DATA: 17/10/2011 (SEGUNDA-FEIRA)
HORÁRIO: 10 HORAS
LOCAL: GRÊMIO DE RECREIO E ESTUDOS DE CAUCAIA - GREC (RUA JOSÉ DA ROCHA SALES Nº 100 -CENTRO)
Nesta segunda-feira, 17/10, será empossado o novo Secretário de Educação de Caucaia, Ambrósio Ferreira Lima, que tem a missão de conduzir a secretaria faltando um ano para final desta gestão. Ambrósio tem experiência como gestor público e foi escolhido pelo prefeito Washington Gois para a secretaria.
HORÁRIO: 10 HORAS
LOCAL: GRÊMIO DE RECREIO E ESTUDOS DE CAUCAIA - GREC (RUA JOSÉ DA ROCHA SALES Nº 100 -CENTRO)
Nesta segunda-feira, 17/10, será empossado o novo Secretário de Educação de Caucaia, Ambrósio Ferreira Lima, que tem a missão de conduzir a secretaria faltando um ano para final desta gestão. Ambrósio tem experiência como gestor público e foi escolhido pelo prefeito Washington Gois para a secretaria.
Ambrósio Ferreira Lima é filho de Antonio Ferreira Lima e Adelice Correia Lima, formado em Administração de Empresa, pela Universidade Federal do Ceará, casado com a Farmacêutica Antonia Lima com quem tem três filhas: Andréa Micaelle, Aline Mabel e Anne Maiane. É católico praticante, um apaixonado pela vida, pela solidariedade e fraternidade.
Primeiros Desafios
Ambrosio nasceu na Ponta da Serra em 06.10.52, Distrito do Crato-Ce, primeiro filho de pais agricultores, trabalhou na roça durante 15 anos. Cultivava arroz, algodão, cana-de-açucar, milho e feijão. Foi vaqueiro e motorista de carro de boi. Com doença grave, seu pai ficou internado no Hospital das Clínicas em Fortaleza, durante seis meses, quando o Ambrosio, com apenas 19 anos, teve que cuidar de 12 irmãos e da mãe, além da avó e uma tia. Nesse período, substituiu seu pai na gerência da fazenda, onde morava e manteve no mesmo ritmo as atividades rurais de seu pai. Como agricultor participou ativamente do sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, inclusive disputando a presidência da entidade. Ambrosio fez o terceiro ano primário três vezes, porque não queria parar de estudar e não havia no distrito as séries seguintes e nem seus pais tinham condições financeiras para custear os estudos na cidade de Crato. Concluiu a 8ª série com 21 anos de idade. Foi presidente do Grupo de Jovens da Ponta da Serra, entidade promotora do Festival Regional da Juventude, evento cultural e esportivo que mobilizava a juventude, na semana do carnaval, no atletismo, folclore, teatro e música. No Colégio, foi presidente do Grêmio Estudantil do Ginásio Professor Bizerra de Brito, onde estudou da 4ª a 8ª série.
Primeiro Emprego
Abandonou os estudos fazendo o 2º científico, quando passou no concurso da COELCE e foi trabalhar como Operador de Subestação na cidade de Orós-Ce. Em Orós, permaneceu 03 anos, engajou-se nas pastorais da igreja católica, participando do grupo de jovens da paróquia. Estudou por correspondência e fez o supletivo do 2º grau em Fortaleza, aprovado em todas as matérias da primeira vez. Ensinou Português durante dois anos no colégio da CNEC de Orós. Em sua estada em Orós, Ambrosio leu todos os livros literários da pequena biblioteca pública da cidade, inclusive coleções inteira de Jorge Amado, José de Alencar, Graciliano Ramos, Machado de Assis e Mil e Uma Noites. Estudou muito e conseguiu passar no concurso do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
Funcionário do Banco do Brasil-Catolé do Rocha-Pb
Em janeiro de 1978, Ambrosio assumiu o cargo de escriturário do Banco do Brasil de Catolé do Rocha-Pb. Com menos de dois meses no novo emprego em Catolé do Rocha-Pb, aconteceu a morte de seu pai, deixando 09 filhos menores com a mãe. Diante daquela tragédia, Ambrosio tomou a decisão mais importante de sua vida: alugou uma casa, comprou um fogão e uma geladeira e trouxe para morar em Catolé a mãe e os 09 irmãos pequenos. Foi presidente da AABB e professor no Colégio Dom Vital nas disciplinas de contabilidade bancária, contabilidade comercial e matemática. Em 1980, transferiu-se para o Banco do Brasil de Caucaia-Ce.
A nova terra
Ao chegar em Caucaia, logo assumiu a presidência do Conselho Paroquial, coordenou o Encontro de Casais com Cristo-ECC e fundou o Dízimo da Paróquia de Caucaia. Participou da UJEC-União dos Jovens Estudantes de Caucaia e foi diretor durante 5 anos do Conselho Comunitário do Parque Tabapuá. No Banco do Brasil, foi gerente do FUNDEC-Fundo de Desenvolvimento Comunitário do Banco do Brasil, programa de promoção das comunidades rurais carentes e gerente do Projeto São Vicente em parceria com a SUDENE. Foi presidente do Partido dos Trabalhadores de Caucaia. Vereador pelo Partido dos Trabalhadores de Caucaia, período 2001/2004 e diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará. Ambrosio está aposentado pelo Banco do Brasil desde 2004. Atualmente é empresário do ramo de farmácias, consultor de empresas, educador da Fundação Banco do Brasil e presidente da SUPERPHARMA-Associação de Farmácias e Drogarias do Ceará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário