pontos, o volume de investimentos na infraestrutura do Estado, ressaltando ser o Ceará a quarta unidade da federação que mais investiu nessa área, com recursos do próprio tesouro, embora ele nada tenha de queixa quanto aos investimentos federais.

O Porto do Pecém, com uma terceira ampliação já projetada neste seu segundo Governo, e um projeto para garantir a universalização da água potável, eliminando o tradicional carro-pipa, estão incluídas na relação das grandes obras a merecerem suas observações.

EDISON SILVA
EDITOR DE POLÍTICA

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=977629