domingo, 23 de janeiro de 2011

Política - diretórios estão sem estrutura

   Raimundo Ângelo presidi o PT na capital




Pensando nas eleições de 2012, dirigentes de agremiações na Capital começam a organizar comissões provisórias
 
A estrutura organizacional de vários partidos políticos, em Fortaleza, ainda deixa muito a desejar. Porém, as eleições municipais de 2012 estão apressando os dirigentes regionais a adotarem medidas capazes de fortalecer as legendas para a disputa que se aproxima.

O PSDB, o PHS e o PSOL são algumas das agremiações sem uma estrutura formal (diretório/comissão provisória) em Fortaleza. Outras legendas como o PDT, PMDB, PP, PRB, PV, PCdoB e PT deverão realizar convenções para a renovação do quadro de dirigentes, este ano, ou promover ações que resultem no seu fortalecimento.

O PV, presidido, na Capital, pelo ex-vereador João da Cruz, este ano, já recebeu a filiação do vereador Adail Júnior e, até março, deverá concluir o processo de renovação das comissões municipais. No PSC, o Pastor Neto Nunes está sendo substituído na presidência da comissão provisória municipal por Wellington Sabóia, que está se articulando para montar uma chapa destinada a disputar vagas na Câmara.

Filiados
Os quatro partidos com maior número de filiados em Fortaleza são o PT com 19.683 filiados; o PMDB, com 10.977 filiações; o PSDB, com 9.273 filiados e o PP, com 8.574 filiações, até novembro de 2010, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em sua página na internet. Juntos, eles agregam 48,22% do eleitorado de Fortaleza filiados a partidos políticos.

O PSDB está desestruturado na Capital, pois não conta com diretório nem comissão provisória, mas já está adotando medidas para recompor seus quadros. O PP também deverá passar por um processos de mudanças, inclusive com a realização de convenções municipais em 2010, segundo informações do secretário geral do diretório estadual, Gonzaga Vale.

Comissão
O PMDB está desenvolvendo as ações políticas por meio de uma comissão provisória, presidida pelo vereador Carlos Mesquita. Este ano, o partido deverá realizar convenções para renovar seus dirigentes, mas, em Fortaleza, ainda vai decidir se deve eleger os 13 diretórios zonais e depois o diretório municipal, ou alterar a sua estrutura escolhendo somente o diretório municipal, explica o secretário geral da executiva regional, João Melo.

Dos quatro partidos com mais filiados na Capital, o PT é o único com um diretório organizado, sob a presidência do sindicalista Raimundo Ângelo. No entanto, este ano, a agremiação pretende renovar o seu quadro de dirigentes municipais.

O PHS dissolveu todos os seus diretórios municipais e, em fevereiro, fará uma convenção nacional para alterar os seus estatutos. A partir de então, medidas serão adotadas para tratar de uma nova estrutura.

A direção estadual do PSOL fará uma reunião para definir o um plano de ações para 2011, nos dias 29 e 30 deste mês. Em Fortaleza, o partido não tem diretório nem comissão provisória, mas uma comissão provisória terá de ser organizada em função das eleições, diz o presidente regional, Moésio Mota.

Convenções
Em função das eleições de 2012, outras legendas terão que realizar convenções para renovação dos diretórios, transformação das comissões provisórias em diretórios ou simplesmente renovação das comissões provisórias.

Destes partidos políticos, apenas o PCdoB tem diretório, funcionando os demais por meio de comissões provisórias. Em Fortaleza estas agremiações são presididas por: Luiz Carlos Paes (PCdoB); Papito Oliveira (PDT); Gelson Ferraz (PRB) e Sérgio Bezerra (PSL).


Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=922107

Nenhum comentário:

Postar um comentário