quarta-feira, 31 de agosto de 2011

2º Grito dos Excluídos de Caucaia: Pela Vida grita a TERRA... Por direitos todos nós!




Em sua 17ª edição nacional e 2ª em Caucaia, o Grito tem por tema: Pela Vida grita a TERRA… Por direitos todos nós! As catástrofes ambientais, conseqüência do desequilíbrio causado pelo modelo de produção vigente do sistema capitalista, a miséria e a pobreza, a concentração de riquezas e exploração irresponsável dos recursos naturais, são gritos por cuidado, justiça e dignidade que ecoam mundo afora.

O Grito dos/as Excluídos/as pretende levar às ruas o grito da Mãe Terra sofrida com tantos projetos de morte, os quais, escondidos atrás das máscaras do desenvolvimento, destroem a natureza e colocam em risco toda espécie de vida sobre o Planeta. Conseqüência também desse modelo de desenvolvimento capitalista, que visa tão somente o lucro desenfreado de alguns poucos, é a negação dos direitos básicos da população: saúde, educação, moradia, acesso à Terra, à Água, lazer, cultura, emprego, soberania alimentar… O governo anuncia o ascenso de 35 milhões de pessoas à classe média, porém, isso não significa que os direitos básicos destes e dos que continuam a linha de pobreza e miséria tenham sido garantidos.


O aumento do poder aquisitivo não significa necessariamente garantia de direitos básicos. Segundo dados do último Censo do IBGE, a classe média (domicílios com renda per capita de 1 a 5 salários) não passa de 34, 2% da população (Fonte: Brasil de Fato, nº 427). Os outros 66% estão na linha de miséria e pobreza.

Papel importante no fortalecimento do sistema capitalista é a mídia hegemônica, dominada pelas grandes corporações. Se o capitalismo afirma que é preciso produzir sempre mais, conta com o apoio da mídia, que incute nas pessoas, principalmente nas crianças e jovens, o desejo do consumo desenfreado, criando diariamente, através das propagandas mentirosas e enfeitadas, ilusões de necessidades.


Acontece que a produção está para o aumento dos lucros e não para as necessidades básicas das populações. Nunca se produziu tanto e, comparativamente, tivemos tantos pobres.

Alguns questionamentos nortearam a discussão no encontro em torno do tema: Ainda temos excluídos/as? Onde eles/as estão? Eles/as reconhecem que são excluídos/as? E nós, agentes de pastorais e militantes de movimentos sociais, também nos reconhecemos como excluídos/as? Vimos que os/as excluídos/as continuam existindo e o Grito continua com sua razão de existir. Nossa missão é identificar as realidades de exclusão, ter consciência delas e transformá-las. Ser excluído/a é uma realidade que ninguém deseja ser, mas é real, não podemos negá-la. Esse é o primeiro passo na luta pela inclusão, contra todo tipo de exclusão. Quem é excluído/a e nega esta condição, não assume a luta pela transformação.

No Ceará, a discussão está girando em torno dos grandes projetos do agrohidronegócio, das obras de infraestrutura e da Copa do Mundo. Os/as excluídos/as são também massacrados por estes grandes projetos do capital nacional e internacional. As obras são planejadas e concretizadas a toque de caixa, empurradas de goela abaixo.

As comunidades atingidas não participam do processo de discussão sobre a viabilidade social e ambiental destas obras e, ao final, precisam ser remanejadas de seus espaços ancestrais ou então continuam vivendo nestes espaços, mas sofrendo os impactos diretos destes empreendimentos.

O cenário político também está em crise. As políticas públicas de atendimento aos pobres e de cuidado com o meio ambiente ainda são muito falhas ou inexistem em alguns âmbitos. Alguns projetos de lei de parlamentares até vão na contramão da preservação ambiental, como o que propõe as mudanças no Código Florestal. As obras da Copa, por exemplo, irão remanejar, para áreas de alto risco, muitas comunidades atingidas; outras serão escondidas pelos muros da vergonha e não serão, sequer, ouvidas em suas reivindicações. Esta novela se repete há muitos anos, a cada vez que surge um novo grande empreendimento. Sob o discurso que é uma obra de interesse social os governos e empresas seguem alagando seus territórios de injustiça e exploração, enquanto os pobres têm seus direitos violados e seus espaços usurpados.

São tantos gritos que ecoam pelo mundo. A Mãe Terra “geme como em dores de parto” (Rm 8,22). O Grito pretende ser um momento de fortalecimento das lutas populares, bem como de dar visibilidade aos processos alternativos que estão sendo construídos a partir das bases, que apontam para uma outra sociedade possível, mais justa e igualitária.

O Grito dos/as Excluídos/as não é um evento isolado, ele vai para além dos protestos do dia 07 de setembro. Faz parte de um processo de mobilização e lutas pelos direitos, bem como de construções coletivas em torno de uma outra maneira de ver a Terra e de usufruir de suas riquezas, a partir dos princípios do respeito, da convivência e da sustentabilidade.

Por todo o Brasil, os gritos se unirão num só, e tecerão a colcha do projeto popular. Desde já, todas as comunidades são convidadas e preparar o Grito com bastante entusiasmo, ao mesmo tempo em que fortalecem as lutas locais em favor da Mãe Terra, Terra de Deus e nossa, e dos direitos dos pobres, filhos/as da Terra, pobres de Deus.

Fonte: Thiago Valentim CPT CE

E Caucaia? Também tem excluídos? A Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres juntamente com as demais paróquias de Caucaia está organizando o 2º Grito dos Excluídos de Caucaia. O tema deste ano será: Pela Vida grita a TERRA… Por direitos todos nós!

As pastorais e movimentos sociais juntamente com a população de Caucaia se concentrarão em frente à Estação de Caucaia, próximo a antiga garagem da empresa Vitória e farão algumas paradas em frente a órgãos municipais e instituições privadas para mostrar a realidade dos excluídos.

A primeira parada será em frente a Secretaria de Sáude de Caucaia, onde a companheira Iolaene, representando a Área Pastoral do Araturi (comunidades do Araturi, Esplanada do Araturi, Catorze, Boa Vista, Parque Albano, Novo São Miguel e Parque das Nações) falará sobre a realidade dos postos de saúde, onde muitos funcionam de forma precária como é o caso do Posto de Saúde do Parque Albano que funciona numa casa adaptada sem estrutura de funcionamento, segundo normas do Ministério da Saúde sem falar na ausência de alguns profissionais que compõem o PSF, os hospitais, os ceos e a futura Policlínica de Caucaia. A segunda parada será em frente a Caixa Econômica e quem falará será o Rosaldo do MST que mostrará a realidade dos assentamentos do município. Em seguida, parada na Bam Bam Calçados e um representante da Pastoral da Juventude fará uso da palavra para denunciar o descaso do Poder Público para com a juventude do nosso município, principalmente com a questão da área de lazer.

O encerramento será na Praça da Câmara de Vereadores com apresentações indígenas, capoeira e dança ecológica com jovens do Araturi.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Professores decidem manter greve


Os discursos inflamados de representantes de professores de todas as regiões do Estado, incluindo a Capital, já antecipavam a decisão que seria tomada pela categoria, ontem, em Assembleia Geral, no Ginásio Aécio de Borba. Em resposta ao pedido de ilegalidade da greve por parte do governador Cid Gomes (PSB), decretada na última sexta-feira pelo desembargador Emanuel Leite Albuquerque, os professores optaram por continuar a paralisação, que já dura 25 dias.


“Nós temos todo o interesse na negociação, mas ela foi interrompida pelo pedido e decretação da ilegalidade da greve. O governador poderia ter protelado o pedido. Nos sentimos traídos”, justificou o presidente do Sindicatos dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc), Anízio Melo, aos cerca de 5 mil professores de 60 municípios que lotavam o Ginásio.

Segundo a assessoria jurídica do Sindicato, a Apeoc ainda não foi notificada oficialmente da decisão do desembargador, mas garantiu que vai recorrer assim que for intimada. Depois da notificação, os professores têm até 48 horas para voltar às atividades, sob pena de pagarem multa de R$ 10 mil para cada dia de descumprimento da decisão.


Decisão

Além de considerar que o Sindicato não cumpriu dispositivos da Lei de Greve, o desembargador também alega que a paralisação causa prejuízos a “milhares de jovens” e põe em risco a “saúde e sobrevivência dos estudantes, que, como se sabe, dependem das refeições escolares para suas nutrições”.

De acordo com o advogado do Sindicato, Ítalo Bezerra, os professores não foram ouvidos pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE). “Não nos foi dada a oportunidade de nos defendermos”, reclamou Bezerra.

O POVO entrou em contato com a assessoria de imprensa do Governo do Estado, mas não recebeu retorno até o fechamento desta edição.


SERVIÇO


Nova Assembleia Geral dos Professores


Dia: 2 de setembro (sexta-feira)
Horário: 15 horas
Local: Ginásio Aécio de Borba (ao lado do Estádio Presidente Vargas)


E agora
ENTENDA A NOTÍCIA

O impasse entre os professores estaduais e o governador Cid Gomes (PSB) parece estar longe do fim. O governador havia prometido voltar às negociações caso a greve fosse suspensa, mas a categoria decidiu manter a paralisação.


Ranne Almeida
ranne@opovo.com.br

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2011/08/30/noticiapoliticajornal,2289210/professores-decidem-manter-greve.shtml

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Campus do IFCE em Caucaia será inaugurado em 26/08



A mais nova unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o campus avançado de Caucaia, será entregue oficialmente à comunidade nessa sexta-feira, dia 26/8, às 17h, em solenidade com a presença do Governador do Estado, Cid Ferreira Gomes, do reitor do IFCE, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, do deputado federal Francisco Ariosto Holanda, do prefeito do município, Washington Luiz de Oliveira Góis, entre outras autoridades.


O campus avançado de Caucaia – que faz parte da segunda fase do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica – atenderá a demanda de mão-de-obra especializada para acolher a necessidade do complexo industrial do porto do Pecém por meio da oferta de cursos de nível técnico em Eletroeletrônica, Metalurgia e Petroquímica. Na estrutura de campus avançado, Caucaia é administrado pelo campus de Maracanaú do IFCE.

Inaugurada no dia 29 de novembro de 2010, pelo então presidente Lula, no Palácio do Planalto, em Brasília/DF, de forma virtual e simultaneamente com outros Institutos Federais do Brasil, a nova unidade teve sua aula inaugural realizada no dia 1º de agosto, dirigida a 400 estudantes da rede municipal que participam do pró-técnico, curso que visa preparar jovens interessados em ingressar na formação técnica e tecnológica.

Fonte: IFCE

Grupo de Trabalho Eleitoral do PT Ceará vai visitar municípios cearenses

A ideia é fazer uma análise da situação política e eleitoral de cada cidade, tendo em vista as eleições de 2012


O Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do Partido dos Trabalhadores - PT Ceará realizou reunião nesta quinta-feira (25.08) e definiu um calendário de visitas que serão feitas aos municípios do interior do Estado. A partir de setembro, os nove membros do GTE visitarão as cidades cearenses com a intenção de fazer um diagnóstico sobre a situação política e eleitoral de cada uma, tendo em vista as eleições de 2012.

De acordo com o coordenador do Grupo, Joaquim Cartaxo, que também é o 1º vice-presidente do PT Ceará, essas informações levantadas serão reunidas em um relatório que será apresentado na reunião do Diretório Estadual, em outubro. "Vamos fazer esse diagnóstico para que possamos utilizar as estratégias que serão definidas pela direção nacional do PT no 4º Congresso, que será realizado de 2 a 4 de setembro em Brasília", acrescentou.

O GTE do PT Ceará é coordenado por Joaquim Cartaxo e composto por outros oito membros da Executiva: Ticiana Studart, José Reudson de Souza, Israel Martins, Ilário Marques, Haroldo Pontes, Inácio Neto, Issac Júnior e Luciana Castelo Branco. 

Dia D da Educação Pública: Manifestação dos Professores do Estado em Gre...


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Instituições realizam Semana da Pessoa com Deficiência

A Fundação Perpétua Magalhães e o Pequeno Cotolengo Dom Orione realizam, de 22 a 26 de agosto, a programação municipal da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Tendo como tema “A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença”, o evento contará com caminhada, palestra, desfile, show de talentos e uma programação distribuída entre as duas instituições organizadoras.








Veja a programação abaixo:



22/08, segunda-feira: Caminhada inclusiva, 8 horas, na Praça da Matriz;

23/08, terça-feira: Aulão “Inclusão e Movimento”, 8 horas, Praça da Câmara; e tendas sobre arte e saúde, das 8 às 11 horas, na Praça da Câmara;

24/08, quarta-feira: Desfile Special Fashion e Show de Talentos, às 19 horas, Praça da Matriz;

25/08, quinta-feira: programação em cada instituição, das 8 às 11 horas.

26/08, sexta-feira: programação em cada instituição, das 8 às 11 horas.

 
Fonte: http://www.caucaia.ce.gov.br/

Mobilização dos jovens para o CREDJOVEM

O CREDJOVEM está com inscrições abertas até o dia 08/10/2011 para financiamento de projetos juvenis. Essa é uma oportunidade interessante para os jovens do ProJovem Urbano, para a qual nossa contribuição poderá fazer a diferença.


PROGRAMA CREDJOVEM 2011


O Programa CredJovem, promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, está com inscrições abertas para jovens que pretendam abrir ou ampliar o seu próprio negócio. As inscrições se iniciaram no dia 08 de julho e irão até dia 08 de outubro de 2011.

Para participar do programa CREDJOVEM 2011, os jovens devem atender os seguintes requisitos:

1. Faixa etária entre 18 e 29 anos de idade;

2. Formarem um empreendimento composto, no mínimo, por dois jovens;

3. Os jovens componentes do grupo não podem ter sido beneficiados, anteriormente, com o crédito do programa CREDJOVEM;

4. Os componentes do grupo devem residir na cidade de Fortaleza, onde também deve ficar a sede do empreendimento;

5. Terem estudado em instituição pública de ensino regular, técnico ou superior

6. Em caso de vinculação com instituição particular de ensino superior ou técnico, comprovar beneficiamento em programa de financiamento estudantil (PROUNI, etc.)

7. Apresentarem, no ato de inscrição, a proposta de plano de negócio pretendido, juntamente com xerox de RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar.


Serão financiadas propostas de negócio de até R$ 15.000,00 (quinze mil reais) sem juros. O valor da devolução é de 60% do montante do financiamento, a ser pago após seis 6 meses de carência, contados a partir da data de depósito. Finalizada a carência, a devolução ocorrerá em até 15 parcelas mensais.

Se você se encaixa no nosso perfil e deseja ser um empreendedor, não perca essa oportunidade!

Maiores informações:
Programa CredJovem
End.: Av. Aguanambi, 1770 – Bairro de Fátima
Ligue: 3452-6180/6182.
E-Mail: credjovem.sde@gmail.com
Site:www.fortaleza.ce.gov/sde/


Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico - SDE
Célula de Fomento ao Trabalho de Jovens - CFTJ
Av. Aguanambi, 1770 - Bairro de Fátima
Programa Credjovem
0800 275 1441

Comunidades indígenas do Ceará ganham acesso ao voto

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) assinou convênio com a Funai para instalação de seções eleitorais




Crateús. As primeiras eleições gerais do Brasil ocorreram em 1821, para escolha dos políticos que ocupariam a Câmara dos Deputados. Mulheres, negros, índios, assalariados, soldados e menores de 25 anos não tinham direito a voto. O processo eleitoral era feito num complexo sistema em que só votavam os eleitos da comarca. Bem mais para frente, no Império, vieram os tempos dos "coronéis", que faziam valer o seu poder na base da violência. E mais recente o conhecido "voto de cabresto". Só em 1932 foi instituído o voto secreto e o direito às mulheres votarem. E em 1985, com o restabelecimento das eleições diretas, foi garantido também o direito de voto aos analfabetos e aos maiores de 16 anos. Essas considerações mostram os avanços eleitorais no País, no que concerne ao direito ao voto. Dentro desse contexto, as comunidades indígenas deste Município e região comemoram mais um avanço: o acesso ao voto.

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) assinou convênio com a Fundação Nacional do Índio (Funai) para instalação de seções eleitorais especiais em comunidades indígenas, na semana passada. A medida valerá a partir das próximas eleições no Estado, que é o primeiro a tornar esse sonho das lideranças indígenas em realidade. Dos 14 Municípios do Ceará que receberão as 21 urnas, de acordo com levantamento preliminar do Tribunal, 6 são desta região: Crateús, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Tamboril, Poranga e Quiterianópolis. Os demais são Aquiraz, Aratuba, Canindé, Caucaia, Itapipoca, Itarema, Pacatuba e São Benedito. As seções eleitorais serão instaladas nas comunidades indígenas com, no mínimo, 20 eleitores aptos a votar. Segundo dados da Funai, existem hoje no Ceará 89 comunidades indígenas, em 17 Municípios, onde residem cerca de 22.500 pessoas, das quais 14 mil estariam aptas a votar.

"É um grande avanço e uma bandeira de luta nossa antiga. Vai facilitar o acesso ao voto, pois muitos deixavam de votar devido ao deslocamento para sessões, às vezes, distante das nossas comunidades", ressalta o índio Renato Gomes, liderança potiguar no Município. Renato é coordenador da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme) e suplente de vereador em Crateús, onde ano passado assumiu uma cadeira na Câmara Municipal por alguns meses. Ele esteve presente à solenidade de assinatura do convênio.

Helena Gomes, mãe de Renato, diretora da Escola Raízes Indígenas e conhecida na região como lutadora pelos direitos dos povos indígenas, demonstra sua alegria com o convênio. "Uma ação importante porque vai se concretizando e confirmando a existência dos povos indígenas no Ceará. Recebi como uma reafirmação e reconhecimento à nossa existência", comemora. Eliane Silva, presidente da Associação Raízes Indígenas dos Potiguaras (Arinpoc), também ficou animada com a notícia. "Vai facilitar a nossa vida e é bom porque passamos a ter direitos como índios", diz.

A Funai dará suporte à Justiça Eleitoral com informações sobre os povos indígenas no Ceará, fornecendo dados sobre quantitativo de índios, localização das comunidades e contatos das suas lideranças e, em parceria com o TRE, auxiliará na indicação dos prédios públicos, preferencialmente escolas indígenas, para a realização dos trabalhos de alistamento, revisão, transferência e instalação das mesas receptoras de votos. Segundo o censo de 2000, do IBGE, 734 mil pessoas (0,4% dos brasileiros) se auto-identificaram como indígenas, um crescimento absoluto de 440 mil indivíduos em relação ao censo de 1991, quando apenas 294 mil pessoas (0,2% dos brasileiros) se diziam indígenas. Apesar do alistamento eleitoral não ser obrigatório para os indígenas, a participação deles vem aumentando. Em Crateús, há 2.207 descendentes de indígenas, de acordo com dados da Funai (2007), representados em cinco povos: Potiguara, a maior com cerca de 1.200 índios, Tabajara, Kalabaça, Kariri e Tupinambá.

A Lei

A medida está regulamentada na Resolução nº 434/2011, aprovada pela Corte do TRE-CE, em abril deste ano.

MAIS INFORMAÇÕES

Funai - Coordenação Regional - Rua Abílio Martins, 805
Bairro Parquelândia - Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3223.5493

Silvania Claudino
Repórter

domingo, 21 de agosto de 2011

Começa obra de calçamento das ruas do Parque das Nações

A comunidade do Parque das Nações há muito tempo aguardava pela obra de calçamento das ruas, principalmente da Rua Estados Unidos por onde passa o ônibus Parque Albano. Segundo os moradores a obra só saiu porque eles se reuniram e pediram uma audiência com a prefeitura e reivindicaram o calçamento dessas ruas que estavam esburacadas. Também reivindicam o saneamento básico.

sábado, 20 de agosto de 2011

Caucaia terá 21 ou 23 vereadores? Câmara decidirá em setembro

Vereadores Pr. João Andrade, Dr. Erivaldo, Louro de Lisiex e Pr. Dalmácio.

O vice presidente da Câmara de Vereadores de Caucaia, Louro de Lisieux, presidiu a Audiência Publica realizada neste sábado (20/08) na sede do Grêmio de Caucaia que contou com um grande numero de lideranças políticas do município. Esta foi a segunda - a primeira foi no ultimo sábado (13/08) oportunidade que a Câmara proporcionou para um amplo debate com sociedade sobre a definição do número de vereadores a partir da próxima legislatura. Louro definiu o ato como “o primeiro passo na ação de transparência que norteará a tomada de decisão sobre o assunto”. Caucaia tem hoje 14 vereadores. Poderá voltar aos 21 ou chegar aos 23, máximo permitido pela lei.

A Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno, por 359 votos a 10 e 4 abstenções, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 333/04, que estabelece novos critérios para o número de vereadores de acordo com o tamanho da população, criando 24 faixas de limites. O texto aumenta o número de vereadores no País em 8.043 (de 51.748 para 59.791). As novas faixas para a definição do número são estipuladas de acordo com a população de cada município. A matéria segue para votação no Senado.


De acordo com a PEC 333/04 dos vereadores aprovada pela Câmara, o número mínimo de integrantes das casas legislativas municipais será de nove para cidades com até 15 mil habitantes, e o máximo, de 55, para municípios com mais de 8 milhões de moradores. Pela proposta, as câmaras municipais poderão gastar o máximo de 4,5% do orçamento municipal e o mínimo de 2%. Atualmente, elas podem gastar de 4,5% a 8% dos orçamentos municipais.

Segundo os vereadores presente, A votação do projeto de lei está prevista acontecer durante o mês de setembro.

O vereador Dr. Erivaldo (PCdoB), destacou a importância de a população ter mais representatividade sem que sejam aumentadas as despesas. “Acho de grande importância termos mais vereadores com um custo igual, mas antes de tudo, temos que nos preocupar com a qualidade dos vereadores que irão compor a nova legislatura. A população vai se sentir mais representada e o duodécimo permanece fixo”, disse o nobre vereador. Duodécimo é a obrigação constitucional do Executivo de repassar recursos para o funcionamento do Legislativo.

O vereador Pastor Dalmácio (PRB), esclareceu que ao aumentar o número de representantes, quem estabelece são os vereadores, uma vez que está apenas obedecendo a Constituição Federal, “O aumento de vereadores não está na vontade da Casa e sim em decorrência do numero da população”, disse.

Fonte: http://www.blogdecaucaia.com/2011/08/caucaia-tera-21-ou-23-vereadores-camara.html

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Semana Nacional da Família 2011 de 14 a 20/08 tem como tema: Família, Pessoa e Sociedade


A Semana Nacional da Família faz parte do calendário das paróquias do Brasil. Com início em 1992 como resposta à inquietação, ao descontentamento e desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto, por ser o mês vocacional, é celebrada a Semana Nacional da Família.


O Papa Bento XVI, em sua oração no Discurso Inaugural da V Conferência em Aparecida (2007), rezou pedindo para que as nossas famílias “continuem a ser berços onde nasce a vida humana abundante e generosamente, onde se acolhe, se ama, se respeite a vida desde a sua concepção até ao seu fim natural”.

O Documento de Aparecida, (n.302), quando fala de alguns lugares de formação de discípulos missionários, menciona “a família como primeira escola da fé, o lugar e a escola de comunhão, fonte de valores humanos e cívicos, lar onde a vida humana nasce e se acolhe generosa e responsavelmente”.

Por esta razão, tenho a alegria em apresentar o nosso subsídio “Horal da Família” 2011, cujo tema central este ano é: “Família, Pessoa e Sociedade”. O próprio Papa Bento XVI, na audiência geral do dia 31 de agosto de 2008, na praça de São Pedro, destacou a importância da família para a edificação da sociedade e seu bem-estar e exortou a todos os cristãos a confiar em Deus como aquele que concede todos os bens e sustenta as famílias no seu cotidiano.

Uma sociedade sólida nasce, certamente, do compromisso de todos seus membros, mas tem necessidade da bênção e do suporte de Deus que, infelizmente, é frequentemente excluído e ignorado. Sem Deus, busca-se inutilmente construir uma casa estável, edificar uma cidade segura, porém com Deus teremos uma família rica de filhos e serena, uma cidade bem segura e defendida, livre de pesadelos e inseguranças.

Agradeço a equipe que elaborou a 15ª edição do subsídio “Hora da Família” 2011. Desejo que os encontros a serem realizados por ocasião da Semana Nacional da família e, em outras ocasiões do ano, ajudem os pais na sua missão de educadores.

Rezemos a Deus para que a família brasileira seja reflexo da Sagrada Família de Nazaré.



Brasília (DF), 1º de janeiro de 2011
Festa da Santa Mãe de Deus, Maria

Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Londrina – PR

O livro Hora da Família pode ser adquirido junto à Secretaria Nacional da Pastoral Familiar, em Brasília, pelo site: http://www.cnpf.org.br/loja_teste.asp ou telefone (61) 3443-2900. Nos Regionais da CNBB o material para a Semana Nacional da Família pode ser adquirido junto aos casais coordenadores da Pastoral Familiar.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA NO PARQUE ALBANO


14/08 Domingo
Missa de abertura da Semana Nacional da Família, as 7 e 19h


15/08 Segunda-feira
Caminhada com Maria em Fortaleza


16/08 Terça-feira
A família como primeira escola de fé.
Local: Igreja de São Francisco
Celebrante: Fr. Nairton


17/08 Quarta-feira
A família como fonte de Valores Humanos.
Local: Rua Gonçalves Dias/Pátio da Qd 55 ao lado do Bloco 03
Celebrante: Pe. Carlos Augusto


18/08 Quinta-feira
Família: apoio e segurança
Local: Rua Ubajara
Celebrante: Fr. Júnior


19/08 Sexta-feira
A importância da família na sociedade atual
Local: Igreja de São Francisco
Celebrante: Fr. Nairton


20/08 Sábado
Missa de encerramento da Semana Nacional da Família com toda a Área Pastoral de Araturi na comunidade do Parque das Nações, as 19h. Obs.: Na semana, de terça a sexta-feira, será as 19h30.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

IV Congresso Nacional do PT reunirá 1.350 delegados em Brasília

Etapa extraordinária discutirá reforma do estatuto, conjuntura e eleições 2012


A Etapa Extraordinária do IV Congresso Nacional do PT ocorrerá nos dias 2, 3 e 4 de setembro, no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília. O evento reunirá os mesmos 1.350 delegados participantes da primeira etapa realizada em 2010 e que, entre outras decisões importantes, referendou o nome de Dilma Rousseff para disputar a Presidência da República pelo PT.


Nesta etapa extraordinária, os delegados irão discutir e aprovar as alterações no Estatuto do PT, que atualmente estão sendo debatidas pelo conjunto do partido.

Além disso, o IV Congresso do PT vai aprovar resoluções sobre Conjuntura e Eleições 2012.

Programação

O credenciamento de delegados terá início às 9 horas da sexta-feira (2/9). A abertura oficial do IV Congresso será realizada às 18 horas do mesmo dia.

No sábado (3/9) e no domingo (4/9) serão realizadas as discussões e votações da reforma estatutária e das resoluções. O término dos trabalhos está previsto para as 15 horas do domingo.

Participação restrita

Devido ao local onde ocorrerá o evento comportar um público de apenas 1.500 pessoas, a comissão organizadora faz um alerta sobre a necessidade de se restringir a participação de não delegados durante os três dias do IV Congresso.

O credenciamento de convidados e observadores será feito obedecendo critérios estabelecidos no regimento interno da etapa extraordinário aprovado pela direção nacional. Os organizadores do IV Congresso solicitam a compreensão de todos para o bom andamento das atividades internas do IV Congresso.

Fonte: PT Nacional



terça-feira, 16 de agosto de 2011

Professores fazem paralisação nacional para cobrar cumprimento da Lei do Piso

A Lei do Piso foi sancionada em 2008 e determinou que nenhum professor da rede pública com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais pode ganhar menos do que R$ 950





Professores de escolas públicas de todo o País param as atividades nesta terça-feira, 16, para pedir o cumprimento da lei que estabelece um piso salarial para a categoria. A paralisação foi convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e pelo menos em 11 estados os sindicatos locais prepararam assembleias e outras atividades de mobilização.

A Lei do Piso foi sancionada em 2008 e determinou que nenhum professor da rede pública com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais pode ganhar menos do que R$ 950. O valor do piso corrigido para 2011 é R$ 1.187. Naquele mesmo ano, cinco governadores entraram com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a constitucionalidade da legislação e só este ano a Corte decidiu pela legalidade do dispositivo. Desde então, professores de pelo menos oito estados entraram em greve no primeiro semestre de 2011 reivindicando a aplicação da lei.

“É uma teimosia e um descaso dos gestores em cumprir essa lei, o que caracteriza falta de respeito com o educador. Prefeitos e governadores estão ensinando a população a desrespeitar a lei quando não cumprem ou buscam subterfúgios para não cumprir”, defende o presidente da CNTE, Roberto Leão.

Um dos pontos da lei que foi questionado pelos gestores é o entendimento de piso como remuneração inicial. O STF confirmou, durante o julgamento, que o piso deve ser interpretado como vencimento básico: as gratificações e outros extras não poderiam ser incorporados à conta como costumam fazer algumas secretarias de Educação. “Isso [incorporação de gratificações] descaracteriza o piso e a carreira. Como a lei determina um piso para professores de nível médio, em alguns estados a diferença do piso do profissional de nível médio para o de nível superior é apenas R$ 30. Desse jeito, a carreira não atrai mais os jovens para o magistério porque ele não tem perspectiva”, diz Leão.

As prefeituras alegam que faltam recursos para pagar o que determina a lei. Levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com 1.641 prefeituras mostra que, considerando o piso como vencimento inicial, a média salarial paga a professores de nível médio variou, em 2010, entre R$ 587 e R$ 1.011,39. No caso dos docentes com formação superior, os valores variaram entre R$ 731,84 e R$ 1.299,59. “Eu nunca vi município ir à falência porque construiu biblioteca ou pagou bem a seus professores”, reclama o presidente da CNTE.

Agência Brasil

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/brasil/2011/08/16/noticiabrasil,2280332/professores-fazem-paralisacao-nacional-para-cobrar-cumprimento-da-lei-do-piso.shtml

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

LEGISLATIVO MUNICIPAL Número de vereadores pode aumentar no CE

Segundo a UVC, até 441 novas vagas podem ser criadas em todo o Estado, saindo de 1.729 atuais para 2.170




Com a proximidade das eleições municipais de 2012, algumas câmaras municipais cearenses começam a se articular para aumentar o número de vereadores. A justificativa, endossada pela União dos Vereadores do Ceará (UVC), é de que a representação atual está aquém da necessária para suprir os anseios da população.

Conforme informou o presidente da UVC, Deuzinho Filho, o número vereadores no Estado pode aumentar em até 441 vagas, saindo de 1.729 para 2.170 parlamentares. "Esse é o número máximo, segundo a Emenda 56. Mas uma boa parte das Casas pode continuar com a estrutura que tem hoje", salientou.

Em 2004, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou uma resolução reduzindo de 60.276 para 51.748 o número de vereadores em todo o País. Segundo a resolução, a composição das Câmaras municipais seria de um parlamentar para cada 47.619 habitantes do município, até o limite de 55 vagas.

Em função disso, foi apresentada, no Congresso, uma proposta de emenda à Constituição, a chamada PEC dos Vereadores, para regulamentar a questão. Aprovada em 2009, a Emenda nº 58 estabeleceu 24 faixas populacionais para fixar a composição das Casas Legislativas.

Agora, algumas câmaras, como é o caso de Caucaia e Maracanaú, estão articulando para aumentar o número de vereadores de acordo com os tetos de edis estabelecidos na PEC. Conforme justificaram os presidentes das Câmaras de Caucaia e Maracanaú, a produção parlamentar tem sido prejudicada pelo número reduzido de vereadores.

Mudança

Conforme disse o presidente da Câmara de Caucaia, Tanilo Menezes, os vereadores defendem o aumento, a partir da próxima legislatura, de 14 para 23 parlamentares. Nesse sentido, deverão ser realizadas, ainda em agosto, duas audiências públicas para saber se a população concorda com a mudança.

Outro município que pretende modificar o número de vereadores é Maracanaú. "A demanda aqui é muito grande, e nós concordamos que a representatividade está bastante prejudicada. Pelo menos 80% dos vereadores são a favor de aumentar o número de cadeiras, mesmo sem ampliar os repasses do duodécimo", declarou Chico Barbeiro, presidente da Casa.

As Câmaras Municipais têm até 30 de setembro deste ano para incluir as novas vagas na Lei Orgânica do Município, considerando que as casas legislativas precisam, de acordo com a Constituição Federal, promover os ajustes em até um ano antes das eleições. Para a aprovação, é necessário o voto favorável de dois terços dos vereadores.

Segundo Deuzinho Filho, logo após o término desse prazo, a UVC fará um levantamento para mensurar o novo número de vereadores que deverão ser eleitos no pleito de 2012. Os gastos com as despesas do Legislativo, incluindo os subsídios dos vereadores, são definidos pela Constituição Federal. Isso significa que, mesmo que o número de vereadores aumente, o valor do duodécimo não deve aumentar. "É importante frisar que deve diminuir assessorias parlamentares e VDP porque o salário é baseado na população e no subsídio do deputado estadual", esclareceu Deuzinho Filho.

REVISÃO E REAJUSTE EM 2012 Consumidor terá dois impactos na conta de luz

No ano que vem, deve ser definido o índice de revisão tarifária da Coelce, além do reajuste anual da conta, em abril
Enquanto em 2011, os cearenses não sentirão no bolso nenhuma mudança no custo das tarifas cobradas pela energia elétrica, no ano que vem, o valor da conta de luz poderá sofrer alteração em dose dupla. É que além da aplicação do índice de revisão tarifária da Companhia Energética do Ceará (Coelce), que deveria ter ocorrido no dia 22 de abril deste ano, mas que ficou para fevereiro de 2012, conforme antecipou com exclusividade o Diário do Nordeste na edição do dia 15 de julho, acontecerá ainda o reajuste tarifário anual, previsto para abril. A última elevação média foi de 3,41%, em igual mês de 2010.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), apesar da postergação da aplicação do índice de revisão tarifária (que pode ser para mais ou para menos), a incidência será retroativa a 22 de abril deste ano. Já para o cálculo do reajuste anual, que levará em conta o período de 22 de abril de 2011 a 21 de abril de 2012, será considerada a tarifa previamente corrigida pelo índice de revisão tarifária.

Peso em dobro

O fato é que se este for para mais, em um mesmo ano, o consumidor terá dois aumentos na sua fatura de energia. O motivo para o atraso na conclusão do 3º ciclo de revisão tarifária da Coelce, e a consequente incidência do índice somente no ano que vem, deve-se à reavaliação da metodologia de cálculo das tarifas de energia elétrica praticadas em todo o País.

De acordo com a Aneel, a projeção inicial era de que a nova fórmula ficasse pronta entre setembro e outubro deste ano, mas acabou sendo antecipada para até o fim deste mês. Entretanto, conforme o órgão regulador, haverá ainda uma audiência pública prevista para ocorrer no fim de dezembro deste ano ou no começo de janeiro de 2012 para poder encerrar, assim, o 3º ciclo de revisão.

Então, só depois da finalização desse processo, é que poderá, finalmente, ser aplicado o Índice de Revisão Tarifária, ou seja, somente a partir de fevereiro seria modificado o valor da conta, para mais ou para menos, o que ainda não é possível afirmar.

Procurada pela reportagem para comentar sobre as possíveis alterações nas tarifas praticadas, a Coelce, em nota, afirma que "a Aneel ainda não definiu a metodologia da revisão tarifária" e "só poderá se posicionar a respeito depois que este assunto for definido".

Diferenças de atualização

O reajuste anual é um dos três mecanismos de atualização das tarifas previstos nos contratos assinados entre as empresas e o governo federal, com objetivo de manter o equilíbrio econômico-financeiro da concessão. Os outros dois são a Revisão Tarifária Periódica (RTP) e a Revisão Extraordinária (RE). A RTP acontece em média a cada quatro anos, como agora com a Coelce, e se diferencia do reajuste anual por ser mais amplo e levar em conta todos os custos, investimentos e receitas para fixar um novo patamar de tarifa, adequado à estrutura da empresa e ao seu mercado.

Na realização da revisão tarifária, chega-se a um novo valor para a parcela B (valores necessários à cobertura dos custos de pessoal, de material e outras atividades vinculadas diretamente à operação e manutenção dos serviços de distribuição, bem como dos custos de depreciação e remuneração dos investimentos realizados pela empresa para o atendimento do serviço), que deve, ainda, ser somado ao valor calculado para a parcela A (custos não-gerenciáveis da companhia).

Já a revisão extraordinária destina-se a atender casos muito especiais de desequilíbrio justificado. Pode ocorrer a qualquer tempo, quando algum evento imprevisível afetar o equilíbrio econômico-financeiro da concessão, como a criação de um novo encargo setorial.

