Uma pesquisa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), encomendada ao instituto Sensus, revela que muitos brasileiros já apagaram da memória o nome em quem votaram nas eleições ocorridas no mês passado.
Segundo o tribunal, o esquecimento é maior em relação aos cargos de deputado estadual, no qual 23% dos eleitores entrevistados não lembraram o candidato escolhido na hora do voto.
Em segundo lugar, com maior grau de esquecimento, foram os votos dados para deputado federal, onde 21,7% afirmaram que não se lembram em quem votou. No caso de senador, o esquecimento ficou em torno de 20,6% dos entrevistados.
A pesquisa foi realizada com 2.000 pessoas de 136 municípios, em 24 Estados. O levantamento ocorreu entre os dias 3 e 7 de novembro e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Meios de comunicação
Questionados especificamente sobre a fonte de informação utilizada para se decidir quanto ao segundo turno, a maioria, 44,2%, afirmou que já estava decidido pessoalmente.
Outros 18,8% afirmaram que debates entre os candidatos na televisão e no rádio contribuíram para a decisão. Em terceiro lugar apareceram os programas de candidatos na TV, com 15,5%. (das agências de notícias)
MULTIMÍDIA
Veja detahes da pesquisa em www.tse.gov.br
O LEITOR E A AMINÉSIA (%)
Deputado estadual: 23,0
Deputado federal: 21,7
Senador: 20,6
Governador: 11,3
Presidente: 3,3
Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2010/11/30/noticiapoliticajornal,2071539/eu-votei-no-foi.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário