sábado, 13 de julho de 2013

Emancipação do Distrito de Jurema em debate

Mapa do distrito de Jurema de 17km2, criado em 05/03/1990


              Na última sexta-feira, dia 12 de julho de 2013, a Associação do Movimento Emancipalista da Jurema - AMEJ, convidou as autoridades e lideranças da Grande Jurema para apresentar a situação atual sobre o processo de emancipação do distrito, que se realizou no Auditório do CRAS Guadalajara que fica em frente ao campo do remo. Estavam presentes os vereadores Augostinho do PT, Cristina do Diogo, Bené, Carlos Rosa e Sebastião Conrado, além do vice-prefeito Cel. Paulo Guerra, Paulo Gurgel, o ex-vereador Erivaldo, Marmita, Pedrosa (Secretário do Trabalho de Caucaia), Zacarias Júnior (contador), Professor Evando (Presidente do Conselho Tutelar da Jurema) e dirigentes da AMEJ Luiz Farias, Carlos Kté, Paulo Cordeiro, Holanda, Toinho do Chapéu, dentre outras lideranças.
               Luiz Farias fez uma apresentação sobre o processo de emancipação da Jurema com as atuais condições do PLP 416-A/2008. Logo após foi aberto o debate para os presentes. 
              Todos os que falaram defenderam a emancipação da Jurema, mas colocaram alguns pontos que devem ser levados em consideração para não prejudicar a população e os serviços públicos no distrito emancipado.
              O vice-prefeito, Paulo Guerra afirmou que é a favor da emancipação que trará benefícios para a população. 
              Augostinho do PT falou que a emancipação é um processo inevitável para a Jurema, mas destacou que o município de Caucaia tem mais de 1.200 km2 e, pelo atual projeto, Jurema ficaria com 17km2 para uma população de mais de 130 mil habitantes. Disse que ele juntamente com os vereadores da Jurema que somam 6 no total entrarão com Projeto de Lei para aumentar o território da Jurema, ampliando para a BR 020 e outras áreas. Também corroboraram com essa ideia Zacarias Junior que advertiu sobre o desenvolvimento das futuras gerações, o déficit habitacional, a especulação imobiliária e a necessidade da ampliação do território para garantir esse desenvolvimento. Dr. Erivaldo, ex-vereador, também se colocou a favor da emancipação e disse que todo progresso tem seu preço. O vereador Sebastião também se colocou a favor da emancipação, destacando os problemas sociais que Jurema tem como a violência, as drogas, dentre outros e disse que gostaria de ter mais informações para divulgar com seus amigos e eleitores a respeito da emancipação da Jurema.
             Mas algumas lideranças se colocaram contra a ideia de aumentar o território da Jurema como o empresário Paulo Gurgel que disse que Jurema precisa de pessoas e boas ideias e não precisa de território grande para ser grande. Paulo Cordeiro, jornalista e membro da AMEJ, disse que Jurema não precisa de mais território e sim de políticas públicas eficazes de educação, saúde, assistência social que cheguem diretamente a quem precisa.
            No final, como encaminhamento, ficou acertado que seriam marcadas outras reuniões sobre a discussão do processo de emancipação para esclarecer a população e lideranças.

Fonte: Professor Evando

Um comentário:

  1. É lamentável que grande parte dos defensores da emancipação da Jurema descartem a idéia de aumentar a área territorial.

    Terra, ainda e sinonimo de poder.Precisamos de uma área maior para que a juventude da Jurema possa aqui habitar no futuro e desenvolver seus projetos de vida.

    Onde irão habitar os jovens da Jurema? Nos municípios vizinhos? Para onde irão seus netos? Os defensores da emancipação só estão pensando no presente?

    Acredito que a Jurema já nasce morta como cidade, pois não tem para onde crescer, e seus jovens viverão a procura de oportunidades em outras cidades. Com 17km2 e 130mil habitantes, a cidade já nasce inchada de problemas, sobretudo no campo habitacional.

    Quem mais levarão vantagem são os políticos, os comerciantes e os especuladores imobiliários! Ou estou enganado? Por favor, alguém me convença do contrário.

    ResponderExcluir