Aumento

3,4 por cento foi o valor médio da última elevação na tarifa de luz da Companhia Energética do Ceará (Coelce), ocorrida em 2010

ANCHIETA DANTAS JR.
REPÓRTER


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Câmara Municipal de Caucaia realiza audiência pública sobre aumento de vagas

A Câmara Municipal de Caucaia realizará amanhã, dia 13/08, a partir das 9h, no Colégio Pleno do Ceará uma Audiência Pública para debaterem sobre o aumento do número de vagas de vereadores para a eleição de 2012. A posição do Partido dos Trabalhadores de Caucaia é de que aumente de 14 para 23 o número de vereadores em Caucaia devido o aumento da população e porquê não haverá nenhum acréscimo a mais para os cofres da prefeitura.

Líder do Governo destaca visita da presidente Dilma Rousseff ao Ceará

Na sessão desta quarta-feira (10/08), o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Antonio Carlos (PT), destacou a visita ao Ceará da presidente da República, Dilma Rousseff, amanhã (11/08). Segundo o parlamentar, a petista virá ao Estado para inaugurar, junto com o governador Cid Gomes, a partir das 10h, a correia transportadora do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.


"A estrutura acarreta praticidade operacional, modernidade e altas taxas no transporte de granéis sólidos e, efetivamente, um potencial acréscimo nas infraestruturas e equipamentos", disse. O líder governista informou que o Legislativo Estadual será representado na inauguração pelo seu presidente, deputado Roberto Cláudio (PSB).

Outra pauta no encontro com Dilma Rousseff, de acordo com Antonio Carlos, será o debate a respeito da questão tributária do País. Segundo ele, uma reunião com os governadores brasileiros foi realizada na última terça-feira (09/08). "Cid Gomes sugeriu, durante o encontro, alguns temas que são fundamentais para a política fiscal dos estados", informou.

Alguns dos pontos colocados, conforme Antonio Carlos, são o indexador da dívida e a distribuição dos royalties do pré-sal. “Ninguém quer tirar nada de nenhum estado, nós queremos que os royalties sejam repartidos, levando em conta as desigualdades enormes que existem no País”, enfatizou o líder.

Antonio Carlos também se referiu às denúncias envolvendo a construção de kits sanitários para famílias carentes do Ceará. “A gente não pode, por causa de um erro, deixar de tirar o mérito”, comentou.

Finalizando, Antonio Carlos citou matéria da revista Isto É desta semana, que trata das ações realizadas em Fortaleza. “Traz os fatos de como vem sendo tratada uma cidade grande, complexa, com um apartheid social inegável”, frisou o petista.

RW/LF

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
e-Mail: agencia@al.ce.gov.br
Twitter: @Assembleia_CE

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

TRE confirma vaga para Professor Pinheiro



O Tribunal Regional Eleitoral encerrou, nesta tarde de quinta-feira, 11, a recontagem dos votos do último pleito de 2010, atendendo a uma representação formulada pelo Professor Pinheiro, que é o secretário estadual da Cultura.

Os novos números dão a titularidade da cadeira de deputado estadual ao Professor Pinheiro, cuja coligação ficou com 21 deputados, e deixa o deputado Stanley Leão fora da suplência.

Blog do Eliomar

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/politica/2011/08/11/noticiacolunapolitica,2278586/tre-confirma-vaga-para-professor-pinheiro.shtml

Assembleia comemora 5 anos da Lei Maria da Penha nesta quinta

Por solicitação do deputado estadual Dedé Teixeira, a Assembleia Legislativa do Ceará realiza nesta quinta-feira (11.08) às 15 horas, sessão solene em comemoração aos cinco anos da Lei 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha


A sessão solene será realizada em parceria com a Associação de Parentes e Amigos de Vítimas da Violência (Apavv).

A lei número 11.340 decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em 7 de agosto de 2006, promoveu, entre várias mudanças, o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar. A lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006, e já no dia seguinte o primeiro agressor foi preso, no Rio de Janeiro, após tentar estrangular a ex-esposa.

Em sua introdução, o texto da Lei Maria da Penha diz: “Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências”.

A Lei que protege as mulheres contra a violência recebeu o nome de Maria da Penha em homenagem à farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes. Com muita dedicação e senso de justiça, ela mostrou para a sociedade a importância de se proteger a mulher da violência sofrida no ambiente mais inesperado, seu próprio lar, e advinda do alvo menos previsto, seu companheiro, marido ou namorado.

Em 1983, Maria da Penha recebeu um tiro do marido, Marco Antônio Heredia Viveiros, professor universitário, enquanto dormia. Como seqüela, perdeu os movimentos das pernas e se viu presa em uma cadeira de rodas. O marido tentou acobertar o crime, afirmando que o disparo havia sido cometido por um ladrão.

Após um longo período no hospital, a farmacêutica retornou para casa, onde mais sofrimento lhe aguardava. Seu marido a manteve presa dentro de casa, iniciando-se uma série de agressões. Por fim, uma nova tentativa de assassinato, desta vez por eletrocução que a levou a buscar ajuda da família. Com uma autorização judicial, conseguiu deixar a casa em companhia das três filhas. Maria da Penha ficou paraplégica.

No ano seguinte, em 1984, Maria da Penha iniciou uma longa jornada em busca de justiça e segurança. Sete anos depois, seu marido foi a júri, sendo condenado a 15 anos de prisão. A defesa apelou da sentença e, no ano seguinte, a condenação foi anulada. Um novo julgamento foi realizado em 1996 e uma condenação de 10 anos foi-lhe aplicada. Porém, o marido de Maria da Penha apenas ficou preso por dois anos, em regime fechado.

Em razão deste fato, o Centro pela Justiça pelo Direito Internacional (CEJIL) e o Comitê Latino-Americano de Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM), juntamente com a vítima Maria da Penha, formalizaram uma denúncia à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), Órgão Internacional responsável pelo arquivamento de comunicações decorrentes de violação de acordos internacionais.

Paralelamente, iniciou-se um longo processo de discussão através de proposta elaborada por um Consórcio de ONGs (ADVOCACY, AGENDE, CEPIA, CFEMEA, CLADEM/IPÊ e THEMIS). Assim, a repercussão do caso foi elevada a nível internacional. Após reformulação efetuada por meio de um grupo de trabalho interministerial, coordenado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal, a proposta foi encaminhada para o Congresso Nacional.

Transformada a proposta em Projeto de Lei, realizaram-se durante o ano de 2005 inúmeras audiências públicas em Assembléias Legislativas das cinco Regiões do País, contando com a intensa participação de entidades da sociedade civil.

O resultando foi a confecção de um “substitutivo” acordado entre a relatoria do projeto, o Consórcio das ONGs e o Executivo Federal, que resultou na sua aprovação no Congresso Nacional, por unanimidade.

Dilma inaugura ampliação


As obras de terraplenagem da Companhia Siderúrgica do Pecém, iniciadas em junho, recebem a visita da presidente e do governador Cid Gomes

As obras de construção da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), iniciadas desde 1º de junho deste ano, serão visitadas, às 10h30min pela presidente Dilma Rousseff. Ela, juntamente com o governador Cid Gomes, acompanhará a terraplenagem da área destinada à CSP e a entrega das obras da área estadual da Correia Transportadora e do Terminal de Múltiplas Utilidades (Tmut) do Porto do Pecem.


Durante a solenidade, a presidente conhecerá a área de terraplenagem da siderúrgica, a Correia Transportadora e oficializará a entrega do Tmut, que foi ampliado, com investimento de R$ 414 milhões.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Roberto Macedo, que estará presente à solenidade, essas obras inauguram “uma nova fase para a indústria do Ceará”. “É algo sem precedentes em nosso Estado, pois haverá grandes oportunidades para os empresários cearenses, nesse processo de implantação”, acrescenta. Roberto diz que a Fiec tem se esforçado para que as indústrias cearenses invistam numa produção de nível internacional e se preparem para elevar a concorrência no mercado externo. Outro tipo de oportunidade citada por ele tem relação com os investimentos que deverão ser atraídos, na área do Pecém, por conta da siderúrgica, como montadoras de automóveis e indústrias da chamada linha branca, como fogões e geladeiras.

O presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Ceará (Simec), Ricard Pereira, destaca também a importância do trabalho de mapeamento dos fornecedores, que está sendo feito pela CSP, nesse primeiro momento. Segundo Ricard, a intenção da siderúrgica é contar com o máximo possível de fornecedores locais, que deverão ser capacitados pela CSP.

“Sabemos que a construção de uma siderúrgica é algo muito complexo, mas há produtos acessórios que podem ser supridos por empresas daqui, como a construção de galpões e a fabricação de tubulações”, argumenta. A expectativa do Governo é de as três obras impulsionem o crescimento econômico cearense e a geração de empregos no Estado.


O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A presidente Dilma Rousseff visita, hoje, três obras do Porto do Pecém – siderúrgica, correia transportadora e o terminal de múltiplas utilidades. O início das operações da siderúrgica está previsto para 2015.


SAIBA MAIS

Correia Transportadora

Os seis quilômetros da correia transportadora correspondem à parte do Estado de levar minério de forma rápida, além de evitar riscos ao meio ambiente com o transporte aberto por caminhões. Por ser fechada, impede que partículas de pó espalhem pelo meio ambiente. O minério passa por três torres de transferência, sendo a última instalada na junção da CE-422 e que possibilita a entrega de granéis sólidos às empresas usuárias destes produtos, como a termelétrica. Gerou 300 postos de trabalho com investimentos de R$ 156,3 milhões

Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP)

Junto com a refinaria Premium II, corresponde aos projetos estruturantes que o Governo do Estado vem atraindo para impulsionar a economia do Ceará. Quando uma refinaria ou siderúrgica se instalam, uma série de indústrias se alocam perto, visando à proximidade com fontes fornecedoras de matérias prima, como placas de aço, por exemplo. A CSP é uma parceria entre a mineradora Vale (Brasil), a Dongkuk Steel Mill e a Posco, que asseguraram parte da compra da produção usina siderúrgica. A expectativa é gerar 15 mil empregos diretos na construção. O início das operações é previsto para 2015.

Terminal de Múltiplas Utilidades

A construção de dois berços de atracação, a ampliação do quebra-mar e o prolongamento da ponte constituem a primeira fase de uma série de três grandes blocos de obras previstas para aumentar a capacidade de movimentação de contêineres e possibilitar a vinda de projetos estruturantes ao Estado, como a siderúrgica, a refinaria premium II e os produtos da transnordestina.

Bruno Stéfano
bruno@opovo.com.br

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2011/08/11/noticiaeconomiajornal,2278241/dilma-inaugura-ampliacao.shtml

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Ronivaldo Maia destaca indicadores da gestão municipal publicados em reportagem da revista IstoÉ

O líder do governo na Câmara Municipal, vereador Ronivaldo Maia, destacou em plenário, nesta terça-feira (09.08), reportagem da revista IstoÉ, uma das mais importantes publicações semanais do país, que aponta indicadores positivos da administração petista


"A revista resgata todo o processo por qual Luizianne Lins passou para ser eleita e reeleita prefeita e, acima de tudo, administrar a quinta maior cidade do país, desafiando uma série de interesses dos mais variados setores da política local e nacional. Estamos vivendo um momento em que a campanha eleitoral parece ter sido antecipada, com a imprensa divulgando regularmente os prováveis candidatos à sucessão de Luizianne”, acrescentou.

Para Ronivaldo, a IstoÉ “foi muito feliz ao afirmar que (entre aspas) “a profusão de pré-candidatos em Fortaleza” está diretamente ligada ao bom momento que vive a administração municipal.”. Utilizando o texto da própria revista, ele ressaltou a série de indicadores positivos que refletem as iniciativas da gestão da prefeita Luizianne Lins. “São expressivos indicadores de desenvolvimento sociais e econômicos”.

Com quase 2,5 milhões de habitantes, a revista mostrou que Fortaleza foi a capital nordestina que mais reduziu a pobreza em sua periferia, entre 2001 e 2008, segundo pesquisa do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPS/FGV). Ou seja, a renda média dos moradores da periferia aumentou 52,25%, passando de R$ 204,34 para R$ 311,11, crescimento cinco vezes maior do que o registrado em Salvador ou São Paulo.

“A revista cita mais uma série de indicadores que não há como contestar, nem que a oposição se esforce muito”, disse o líder. Os investimentos da prefeitura em 2010 renderam ao município o posto mais alto do ranking das capitais do Norte e do Nordeste na geração de empregos formais e a quarta colocação entre as cidade brasileiras, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego.

“Outro dado importantíssimo: a gestão de Luizianne reduziu em 52% a mortalidade infantil – crianças mortas antes de completar um ano de vida. Em 2004, morriam 21,2 crianças por 100 mil nascidos e no último ano esse número despencou para 12”, salientou o vereador. Ainda segundo a reportagem, Ronivaldo observou que para complementar o saldo positivo da administração, Fortaleza é a terceira maior rede pública municipal de educação, com 240 mil alunos matriculados, só perdendo para São Paulo e Belo Horizonte.

Greve de Professores

Após marcha pelas ruas de Quixadá categoria discute estratégias do movimento




Quixadá > Professores da rede pública de ensino estadual se reúnem nesta manhã para discutirem as estratégias de mobilização nos municípios da região Centro do Estado. Conforme lideranças do movimento, apesar da adesão de 100% da categoria na cidade de Quixadá, pretendem reforçar a paralisação nos demais municípios do Sertão Central. O encontro está marcado para esta manhã na Faculdade de Educação de Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc). Os trabalhos serão coordenados pela presidência da Associação dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc).

Contando com o apoio de estudantes, os educadores do Estado saíram às ruas de Quixadá na manhã desta terça-feira,9. “Professor na rua, a culpa é sua, governador !”. O grito de guerra recebeu o apoio de quem assistia a manifestação. Quando cruzaram o prédio da prefeitura os manifestantes receberam aplausos. A dona-de-casa Maria Lúcia era uma delas. Apesar de prejudicar os estudos de dois filhos, considera as reivindicações justas. Para ela, um absurdo, os políticos encherem os bolsos de dinheiro enquanto quem forma o alicerce da sociedade recebe uma miséria.

Apesar do apoio, muitos professores alegam estarem sendo intimidados e perseguidos. Temem transferência para unidades de ensino distantes de seus domicílios. Pediram para não ter seus nomes revelados. “Recebemos o quinto pior salário do nosso país. Temos o melhor resultado do IDEB no Nordeste. É uma prova do nosso esforço e da nossa competência na sala de aula. Queremos apenas o reconhecimento disso, mas no nosso bolso”, desabafou a professora com mais de 15 anos dedicados ao magistério. Ela agradece a solidariedade da sociedade.

Fonte: http://blogs.diariodonordeste.com.br/sertaocentral/politica/greve-de-professores-2/

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

MODELO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA‏

Às vésperas de o PT decidir se acaba ou não com as prévias, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, mostra como a democracia partidária pode trazer resultados positivos


                                                   Alan Rodrigues, na IstoÉ



INVESTIMENTO
 Recursos públicos aqueceram a economia de Fortaleza
e a renda média da população cresceu mais de 50%



A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, sempre gostou de uma boa briga. Seu embate mais célebre foi travado com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que queria porque queria impedir que ela se candidatasse a prefeita da capital do Ceará no agora distante ano de 2004. Às vésperas da eleição municipal daquele ano, Lula, José Genoino, José Dirceu e a maioria da cúpula petista tentaram intervir no diretório local para que o partido não lançasse candidatura própria. Na época, os “chefões do PT” pretendiam empurrar goela abaixo do partido como candidato ideal o nome do senador Inácio Arruda, do PCdoB. Lula perdeu. Os militantes optaram pela candidatura da petista e, mesmo sem o apoio do presidente da República, Luizianne venceu as eleições. “Eu era a patinha feia da história”, diverte-se hoje a prefeita, que há muito fez as pazes com Lula e boa parte da cúpula petista.

Agora, às vésperas do fim de seu segundo mandato como prefeita de Fortaleza, Luizianne se prepara para um novo embate com Lula. O tema, mais uma vez, envolve o poder de decisão dos diretórios em tempos de eleição. O ex-presidente, assim como parte importante dos caciques petistas, quer acabar com as prévias para a escolha de candidatos, pondo fim a uma tradição democrática do PT. Luizianne vai para o congresso nacional do PT, no início de setembro, decidida a lutar contra a proposta. E levará como armas principais para essa briga a sua própria história e o que vem ocorrendo neste momento no diretório municipal do PT de Fortaleza. Lá, mais de um ano antes das eleições, 13 petistas não esperaram a decisão do congresso nacional do partido e lançaram suas pré-candidaturas à sucessão de Luizianne.

A profusão de pré-candidatos em Fortaleza está diretamente ligada ao bom momento que vive a administração municipal. A cada ano, a gestão da prefeita Luizianne coleciona o aumento de expressivos indicadores de desenvolvimento sociais e econômicos. Dona da quinta maior população entre as capitais do País, com quase 2,5 milhões de habitantes, Fortaleza foi a capital nordestina que mais reduziu a pobreza em sua periferia, entre 2001 e 2008, segundo pesquisa do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPS/FGV). Traduzindo, a renda média dos moradores da periferia da capital cearense aumentou 52,25%, passando de R$ 204,34 para R$ 311,11, um crescimento cinco vezes maior do que o registrado em Salvador ou São Paulo. “Os números revelam uma maior inserção da população no mercado formal de trabalho, consequência de uma política educacional em conjunto com um resultado macroeconômico mais equilibrado”, avalia o economista Mercelo Neri, autor do estudo.

Desde que assumiu a prefeitura, Luizianne tem dado uma atenção especial às populações mais carentes, o que lhe tem rendido duras críticas. “A classe média odeia a prefeita, mas os pobres da cidade representam quase 70% do município”, afirma o cientista político Francisco Moreira, da Universidade de Fortaleza (Unifor). “O importante é que aumentamos em muito nossa receita, sem aumentar impostos, e estamos conseguindo investir na cidade”, diz Luizianne. Os investimentos da prefeitura em 2010 renderam ao município o posto mais alto do ranking das capitais do Norte e do Nordeste na geração de empregos formais e a quarta colocação entre as cidade brasileiras, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. Pelos dados do MTE, a capital cearense abriu 54.669 novos postos de trabalho com carteira assinada, superando Salvador (BA), com 37.786, e quase o dobro de João Pessoa (PB), que contabilizou 28.112 novas vagas de emprego no último ano. “Programas sociais, alinhados a uma política de mão de obra formal, geram uma capacidade de compra que movimenta toda uma economia”, explica o economista Roberto Smith, ex-presidente do Banco do Nordeste (BNB).

