O deputado federal Eudes Xavier participou, no último sábado (27.08), da abertura da III Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres com o tema “Pelo fim da pobreza e da miséria: por mais autonomia para a vida das mulheres”
O evento reuniu centenas de mulheres e contou com a presença de parlamentares e representantes da sociedade civil, como a farmacêutica cearense Maria da Penha, que inspirou a lei homônima de combate à violência contra a mulher. Estiveram presentes ainda militantes da Marcha Mundial de Mulheres e da União Brasileira de Mulheres.
Durante a cerimônia de abertura, a secretária municipal de políticas para as mulheres, Raquel Viana, destacou os avanços da gestão municipal no que diz respeito às ações direcionadas ao público feminino.
Entre os exemplos estão a criação da Casa Abrigo, que atende mulheres que sofrem violência doméstica e correm risco de morte; o núcleo criado em alguns hospitais da capital para as mulheres que sofrem violência sexual; a titularidade preferencial às mulheres que se inscrevem nos programas de habitação; e a geração de trabalho e renda, como é o caso do programa Cozinha Popular.
A secretária Raquel Viana falou ainda sobre o Hospital da Mulher, que será referência regional e deve respeitar os “direitos humanos, sexuais e reprodutivos das mulheres da adolescência à terceira idade”.
Já a representante da União Brasileira de Mulheres, Nágela Drumond, ressaltou a autonomia feminina e a necessidade de garantir políticas voltadas às mulheres. “Não conseguimos dividir o trabalho de reprodução sexual nem com o Estado nem com os companheiros. É necessário implementar políticas públicas para as mulheres, especialmente as da classe trabalhadora”, opinou.
A subsecretária de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, Tatau Goldinho, explicou quão relevante é a conferência de mulheres para fazer um diálogo entre o governo e a sociedade. Em sua fala, a secretária reafirmou a obrigação de o Estado continuar avançando nas políticas públicas direcionadas às mulheres e lembrou que, a cada 10 crianças, apenas duas têm acesso à creche pré-escola, dado esse que afeta tanto a vida das mulheres como a educação de seus filhos. Segundo Tatau, é preciso mudar efetivamente o cotidiano das mulheres.
Saiba Mais
A cidade de Fortaleza contou com três pré-conferências voltadas para mulheres da sociedade civil e um encontro que reuniu representantes das diversas secretarias e órgãos que compõem o poder público municipal. As pré-conferências municipais e as conferências municipais e estaduais antecedem a III Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que será realizada no período de 12 a 15 de dezembro, em Brasília.
Fonte: http://www.ptceara.org.br/noticias/texto.asp?id=4835¤t=INSTITUCIONAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário