terça-feira, 30 de novembro de 2010

Caucaia lança moeda solidária


O projeto piloto será lançado durante Semana do Empreendedorismo. As ações têm foco nas iniciativas locais

Caucaia. Potiguara é o nome dado à moeda social que passará a circular no Parque Potira, bairro com cerca de 20 mil habitantes de Caucaia. Seguindo o exemplo de iniciativas similares, Caucaia é o terceiro Município da Região Metropolitana a adotar esta experiência em economia solidária. O lançamento oficial da moeda aconteceu, ontem à noite, durante a abertura da I Semana do Empreendedorismo, que acontece até sexta-feira na Praça da Matriz.

Centrada na valorização do ser humano, a economia solidária busca promover um ambiente socialmente justo e sustentável por meio da democratização econômica de bens e serviços. A iniciativa do potiguara reúne a Associação Beneficente Tancredo Neves (ABNT), o Conselho Comunitário do Parque Potira, a Secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo de Caucaia e o Banco Palmas, que iniciou a experiência de moeda social no Conjunto Palmeiras, em Fortaleza.

Vivência solidária
Segundo o titular da Secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Ambrósio Ferreira Lima, a iniciativa busca desenvolver a vivência de uma nova solidariedade e o desenvolvimento dos negócios dentro do Parque Potira.

"Desde que a nova gestão assumiu, estamos trabalhando na implantação da economia solidária nas comunidades mais carentes. Em junho, entramos em contato com o Banco Palmas para que eles pudessem nos ajudar na implantação. É um trabalho no qual o poder público não impõe a iniciativa, mas ela é construída com o envolvimento de toda a comunidade", explica. A experiência do potiguara funcionará como projeto piloto e, a partir dela, espera-se estender a experiência para outros locais.

A moeda vai circular dentro do Parque Potira em notas de 0,50, 1, 2 e 5 potiguaras, cujo valor é correspondente ao real. A pessoa interessada em comprar algum bem ou serviço pede um financiamento, que será concedido em potiguaras. Munidos dessas cédulas, as pessoas só poderão adquirir estes produtos nos estabelecimentos que aderirem à moeda social, que são trocadas pelo Banco Potira por reais. As pessoas podem dividir o financiamento, pagando com juros mais baixos que os praticados no mercado.

"Inicialmente esta moeda será adquirida apenas pelo financiamento, mas com o tempo ela passará a circular dentro do bairro e ser usada em compras mais básicas. E com o tempo acreditamos que mais e mais estabelecimentos vão aderir à iniciativa e passarão a receber também em potiguaras", acrescenta.

A principal vantagem da moeda social é o aumento o poder de comercialização local, aumentando a riqueza circulante na comunidade e gerando trabalho e renda.

Programação
Criada com o objetivo de incentivar a formalização e ampliação de pequenos negócios, a I Semana do Empreendedorismo de Caucaia vai promover, além do lançamento da moeda social, uma série de outras ações. Nos estandes instalados na Praça da Matriz, as Associações de Artesãos e os Empreendedores Individuais já formalizados em Caucaia vão aproveitar a visibilidade do evento para mostrar a qualidade do que é produzido no Município, com o intuito de valorizar e produção local.

Além disso, alunos de 41 turmas do Ensino Médio do Colégio Branca Carneiro de Mendonça vão apresentar, durante o evento, um diagnóstico histórico e econômico de 43 empresas de Caucaia e Região Metropolitana. A pesquisa abordou aspectos como origem, histórico, dados estatísticos, geração de empregos e tipos de ações sociais desenvolvidas por cada uma dessas iniciativas.

E para os empreendedores que querem formalizar seu negócio, o Sebrae Ceará vai montar uma estrutura para atender aos autônomos interessados em sair da informalidade, a fim de ter direito a benefícios como o CNPJ, auxílio-invalidez, auxílio-maternidade e aposentadoria. Os empreendedores que quiserem um atendimento personalizado para melhorar o desempenho da sua empresa terão à disposição técnicos do programa "Negócio a Negócio".

Por fim, o INSS também estará presente ao evento com uma Agência da Previdência Social Volante, atendendo aos segurados quem quiserem acessar os serviços disponibilizados on line. Todos os dias, a programação acontece de 10h às 21h.

Circulação
"Com o tempo a potiguara passará a circular dentro do bairro e ser usada em compras mais básicas"
Ambrósio Lima
Secretário de Trabalho Emprego e Empreendedorismo de Caucaia

MAIS INFORMAÇÕES
I Semana do Empreendedorismo de Caucaia
Local: Praça da Matriz de Caucaia
Funcionamento: das 10h às 21h

KAROLINE VIANAREPÓRTER

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=893212 

Nenhum comentário:

Postar um comentário