Segundo os números da prefeitura, nos sete anos à frente do governo, a gestão de Luizianne reduziu em 52% a mortalidade infantil – crianças mortas antes de completar um ano de vida. Em 2004, morriam 21,2 crianças por 100 mil nascidos e no último ano esse número despencou para 12. Para complementar o saldo positivo da administração, Fortaleza é a terceira maior rede pública municipal de educação, com 240 mil alunos matriculados, só perdendo para São Paulo e Belo Horizonte. Agora resta saber se todos esses números ajudarão Luizianne na batalha que ela vai voltar a travar com a cúpula do PT.



Fonte: Revista Isto É

domingo, 7 de agosto de 2011

Comunidades da Área Pastoral de Araturi participam da 15ª Romaria da Terra em Itapipoca 2011

Domingo, dia 7, a cidade de Itapipoca estará recebendo, com grande entusiasmo, os romeiros e romeiras da 15ª Romaria da Terra do Ceará, organizada pela Comissão Pastoral da Terra e Diocese de Itapipoca.


A Romaria da Terra é um grande encontro de irmãos e irmãs para celebrar a vida e a luta dos camponeses e camponesas, de anunciar as práticas alternativas construídas coletivamente nas comunidades e denunciar as injustiças contra o campesinato, que geram inúmeros conflitos no campo.

Todas as Dioceses do Ceará estão se organizando para participar da Romaria, ao mesmo tempo que colaboram na preparação da mesma, pois a Romaria se inicia desde às comunidades, quando comunitariamente e cada romeiro/a em particular, vão providenciando o necessário para a Romaria, se reunindo para rezar a partir dos encontros de preparação, refletindo sobre seus problemas e buscando juntos as soluções, refletindo sobre as motivações em participar da Romaria da Terra.

É importante lembrar que a Romaria da Terra não é da CPT ou da diocese anfitriã, mas é um evento da Igreja do Ceará. Exemplo disso é a organização e participação de comunidades que não são acompanhadas pela CPT, mas identificam nos temas da Romaria e no próprio momento suas realidades, sonhos e esperanças. Muitas outras organizações não religiosas também participam intensamente da Romaria, como os movimentos sociais, pois encontram aí um espaço de unificação e fortalecimento das lutas camponesas, debate sobre os problemas que afetam as comunidades que acompanham e momento privilegiado para dar visibilidade aos processos de transformação social.

A CPT elaborou um subsídio de preparação da Romaria com textos de reflexão a partir dos três eixos da CPT: TERRA: A desconcentração da Terra promove autonomia e sustentabilidade; ÁGUA: Defesa das Águas e da Vida; DIREITOS: Sementes de vida regadas a sangue. Comunidades em todo o Ceará estão realizando estes três encontros e discutindo estes temas, que serão aprofundados no dia da Romaria, em três tendas, a partir das contribuições dos romeiros e romeiras da Terra.

As Tendas estão programadas de maneira que possam dar voz aos camponeses e camponesas, numa troca de experiência dos projetos que vivenciam nas diversas comunidades, bem como de denúncia dos impactos negativos que sofrem pela implantação irresponsável e desrespeitosa dos direitos humanos dos megraprojetos do agrohidronegócio, das obras de infraestrutura e da concentração da Terra e da Água em todo o Estado. As Tendas estão nomeadas pelos eixos da CPT e os climas do município de Itapipoca, ou seja: Terra/Sertão, Água/Litoral e Direitos/Serra.

Este ano, quando a CPT comemora a realização de 15 Romarias da Terra, queremos fazer memória da vida e da luta dos mártires da Terra e da caminhada em nosso Estado, homens e mulheres do campo, que se tornaram sementes de libertação ao terem seu sangue derramado brutalmente, regando este chão sagrado. O tema escolhido é: No Testemunho dos Mártires: Terra, Água e Dignidade. Reafirmamos que eles/as continuam presentes em nossa vida e em nossas lutas. Eis seus nomes:

O termo Romaria da Terra é carregado de significados. Romaria é um termo especificamente religioso, que expressa a caminhada do povo de Deus para um lugar sagrado, ou seja, um Santuário. Desde os tempos da Bíblia, o povo de Deus é um povo romeiro (cf. Ex 3-18), que segue, guiado por Deus, em direção à Terra Prometida, “... uma terra fértil e espaçosa, terra onde corre leite e mel..” (Ex 3, 8). A Terra também é Santuário, lugar sagrado. Os povos indígenas e afro, os camponeses e camponesas nos ensinam concretamente como valorizar a sacralidade da Terra.

O livro do Êxodo, que significa saída, ao narrar a libertação do povo hebreu escravo no Egito, nos reporta a um outro significado muito importante da Romaria da Terra: romeiros e romeiras da Terra são aqueles homens e mulheres que lutam por sua libertação dos sistemas de opressão e pela libertação da Terra, para que esteja disponível à quem dela precisa, quer trabalhar e cuidar com responsabilidade. O povo de Deus era escravo no Egito, exilado de sua própria Terra, quando Deus chamou Moisés para libertá-lo. Romeiros e romeiras da Terra é gente simples, que vive em situação de escravidão pelo fato de estarem presos aos regimes patronais ou mesmo vivendo em favelas nas grandes cidades, sem as mínimas condições de vida digna, pelo fato de não terem a própria Terra para viverem e produzirem de acordo com seus costumes e valores.

Nesse contexto, tão antigo e tão atual, as Romarias da Terra se apresentam como espaço de resistência popular camponesa. Apesar do sofrimento, uma forte característica dos camponeses e camponesas é o seguimento firme na luta, confiante em Deus Libertador dos pobres e oprimidos. Os romeiros e romeiras que se dirigem aos Santuários tradicionais, para levar seus ex-votos e fazer seus pedidos, o fazem pela fé, na esperança de que a vida possa melhorar.

Dessa maneira, aqueles que participam das Romarias da Terra, que fazem o mesmo caminho dos romeiros e romeiras das Romarias tradicionais, seguem acreditando que Deus fortalece a luta pela Terra e os conduzirá a uma vitória final, à Terra prometida, onde corre o leite e o mel, frutos do trabalho dos camponeses e camponesas.

Vamos à Itapipoca! Este é o convite que ressoa pelos rincões do Ceará. Itapipoca se prepara com grande alegria, de braços abertos, de coração pulsando forte, para acolher os romeiros e romeiras da 15ª Romaria da Terra do Ceará. Thiago Valentim CPT CE

Pela primeira vez as comunidades da Área Pastoral de Araturi, Parque Albano, São Miguel, Parque Boa Vista e Araturi participam a Romaria da Terra em Itapipoca. Saíram 4 ônibus levando nossos romeiros em clima de fé e luta pela terra.

sábado, 6 de agosto de 2011

Festividades da Padroeira de Caucaia

Será realizada, de 5 a 15 de agosto, a Festa da Padroeira 2011, organizada pela Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres. O Governo Municipal de Caucaia apóia o evento e estará com estandes das secretarias, mostrando as ações da administração municipal. A programação das festividades conta com novenas, missas, leilão, shows, diversão para crianças e adultos.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Carta a Sociedade Cearense

O porquê da greve dos professores


O Sindicato APEOC provou com dados incontestáveis que o professor cearense na escola pública percebe o 5º pior salário do país e o 4º da Região Nordeste. Por outro lado, o IDEB classifica o ensino na rede pública do Ceará como o melhor do Nordeste. Comprovando com isto que, apesar do baixo salário, o professor cearense é um excelente educador.

Indiferente a essa realidade, o governador Cid Gomes argüiu inconstitucionalidade da Lei do Piso. Derrotado no Supremo Tribunal Federal rompeu abruptamente com o processo de negociação e decidiu enviar à Assembleia Legislativa Projeto de Lei excluindo 80% dos professores efetivos de qualquer reajuste e com isto destrói a carreira funcional no Magistério da Educação Básica. Altera, reduz e extingui conquistas dos professores, a exemplo das gratificações de regência de classe, especialização, mestrado e doutorado, além da progressão horizontal. Ainda escalona em ordem decrescente o percentual das diferenças entre nível, bem como desestimula a capacitação profissional.

Para os trabalhadores a greve seria última opção, e, em respeito à legislação vigente, o Sindicato APEOC cumpriu todas as exigências, até de comunicar aos Poderes Constituídos a decisão de greve tomada em Assembleia, dia 1º de agosto de 2011, no Ginásio Paulo Sarasate, e, efetiva paralisação após 72 horas, sexta-feira, 05 de agosto, em todas as escolas estaduais, CAPITAL E INTERIOR.

Com cristalina transparência, o Sindicato APEOC esclarece à sociedade que o único RESPONSAVEL PELA GREVE dos professores É O GOVERNADOR CID GOMES. A greve é uma resposta a sua insensibilidade para com a educação.

Diante do exposto e em nome dos professores, profissionalmente humilhados, traídos e em via de hediondo massacre aos valores de uma categoria com relevantes serviços prestados à educação, o Sindicato APEOC conclama necessidade de apoio da sociedade cearense nesta luta que deve ser todos, país de famílias e dos que trabalham e estudam na escola pública.

Sindicato APEOC - QUEM EDUCA TAMBEM LUTA

Fonte: http://www.apeoc.org.br/greve-paralisacao/3501-carta-a-sociedade-cearense.html

Professores da rede estadual entram em greve

A partir de hoje, os professores da rede estadual entram em greve, por tempo indeterminado. A decisão foi efetivada após o cancelamento de reunião entre representantes do Sindicato dos Professores do Ceará (Apeoc), a secretária da Educação, Izolda Cela (PT), e representantes das secretarias da Fazenda e do Planejamento e Gestão, que deveria ter ocorrido na quarta-feira.


No encontro, alternativas para evitar que a greve fosse mantida pela categoria deveriam ser discutidas. Os docentes decidiram pela paralisação em assembleia geral, no Ginásio Paulo Sarasate, na segunda-feira. Eles recusam a proposta de reajuste salarial apresentada pelo governador Cid Gomes (PSB).

Contudo, segundo o secretário jurídico da Apeoc, Sérgio Bezerra, a decisão pela paralisação levou o Governo do Estado a suspender as negociações com o sindicato. “Decidimos pela greve em assembleia. Por isso, eles suspenderam qualquer tipo de diálogo com a gente. Assim, a greve está declarada, em todos os 184 municípios do Estado do Ceará”.

Na última terça-feira, a secretária Izolda Cela afirmou ao O POVO que, de sua parte, a reunião estava mantida para o dia seguinte. Ontem, por meio de nota, a Seduc informou que as negociações foram encerradas pela Apeoc, com a deflagração da greve. A Seduc informou ainda que mantém a expectativa de que a categoria possa analisar a proposta do Governo. (Thiago Paiva)

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2011/08/05/noticiapoliticajornal,2275873/professores-da-rede-estadual-entram-em-greve.shtml

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Festa dos Anos 60 no Parque Albano, dia 13/08



A comunidade do Parque Albano, em Caucaia, em sua 3ª edição realizará a Festa dos Anos 60 em Homenagem aos Pais no dia 13 de agosto de 2011, na Rua Ubajara, 2228 próximo a Subestação da Coelce da Jurema. O evento é uma realização da Igreja de São Francisco e apoio da FUNJOPP. Haverá um prêmio para o casal melhor caracterizado. A atração principal será Gilberto Jr. e Banda que toca especialmente músicas dos anos 60, 70 e 80. As vendas de mesas antecipadas estão sendo feitas através do 86362927 ou 32371157.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

PREFEITURA DE MARACANAÚ LANCA EDITAL PARA CONCURSO PÚBLICO


Salário-base varia de R$ 550,05 a R$ 2.948,66 por mês, dependendo do cargo. Inscrições estarão abertas até 9 de setembro de 2011

A Prefeitura de Maracanaú abriu concurso público para o preenchimento de 856 vagas em 77 diferentes cargos efetivos de nível fundamental, médio e superior, com salário-base que varia de R$ 550,05 a R$ 2.948,66 por mês. As inscrições estarão abertas de 1º de agosto a 9 de setembro de 2011, somente via internet, no endereço eletrônico www.promunicipio.com. A taxa de inscrição é de R$ 80 para os cargos de níveis fundamental e médio e de R$ 140 para os de nível superior, podendo ser paga até 23 de setembro de 2011. O Edital 01\2011, de 29 de julho de 2011, que traz o regulamento do Concurso com as vagas, atribuições dos cargos, conteúdos programáticos, datas, recursos, pedidos de isenção da taxa de inscrição e outros detalhes, pode ser acessado no Portal da Prefeitura de Maracanaú – www.maracanau.ce.gov.br, por meio do link Concursos, e também no site www.promunicipio.com. Também serão publicados nesses dois endereços eletrônicos os demais avisos, convocações e resultados, devendo o candidato estar atento aos prazos. O Concurso tem validade de dois anos, a partir da data de homologação, prorrogável por mais dois anos. Outras informações pelo telefone (85) 3224.8716, do Pró-Município, ou no Centro de Treinamento da Secretaria de Educação do Município, localizado no Sesi da Pajuçara, na Avenida Senador Virgílio Távora, 1103, no Distrito Industrial, em Maracanaú.

VAGAS – Para os cargos de nível fundamental há oportunidades para Agente de Controle de Zoonoses (3) e Auxiliar de Saúde Bucal (10). Já para nível médio os cargos são de: Fiscal de Higiene (1); Agente Administrativo (50); Agente Fiscalizador de Trânsito e Transporte (5); Auxiliar de Farmácia (15); Auxiliar de Laboratório (6); Educador Social (8); Fiscal de Meio Ambiente (4); Fiscal de Urbanismo (1); Intérprete em Língua Brasileira de Sinais – Libras (15); Instrutor em Língua Brasileira de Sinais – Libras (15); Técnico de Meio Ambiente (5); Técnico em Prótese Dentária (3); Técnico em Saúde Bucal (5); Técnico em Enfermagem (40); Técnico em Edificações (2); Técnico em Laboratório (3); Técnico em Radiologia (5); e Secretário Escolar (60). Para cargos de nível superior as vagas estão assim distribuídas: Administrador (3); Advogado (4); Agrônomo (1); Arquiteto (2); Assistente Social (8); Auditor Fiscal de Controle Urbano (5); Biólogo (1); Bioquímico (2); Contador (1); Economista (1); Economista Doméstico (1); Educador Físico (1); Enfermeiro (5); Engenheiro Ambiental (1); Engenheiro de Alimentos (1); Engenheiro Civil (5); Engenheiro Eletricista (2); Farmacêutico (1); Fiscal Sanitário (4); Geógrafo (1); Geólogo (1); Médico – em diversas especialidades (30); Médico Veterinário (1); Nutricionista (3); Psicólogo (7); Químico (1); Sociólogo (1); Pedagogo (6); e Professor em Educação Básica – em diversas habilitações (500). Do total de 856 vagas, 5% serão destinadas às pessoas com deficiências físicas, conforme o Anexo III do Edital do Concurso e nos termos da Lei Municipal 1.684, de 3 de junho de 2011.

PROVAS - As provas para os cargos de nível fundamental e médio serão realizadas no dia 30 de outubro de 2011, compreendendo: a) Conhecimentos Básicos – 20 questões, sendo: 10 questões de Língua Portuguesa, 5 questões de Raciocínio Lógico, 5 questões de Conhecimento Gerais (atualidades); b) Conhecimentos Específicos – 30 questões. Já as provas para os cargos de nível superior acontecerão no dia 6 de novembro de 2011, compreendendo: a) Conhecimentos Básicos – 20 questões, sendo: 10 questões de Língua Portuguesa e 10 questões de Conhecimento Gerais (atualidades); b) Conhecimentos Específicos – 30 questões. Também haverá Prova de Títulos para as vagas de nível superior.

Ranking salarial do Magistério no Brasil - TVDiario 20-07-2011

Circuito Estadual - Caucaia do Skate

Skatistas cearenses voltam a se reunir no
município de Sobral nos dias 1º e 2 de setembro para a quinta etapa

FOTO: NATINHO RODRIGUES












Cheio de surpresas no pódio, 4ª etapa do Cearense de Skate deixa em aberto a disputa da liderança do ranking local


O município de Caucaia foi palco, neste fim de semana, da 4ª Etapa do Circuito Cearense Skate 2011. Os principais astros e estrelas de todas as gerações do skate cearense compareceram ao evento, que foi marcado pelas manobras radicais dos atletas e pela vibração do grande público que compareceu para prestigiar o evento e se despedir das férias do mês de julho.

No sábado, o destaque ficou para a nova geração do esporte cearense. A primeira categoria a entrar em cena foi a Mirim. A garotada levantou a torcida e quem se deu melhor foi o atleta Yago Juan, que impressionou os árbitros com uma volta perfeita, acertando todas as manobras para faturar a etapa e consolidar seu nome na liderança do ranking da categoria.

Depois foi a vez das meninas mostrarem suas manobras para o público e os juízes. A grande surpresa ficou por conta da atuação irregular da sobralense Edilândia Pepêta, estrela da categoria Feminino 1. Ela, que venceu as três etapas anteriores, não conseguiu se encontrar e terminou a etapa na quarta colocação. Contudo, a vitória continuou nas mãos de uma atleta de Sobral. Dessa vez quem subiu no lugar mais alto do pódio foi Cidiane Rodrigues. Na Feminino 2 quem fez a festa da torcida local foi a atleta representante de Caucaia, Rayana Lopes. Com uma atuação irretocável, Rayana venceu pela terceira vez em quatro etapas e segue isolada na liderança do circuito.

Mais destaques

Na categoria Amador 2, os aspirantes a astros do certame fizeram bonito. O alto nível das manobras exigiu muito dos árbitros já que o equilíbrio dos atletas foi a tônica dessa categoria. E quem comemorou o título da etapa foi o atleta Raianderson.

No domingo, quem abriu a competição foi a categoria Master. Os veteranos do skate alencarino andaram muito. O grande campeão foi o atleta Ferbson Brito, que conseguiu quebrar a sequência de vitórias do atleta Ronaldo Tucano, que havia vencido todas as etapas anteriores.

A última categoria do evento a entrar na pista foi a Amador 1. E quem faturou a vitória na mais importante categoria do evento foi o campeão cearense de 2009 Anderson Resende, que não poupou seus adversários. Agora, o circuito do skate cearense volta a se reunir no município de Sobral entre os dias 1 e 2 de setembro, para a sua 5ª etapa.